> TABOCAS NOTICIAS : Carta Capital diz que o Brasil é o Campeão do Mundo em Assassinatos

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Carta Capital diz que o Brasil é o Campeão do Mundo em Assassinatos

A revista Carta Capital desta semana lembra que a esquerda costuma associar violência e desigualdade, o que o fato de as Américas serem ao mesmo tempo o continente mais injusto e mais violento do planeta reforça essa impressão. A revista também se reporta à convicção histórica de que direita atribui os índices de criminalidade à falta de repressão e de investimentos em segurança. Pede mais polícia, mais presídios e aplaude quem defende a tese de "bandido bom é bandido morto".

É sobre isto que trata a reportagem.

A revista aproveita a discussão para constatar que o Brasil tornou-se campeão global de assassinatos.

Leia tudo:
No Brasil, ex-policiais valentões são facilmente eleitos, pois ao menos 14% do eleitorado defende o olho por olho, dente por dente.
Sob qualquer ponto de vista, à esquerda ou à direita, o País tornou-se um paradoxo. Na última década e meia, houve sensível melhora das condições de vida. O desemprego caiu à metade, o salário subiu de forma constante, 36 milhões de cidadãos foram retirados da extrema pobreza. Ao mesmo tempo, a elevação dos gastos em segurança tem se mantido contínua há, no mínimo, 20 anos. Os estados investem em tecnologia, equipamentos, treinamento. A soma desses fatores deveria ter se refletido na queda dos índices de criminalidade. Não foi o que aconteceu. De forma resiliente, o Brasil registra, ano após ano, as maiores taxas de assassinatos em termos absolutos do mundo. Somos campeões de homicídios, título constrangedor para governantes, parlamentares, juizes, promotores, e causa do temor crescente dos cidadãos.
Em 2012, último dado disponível, o País registrou 56.337 assassinatos, segundo a prévia da versão 2014 do Mapa da Violência, divulgada em maio. CLIQUE AQUI para ler tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário