> TABOCAS NOTICIAS : Lula diz que parte do PT ‘valoriza muito’ cargos e defende renovação

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Lula diz que parte do PT ‘valoriza muito’ cargos e defende renovação

Fundador e maior expoente do Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teceu críticas à própria legenda em uma longa entrevista ao jornal espanhol “El País”, publicada na edição deste domingo (20). Para Lula, em contradição com as origens do partido, atualmente há petistas que “valorizam muito” o parlamento e os cargos públicos.

“[O PT] era um partido pequeno que depois passou a ser grande, e como tal, foram aparecendo defeitos. Gente que valoriza muito o parlamento; Outros, os cargos públicos”, destacou Lula em meio à entrevista ao periódico da Espanha, na qual, entre outros assuntos, também acusou a imprensa brasileira de ter condenado "à prisão perpétua" os petistas envolvidos no escândalo do mensalão.

Na visão do ex-chefe do Executivo, com 33 anos de existência o PT já precisaria abrir espaço para as novas gerações.

“O Partido dos Trabalhadores completou 33 anos de vida. Quando você chega a essa altura, quem começou há 35 anos deve dar espaço a uma nova geração. Esse [o PT] é um partido que foi criado pelos trabalhadores e criado por ele, e já se converteu no mais importante da esquerda da América Latina”, opinou.

Ao analisar as mudanças que ocorreram no PT nas últimas três décadas, Lula enfatizou que “as pessoas tendem a esquecer os tempos difíceis”. Ele ainda ponderou que em seus primeiros anos o partido era mais “ideológico”.

“A gente trabalhava de graça, de manhã, de tarde, de noite. Agora, você faz uma campanha e todo mundo quer cobrar. Não quero voltar às origens, porém, gostaria que não esquecêssemos para que nós fomos criados. Por que queríamos chegar ao governo? Não para fazer o que os outros faziam, mas para agir de maneira diferente”, avaliou o ex-presidente. Foto: Divulgação//Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário