>
TABOCAS NOTICIAS : Analisando o genoma de uma planta extraordinária
sexta-feira, 27 de junho de 2014
Analisando o genoma de uma planta extraordinária
Na China, a Azolla é amplamente utilizada no cultivo de arroz (Reprodução/FLPA)
PLANTAS AQUÁTICAS
Pesquisadora descobre que a Azolla, uma espécie de planta aquática, tem uma grande importância como fertilizante e adubo, e pode atuar como reguladora climática, 26 de junho, 2014
Nos últimos anos, o custo para realizar o sequenciamento do DNA de uma espécie caiu consideravelmente em relação à década passada. Contudo, alguns organismos ainda não tiveram seu genoma analisado.
É o caso da Azolla, uma espécie de samambaia aquática que, apesar da aparência comum, tem um importante papel como fertilizante, adubo e pode atuar como reguladora climática.
Para corrigir esse erro, Kathleen Pryer, professora do Departamento de Biologia da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, EUA, decidiu investigar cientificamente a Azolla.
Usando dinheiro arrecadado através do site decrowdfunding (financiamento coletivo)
Experiment.com
, ela iniciou uma pesquisa científica sobre a Azolla. Segundo a pesquisa de Kathleen, a Azolla é uma planta com grande potencial econômico devido à sua ação como bioferitlizante. Ela é capaz de absorver o nitrogênio atmosférico e transformá-lo em amônia. Ao ser plantada, a Azolla morre, e se transforma em adubo. Na China, a Azolla é amplamente utilizada no cultivo de arroz.
Em sua pesquisa, Kathleen também descobriu que a Azolla teve um papel importante na história da Terra, há 49 milhões de anos, quando o planeta sofreu uma grande alteração climática. O período coincidiu com o momento em que a Azolla se alastrou pelo Ártico, fazendo a temperatura do continente cair de 13°C para 9ºC. Para Kathleen, a espécie foi responsável por essa queda de temperatura. Fontes:
The Economist-Aquatic alfalfa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Ver versão para dispositivos móveis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário