A seca que atualmente assola principalmente a região do nordeste, tem levado os governos federal, estaduais e municipais a recorrem a meios paliativos para amenizar o sofrimento da população. A escavação de poço artesianos e o abastecimento por meio de carros pipas são comuns nessas épocas, enquanto não chegam as águas do rio são Francisco que foram prometidas pelo governo federal.
A cidade de Luiz Gomes, localizada no interior do Rio Grande do Norte, a aproximadamente 442 quilometros da capital do estado, Natal, mais precisamente na região do Alto Oeste Potiguar é um exemplo dos sofrimentos que podem ser trazidos com a seca. A cidade que devido as maselas da seca já é destaque a dois anos em grandes portais de noticias e emissoras de Tv’s do Sul do país, pode voltar a ser destaque mais uma vez.
Durante todo o ano de 2012 a população de Luis Gomes foi abastecida pelas águas do açude do Arrojado, localizado na cidade de Uiraúna, no vizinho estado da Paraíba. O reservatório que antes abastecia a cidade foi desativado com a chegada da barra de Capivara, que atualmente abastece Uiraúna mais oito cidades.
Depois conclusão da Adutora Do Alto Oeste, anunciada pela governadora Rosalba Ciarlini, a população esperava ter finalmente os seus problemas resolvidos – Mas devido as poucas chuvas que chegara a região neste ano o reservatório não veio a sangrar, tornando a pouca água que foi represada impropria para o consumo.
Com a reclamação da população sobre a má qualidade da água servida por meio da adutora, a governadora resolveu tomar uma atitude para sanar o problema.
A solução encontrada foi abastecimento com água mineral para uso nas necessidades básicas como; beber, lavar utensílios domésticos e cozinhar alimentos, a água é trazida por meio de carro-pipas que são abastecidos em uma fonte, localizada na cidade de Apodí-RN, a cerca de 120 quilometros de Luis Gomes. A água trazida pelos “pipeiros” é distribuida em caixas d’água instaladas nas ruas da cidade e repassada para a população que disputa cada litro do liquido precioso.
Rafael Matias, do Sertão Noticia/foto: João Paulo Oliveira Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário