> TABOCAS NOTICIAS : Albina supera preconceito e vira modelo

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Albina supera preconceito e vira modelo

Foto: reprodução
A advogada e modelo sul-africana Thando Hopa, que é albina, virou uma referência para crianças vivendo com albinismo no país.
Ela superou o preconceito e agora está desfilando as roupas de um conhecido estilista da África do Sul.
Thando contou à BBC como superou a discriminação: falou que "decidiu", um dia: "Vou ser estonteantemente linda".

O que é?
O albinismo – transtorno genético caracterizado por falta do pigmento melanina na pele, cabelos e olhos – é relativamente raro na maior parte do mundo. Estatisticamente, entre uma em 17 mil e uma em 20 mil pessoas são albinas.

Especialistas suspeitam que maiores índices de albinismo estejam associados a uma maior incidência de casamentos consanguíneos em uma população.

Preconceito
Em vários países africanos, pessoas albinas tendem a ser discriminadas pela sociedade e até por suas próprias famílias. 

Casos de infanticídio de bebês albinos são comuns e muitas famílias deixam de enviar filhos albinos à escola por acreditarem que suas chances de conseguir emprego são mínimas.

Na Tanzânia, onde muitos acreditam que partes de corpos de albinos tragam poder e sorte, pessoas com albinismo são mortas e seus corpos usados em rituais supersticiosos.

Com seu trabalho, Hopa espera combater a ignorância e oferecer um modelo positivo para jovens crescendo com albinismo na África hoje.

História
"Desde muito pequena, meus pais sempre se esforçaram para que eu não me sentisse diferente. Mas, infelizmente, quando fui à escola e fui apresentada à sociedade, crianças, em particular, começaram a agir de forma estranha em relação a mim. Me xingavam, não queriam tocar em mim. Depois, comecei a perceber que mesmo pessoas bem mais velhas faziam coisas que eu não entendia. Cuspiam quando eu passava. Me disseram que era para evitar má sorte", contou a jovem à BBC. Leia tudo em http://www.sonoticiaboa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário