> TABOCAS NOTICIAS : Vacina contra ebola mostra-se 100% eficaz em testes na Guiné

sábado, 1 de agosto de 2015

Vacina contra ebola mostra-se 100% eficaz em testes na Guiné

REDAÇÃO ÉPOCA
Voluntário recebe teste de vacina contra o vírus ebola, na Guiné, em março de 2015 (Foto: AP Photo/ Youssouf Bah)
Uma vacina contra o vírus ebola, testada na Guiné, mostrou-se 100% eficaz. A equipe de pesquisa afirmou que continuará a aprimorar o produto, mas os primeiros resultados das análises publicadas no jornal científico britânico The Lancet são otimistas. Mais de 4 mil pessoas que estiveram em contato com o ebola se voluntariaram para receber a dose da VSV-EBOV, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A diretora da OMS, Margaret Chan, ressaltou que a vacina poderá ajudar a erradicar a doença: “Os testes trazem resultados extremamente promissores”. A criação da vacina foi realizada em tempo recorde desde quando o vírus se alastrou, na mais recente epidemia, em 2013.

Os especialistas ressaltam a importância desse avanço também para os médicos. "Essas pessoas trabalham incansavelmente e colocam as vidas em risco todos os dias para cuidar dos doentes. Se a vacina for eficaz, estaremos realmente os protegendo", disse Bertrand Draguez, diretor do Médico Sem Fronteiras (MSF).

Segundo dados da OMS, um total de 27.748 pessoas foram afetadas pelo vírus na Guiné, Serra Leoa e Libéria. Desses infectados, 11.729 pessoas morreram na epidemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário