> TABOCAS NOTICIAS : 02 DE ABRIL

terça-feira, 2 de abril de 2013

02 DE ABRIL


2 de Abril – Dia Internacional do Livro Infantil – International Children’s Book Day

livro_infantil1
O Dia Internacional do Livro Infantil comemora-se a 2 de abril em honra do escritor Hans Christian Andersen, que nasceu nesse dia na Dinamarca.


Hans foi um renomado escritor dinamarquês de histórias infantis e escreveu mais de 156 contos. Entre suas obras destaca-se “O patinho feio”, “O soldadinho de chumbo” e “As roupas novas do imperador”. A data é comemorada em mais de 60 países e é uma tentativa de despertar nas crianças o interesse pela literatura. A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), com a função de educar moralmente as crianças.

O texto literário infantil é capaz de criar situações que promovam a discussão acerca de valores morais, sentimentos e atitudes. A literatura leva a mente das crianças a navegar pelo mundo da imaginação e lhes dá a oportunidade de fazer incríveis viagens pelos lugares mais inusitados do mundo, conhecendo novos amigos, novos lugares e muitas novas histórias para que sejam compartilhadas com seus amiguinhos. São as boas histórias infantis que conquistam o coração de uma criança e nela desperta a sede pela literatura. Fonte: Guia dos Curiosos / Portal São Francisco / Children’s Books



A Organização das Nações Unidas instituiu o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Consciência do Autismo. Mobilizou-se, assim, para mostrar ao mundo que há pessoas um pouco diferentes das outras, mas que, na sua essência, são tão humanas quanto todos.

Autismo é uma palavra desconhecida para muitos. Representa uma gama de distúrbios que afetam três áreas do desenvolvimento da pessoa: a comunicação, a socialização e o foco de interesses, mostrando comprometimento em graus variados. Por isso, suas diversas manifestações são agrupadas dentro de um grupo chamado Transtornos Globais do Desenvolvimento, ou espectro autista, para lembrar que sua diversidade é como a das cores no arco-íris: desiguais, mas unidas na composição da luz branca. Segundo a Organização Mundial de Saúde, de cada mil pessoas, seis são afetadas por alguma forma de autismo, que pode variar do mais severo ao mais leve.

Embora seja costume afirmar que autistas vivem em seu próprio mundo, na verdade são pessoas com uma forma diferente de sentir, perceber e se relacionar com as demais pessoas, mas não constroem nem muito menos vivem num mundo imaginário; ao contrário, esforçam-se para viver em nosso mundo, muitas vezes não entendendo as complicadas normas sociais. Mesmo assim, algumas pessoas autistas, enfrentando suas dificuldades e as barreiras que a sociedade lhes apresenta, conseguem mesmo constituir família e ter uma vida profissional normal. Mais em Fonte: Movimento Orgulho Autista Brasil / World Autism Awareness Day

02 DE ABRIL - DIA DO PROPAGANDISTA

Com as novas ferramentas, que não são os insuperáveis alicate e chave de fenda, no campo da informática, por exemplo, o atual mercado de publicidade exige, cada vez mais, profissionais com atuação sistêmica no conjunto da atividade. Isto é, que dominem, se não todos, quase todos os escaninhos da agência. Tanto que muitas delas derrubaram as divisórias no ambiente de trabalho. A ordem é a contratação de gente que dê pitaco do financeiro à criação e veiculação. Quem se posicionar no meio de forma segmentada periga mudar de ramo.

Abaixo a generalização! A tendência na propaganda é uma comunicação direta com o público específico, sem tergiversações, em respeito ao espaço vital. Um público segmentado com mensagem direcionada.
A despeito do velho paradigma de que o Brasil é país continental, não se justifica mais, com toda modernidade tecnológica à disposição, o uso de um modelo uniforme de comunicação, no mesmo diapasão, para toda a comunidade. Governos e iniciativa privada descobrem, aos poucos, a importância da segmentação em seus vários níveis. Um exemplo:

o crescimento da dengue não se dá em todos os estados. Portanto, torna-se injustificável uma propaganda preventiva em âmbito nacional. A isso se chama também de "qualidade em gastos".

O ex-atleta do futebol
Cafu é o garoto propaganda na no va campanha da Brahma, que alerta para o fato de que o menor de idade não pode beber. Só eles? A
sociedade paga custo incalculável pelas consequências do uso indevido de bebida alcoóli ca. Esse é o cerne da delicada questão.

Otimismo
O diretor da agência ON Ideias Interativas Ltda, Fabiano Canton, vê com otimismo as perspectivas para o mercado publicitário este ano. Além de uma crescente consciência do empresariado sobre a importância do setor, o desempenho econômico do país é fator de impulso nesta área. A agência mineira, com três anos, abocanhou, por exemplo, as contas do Pátio Savassi, Euroville, A uto Japan, Supertec, Grupo Magnus, Revolight, Cineart, Good to Go, Panda Promoção e Eventos, Construtora Alcance.

Didatismo

O diretor de criação da ON, explicou o passo a passo de uma campanha publicitária: "Cliente e agência se reúnem para definir os objetivos da campanha publicitária. A partir des se ponto, o briefing, um documento com todas as informações importantes para o planejamento e criação da campanha é repassado para os profissionais da agência de publicidade.
Mas é no departamento de criação que as campanhas publicitárias tomam forma. Os profissionais de criação, diretores de arte e redatores, coordenados pelo diretor de criação, partem em busca de soluções textuais e visuais criativas e pertinentes para divulgar as qualidades de serviços e produtos em anúncios de jornal, revista, tevê, etc...

O consumidor contemporâneo acompanhou a evolução do mercado e da comunicação. Hoje ele não é mais agente passivo frente aos estímulos da comunicação. Pelo contrário, interage, opina e é capaz de ignorar uma marca que não cumpre as suas promessas, levando ao fracasso ou ao sucesso! http://www.portalescolar.net/2011/02/02-de-abril-dia-do-propagandista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário