> TABOCAS NOTICIAS : Governo Federal prevê queda no preço de combustíveis

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Governo Federal prevê queda no preço de combustíveis

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira (23/04) que, neste momento, o governo não cogita elevar a mistura do etanol na gasolina, atualmente em 25%.

O ministro disse ainda que espera maior oferta de etanol nos próximos dois meses, o que ajudaria a derrubar os preços da gasolina na bomba. "Estamos começando a safra do etanol. Entrar essa safra vai reduzir o preço do etanol e também dos combustíveis.

Apesar de negar, o ministro declarou que sempre é "possível" essa possibilidade (aumentar a quantidade de etanol). Mantega disse ainda que este momento de pressão na inflação é sazonal, "já previsto", e que os indicadores serão menores em maio e junho.

O ministro disse ainda que, em 12 meses, a inflação pode até estourar o teto da meta — de 6,5% pelo IPCA (inflação oficial), com centro da meta em 4,5% —, mas fechará o ano dentro do objetivo.

ETANOL SERÁ PRIVILEGIADO
Hoje, a Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar) afirmou que a safra de 2014/2015 irá privilegiar mais a produção de etanol, impactando na produção de açúcar. A produção de açúcar do centro-sul do Brasil cairá 5,2% na comparação com a safra passada, para 32,5 milhões de toneladas. Além do etanol, essa produção será afetada pelos problemas climáticos.

A moagem de cana do centro-sul vai recuar para 580 milhões de toneladas, ante um recorde de 596,9 milhões em 13/14, informou a entidade que representa as usinas na região e que responde por cerca de 90% da produção de cana do País.

Os dados sobre a produção de açúcar do maior produtor e exportador da commodity do mundo ampliaram a alta dos contratos futuros do produto em Nova York, que subiam mais de 2%, a cerca de 17,38 centavos de dólar por libra-peso, por volta das 11h30 (horário de Brasília). Para operadores de Nova York, a primeira previsão de produção de açúcar da Unica para 14/15 veio no piso das estimativas do mercado. A Unica apontou ainda que a produção de etanol terá leve alta, com volumes estimados em 25,9 bilhões de litros, ante 25,6 bilhões em 13/14.

Em meio à quebra de safra de cana, esse pequeno aumento ocorre com as usinas elevando o percentual de matéria-prima destinada à produção de etanol para 56,4%, alta de 1,66 ponto percentual ante a safra passada — os 43,6% restantes serão destinados para a produção do açúcar.

Cotações recentes mais fracas do açúcar no mercado internacional e preços domésticos firmes do etanol induzirão as usinas a aumentar a produção do biocombustível na temporada, segundo a projeção da Unica.

O diretor técnico da entidade, Antonio de Padua Rodrigues, disse hoje que não vê cenário de alta expressiva nos preços do açúcar ou de queda nas cotações domésticas do etanol durante 2014/15. A moagem de cana da safra 14/15 começou oficialmente em abril, mas algumas empresas se anteciparam no processo. Fonte: Com informações do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário