A Receita Federal do Brasil está investigando um esquema fraudulento milionário que traz peças de artes escondidas contêineres de mudanças despachadas dos Estados Unidos. De acordo com reportagem do Fantástico, os fiscais acharam várias obras com valores que superam US$ 1 milhão, sendo que algumas foram despachadas no nome de Iracema Gonçalves, uma manicure de 75 anos de idade, como “antena parabólica”.
Iracema morou nos EUA por 21 anos e voltou no ano passado mandando de volto seis caixas com roupas e objetos pessoais. No contêiner de sua mudança estavam obras valiosas dos artistas brasileiros Beatriz Milhazes, Daniel Senise, Cildo Meireles e Os Gêmeos. A manicure afirma que contratou a empresa “Overseas Moving” do brasileiro Diogo Maltarollo, que mora nos EUA há 20 anos e tem a apresenta aberta desde 2011. Maltarollo e sua família negam que a empresa esteja aberta. Além do container de Iracema, outro transporte da Overseas Moving foi pego pela Receita Federal.
No total, 18 obras avaliadas em R$ 10 milhões foram encontradas em dois contêineres dos EUA. O órgão brasileiro pediu ajuda da Polícia Federal e do Ministério Público nas investigações. Segundo Ricardo Lomba, inspetor-chefe da Receita no Rio de Janeiro, além da sonegação fiscal existe a possibilidade de lavagem de dinheiro por parte da empresa. http://noticias.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário