> TABOCAS NOTICIAS : Vamos intensificar o combate à dengue

domingo, 26 de janeiro de 2014

Vamos intensificar o combate à dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através da picada do mosquito (somente a fêmea) Aedes aegypti, infectado com o vírus transmissor da doença. Nos seres humanos, o vírus permanece em incubação durante um período que pode durar de 3 a 15 dias. Só após esta etapa é que os sintomas podem ser percebidos. É importante destacar que não há transmissão através do contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido através da água ou alimento. A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. 


Durante a estação mais quente do ano, quando a temperatura aumenta e as chuvas são repentinas, é necessário redobrar a atenção com a dengue. O acúmulo de água em pneus, vasos de plantas e caixas d’água, por exemplo, assim como lixos e entulhos são ambientes propícios para a proliferação do Aedes Aegypti. 


Como a proliferação do mosquito é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário