> TABOCAS NOTICIAS : Corpo humano artificial poderá acabar com testes em animais

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Corpo humano artificial poderá acabar com testes em animais

Um projeto americano poderá revolucionar os testes de novos medicamentos e agentes tóxicos e acabar com experiências realizadas com animais. 
O projeto ATHENA, coordenado pelo Los Amos National Laboratory, nos EUA, está criando um corpo humano artificial.
Ele tem quatro modelos de órgãos humanos artificiais em miniatura: um fígado, um rim, um pulmão e um coração - que podem ser ligados entre si para compor uma imitação básica do organismo.
São "Todos ligados por uma infraestrutura de tubos semelhante ao do nosso corpo, onde os vasos sanguíneos fazem a ligação", segundo a coordenadora do projeto Rashi Iyer.
Cada órgão tem o tamanho da tela de um smartphone.
Rashi diz que o projeto deverá durar cinco anos e envolve custos na ordem dos 19 milhões de dólares, ou 43 milhões de reais.
"Ao criar um sistema dinâmico holístico que simule, de forma mais realista, o ambiente fisiológico humano, do que simples células estáticas, é possível compreender os efeitos dos químicos nos órgãos como nunca antes", explica.
"Embora alguns céticos possam acreditar que se trata de um objetivo utópico, a equipe está confiante de que é possível fazê-lo", garante Iyer. 
Os resultados mais recentes do projeto acabam de apresentados numa conferência em Phoenix, nos EUA, pelo pesquisador John Wikswo, da Universidade de Vanderbilt, uma das parceiras do projeto.
Com informações do Boas Notícias - Foto: Los Alamos National Laboratory

Nenhum comentário:

Postar um comentário