> TABOCAS NOTICIAS : Álcool representa risco para 1/3 das grávidas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Álcool representa risco para 1/3 das grávidas


Como quase todas as grávidas, Ângela, 29, também sentiu desejo durante a gestação de seu filho, que nasceu há quatro meses. Mas a vontade, no seu caso, colocava em risco a criança. "Eu via os outros bebendo cerveja e até enchia a boca de água", diz ela, que se apresenta nesta reportagem com um nome fictício.
Acostumada a tomar três ou mais copos de cerveja todos os dias com vizinhas em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), ela diz que, depois que soube da gravidez, manteve-se sóbria, exceto por algumas vezes. "Mas era só uma 'bicadinha', uns dois goles na cerveja." Ângela é uma das mulheres que se encaixam nos resultados de uma tese de doutorado da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, segundo a qual 28,4% das grávidas em início de gestação apresentavam um consumo de risco de álcool. Defendida em dezembro passado, a pesquisa ouviu 486 mulheres de até quatro meses de gestação em unidades básicas de saúde de Ribeirão e Araraquara em 2010. Desse total, 138 se enquadravam no risco em potencial.
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/folhaonline/cotidiano/2013/02/10/alcool-representa-risco-para-13-das-gravidas.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário