Até as 16h de ontem, apenas 7,7 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) tinham sido registradas no sistema da Receita Federal. Este número representa 32% dos 24 milhões de declarações que o Fisco espera receber este ano. Faltam 16,3 milhões, 67,9% do total.
Quem já fez a declaração deste ano e deseja conferir se o registro foi feito no site da Receita http://www.receita.fazenda.com/.br) já há como visualizar o extrato da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Lá deverá constar que o documento de 2011 foi enviado.
A recomendação da Receita é que as pessoas que precisam fazer a declaração não deixem para os últimos dias. O prazo termina em 29 de abril. E, segundo cálculos do Fisco, caso todos os contribuintes restantes preencham o documento até o último dia, serão recebidas 880 mil declarações por dia, em média.
Para quem ainda não fez, a dica dos especialistas em contabilidade é que o contribuinte deve tomar cuidado com o preenchimento de informações referentes a gastos com saúde, educação e dependentes.
A Receita está de olho nos dados sobre esses três assuntos e está chamando o declarante para apresentar pessoalmente os documentos que comprovem esses gastos quando eles são considerados de grande volume.
Outro motivo que leva o cidadão a cair na malha fina é quando há mais de uma fonte de renda e uma não é declarada, mesmo que essa não atinja o valor mínimo de R$ 22.487, 25 ao longo de 2010.
RestituiçãoA restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2011 (ano-base 2010) começa a ser paga entre 15 de junho e vai até 15 de dezembro. Serão sete lotes que devolverão o dinheiro pago a mais pelo contribuinte ou que cobrará o que deixou de ser pago em 2010.
Os contribuintes com mais de 60 anos têm prioridade para receber na primeira data, segundo determina o Estatuto do Idoso. Os demais seguem a sequência de liberação conforme a ordem de entrega da declaração, ou seja, quem entregou primeiro irá recebe antes.
O valor poderá ser creditado direto na conta bancária indicada na declaração ou resgatado no Banco do Brasil. O valor da restituição é corrigido pela taxa básica de juros, a Selic.De http://www.jt.com.br/seu-bolso/
Nenhum comentário:
Postar um comentário