O possível e iminente aumento do preço da gasolina pela Petrobras poderá ser da ordem de 6%, sinalizou ontem, quarta-feira, o ministro da Minas e Energia, Edison Lobão.
A Petrobras "pediu 13%" de reajuste total para a gasolina em 2013, porém, no início do ano, já houve um aumento de cerca de 7% no combustível.
Questionado sobre o reajuste, o Ministro Lobão admitiu que para atender o "pedido"da Petrobrás faltariam 6% por cento.Já o óleo diesel foi reajustado duas vezes este ano pela Petrobras --com altas de 5,4% em janeiro e 5% em março--, enquanto a gasolina teve uma alta de 6,6% em janeiro.
No ano passado, a Petrobras promoveu dois reajustes no diesel, um de 6% , em julho, e outro em junho, de quase 4%, quando a gasolina também foi reajustada em 7,8%.
Em 2012, quando a Petrobras anunciou os reajustes, o governo zerou a cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre os combustíveis, com o objetivo de neutralizar o impacto dos aumentos para o consumidor final e para a inflação.
Com a Cide zerada, os reajustes concedidos neste ano foram repassados aos consumidores.*Fonte: Folha Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário