Antonio Rocha
Você sabia que são muito poucas as pessoas que realmente conhecem a nossa Língua Portuguesa? Portanto, quando errar em algo, não se preocupe, vá ao dicionário e tire a dúvida.
Mesmo consagrados escritores não têm o domínio completo sobre o nosso idioma. Não se espante. Por exemplo, o famoso gramático Domingos Paschoal Cegalla, catedrático na área, que já vendeu milhares de livros sobre a forma de falar correta, escreveu um importante livro a respeito do assunto com o seguinte título: “Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa”, editora L&PM/Lexicon, 2007.
Veja o que ele diz logo na apresentação: “Os idiomas dos povos civilizados são sistemas de signos vocais e significativos extremante complexos. E o nosso não faz exceção à regra.Ninguém pode gabar-se de o dominar completamente, sobretudo neste estado de ebulição em que hoje se encontra. Quem de nós, vez ou outra, não hesita diante da grafia ou da flexão de um vocábulo, da correta pronúncia de uma palavra, ou não é assaltado por dúvidas sobre concordância e regência verbal? E não raro, o tempo é escasso, e a tarefa urgente não nos permite compulsar gramáticas, que aliás, em muitos casos, permanecem mudas às nossa indagações”.
Ora, se até Domingos Paschoal Cegalla, um dos mais conceituados gramáticos do Brasil tinha dificuldades… fique tranquilo(a). E vamos continuar aprendendo.
Escrevi “tinha dificuldades” porque no primeiro semestre deste ano, o grande mestre faleceu, aos 92 anos. E assim fica a nossa singela homenagem a esse excepcional ser humano, que chegou ao topo da carreira “Livre Docente”.
Lembrando que o próximo dia 15 de outubro é o “Dia do Professor”. Parabéns, portanto, a todos os colegas professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário