No período de janeiro a maio o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu a 15.838 chamados em Itabuna, sendo que deste total 9.984, o equivalente a 63% das ligações, foram trotes, o que prejudica o serviço e atrasa o atendimento a pacientes muitas vezes em estado grave.
Do total de chamadas, 343, o que representa 2,2% do total, foram pedidos de orientações médicas e 191 (1,2%) envolveram solicitações para transferência de pacientes entre hospitais. No total de chamadas estão incluídas ligações por engano, não completadas e mesmo as transferências para a coordenação do Samu ou para o serviço social, não considerados trotes.
Nos cinco primeiros meses do ano, foram registrados 442 deslocamentos da unidade de suporte avançado, usada para o socorro a pacientes em estado grave e em situação de risco. A unidade realiza uma media de três deslocamentos por dia, atuando inclusive no apoio a remoções hospitalares.
Já as unidades de suporte básico realizaram no mesmo período 2.835 deslocamentos, o que representa uma média de 19 atendimentos por dia. A motolância, que funciona como unidade de apoio para atendimento rápido e em locais de difícil acesso, foi acionada 291 vezes, com uma media de dois atendimentos diários.
Do total de atendimentos registrados, 1.123 foram de pacientes adultos e 103 pediátricos. Também foram contabilizados atendimentos para 1.048 pacientes traumáticos, 55 obstétricos, 123 psiquátricos, 10 vítimas de queimaduras e 194 pessoas com acidentes vasculares. Texto : Kleber Torres Foto: Pedro Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário