Ao menos 60 pessoas morreram em um tumulto ocorrido neste domingo em uma ponte em frente a um templo no centro da Índia, anunciou a polícia.
"Foi confirmado o falecimento de 60 pessoas e o balanço pode chegar a 100", disse à AFP D.K. Arya, um funcionário de alto escalão da polícia.
"Mais de 100 pessoas ficaram feridas" no tumulto ocorrido no distrito de Datia, no Estado de Madhya Pradesh, acrescentou.
Além disso, "teme-se que muitas pessoas tenham caído no rio", acrescentou o funcionário.
Arya indicou que a confusão foi provocada por rumores de que a ponte poderia desabar depois de ter sido atingida por um veículo pesado.
Outras fontes policiais indicaram que 20.000 pessoas estavam na ponte sobre o rio Sindh quando o tumulto começou.
Até 400.000 devotos já estavam dentro ou em torno do templo do distrito de Datia, situado 350 km ao norte da capital estatal, Bhopal, quando a confusão começou.
A NDTV, um canal de informação indiano, citou fontes que afirmaram que a polícia havia piorado a situação ao se lançar contra a multidão com paus, algo que Arya negou.
Atualmente os hindus celebram o fim do festival Navaratri, dedicado ao culto do deus hindu Durga, que atrai milhões de fiéis aos templos, especialmente no norte da Índia.
Os tumultos com vítimas fatais em celebrações religiosas são frequentes na Índia, onde em fevereiro 36 pessoas morreram pisoteadas na peregrinação de Kumbh Mela, às margens do rio Ganges.
Em 2011, 102 hindus morreram em outro tumulto no estado de Kerala, e 224 peregrinos faleceram em setembro de 2008 em Johpur. http://www.diariodepernambuco.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário