As crianças passam grande parte de seu tempo na escola. Normalmente, elas ficam sentadas por um período de cinco horas diárias, com pequeno intervalo para lanche, que não ultrapassa 30 minutos.
Será que o fato de ficarem muito tempo assentadas não contribui para que o sedentarismo seja maior entre as crianças que vão à escola? Pensando nisso, uma instituição de ensino nos Estados Unidos resolveu criar uma nova maneira para incentivar aos alunos a prática de exercícios: trocou suas cadeiras convencionais por bicicletas ergométricas.
O resultado do Read and Ride foi satisfatório. No fim do ano, observou-se que as crianças que haviam utilizado a bicicleta ergométrica em seus estudos eram 50% mais competentes na leitura do que aquelas que utilizavam as cadeiras normais; sem contar que as primeiras eram mais estimuladas à prática de atividades físicas que as segundas.
O projeto já foi implantado também em outras escolas, e além das salas de leituras, as bicicletas foram instaladas nas salas de aula, nas quais duas bicicletas ficavam no fundo da sala para os alunos que quisessem pedalar enquanto assistiam às aulas. Fonte: Hypeness
Nenhum comentário:
Postar um comentário