> TABOCAS NOTICIAS : No Distrito Federal, 20% dos moradores de rua são crianças

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

No Distrito Federal, 20% dos moradores de rua são crianças

Crédito : Reprodução TV Record
As crianças representam cerca de um quinto do total de moradores de rua do Distrito Federal, de acordo com a última pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), em 2011. Das 2.365 pessoas em situação de rua do DF, 447 são crianças, o que equivale a aproximadamente 20%. 
Na opinião do professor emérito do departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB) Vicente Faleiros, o número não é alarmante. De acordo com o especialista, a melhor maneira de diminuir o número de crianças nas ruas é investir em escolas em tempo integral. “À medida que isso for feito, aumenta a permanência na escola e a qualidade do ensino. Essas são as três coisas mais importantes: acesso, permanência e qualidade”, disse. 
O professor acredita que outra política social importante para manter as crianças fora da rua é a criação de empregos para os pais, aliada a programas de transferência de renda como o Bolsa Família. “Isso tudo tem de ser feito de forma integrada, não adiante tirar as crianças das ruas e colocar em abrigos como se elas fossem brinquedos”. 
Para Faleiros, a violência familiar é o principal motivo que leva as crianças a saírem de casa e ir para as ruas. “Os principais fatores são o espancamento e a violência verbal que desqualifica a criança”, afirma defendendo ainda que uma das formas de reduzir a violência familiar é preparar a família ainda na fase pré-natal das crianças.  As informações são do R7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário