Mais de 110 mil cestas básicas serão distribuídas para as famílias baianas atingidas pela seca, com prioridade para os 52 últimos municípios que tiveram decretos de emergência reconhecidos pelo Governo Federal. A quantidade de vales destinadas a cada município será determinada de acordo com os critérios utilizados na primeira etapa de distribuição, feita entre maio e o início de junho, a exemplo da quantidade de famílias rurais cadastradas no CadÚnico, de acordo com o Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, coordenado pela Casa Civil. Para esta medida, o investimento será de R$ 7,2 bilhões, custeados pelo Ministério da Integração Nacional. Na primeira etapa de distribuição, 130 mil famílias em 194 municípios foram beneficiadas e foram destinados R$ 8,4 milhões. Os municípios que já foram contemplados, mas que ainda enfrentam condições críticas, também serão beneficiados. O tempo de emergência decretada, o percentual da população afetada e o percentual de famílias rurais no CadÚnico serão alguns requisitos avaliados. “Temos orientado as prefeituras para que haja o compartilhamento da seleção das famílias beneficiárias com a sociedade civil. Essa orientação está formalizada no termo de adesão dos vales-cesta básica assinado pelos prefeitos”, afirmou o secretário da Casa Civil, Rui Costa. Os prefeitos de cada município devem retirar os vales, assim que estes forem liberados, na agência do Banco do Brasil do seu município ou na agência mais próxima. A cesta básica poderá ser retirada na Cesta do Povo, da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal). BN
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