> TABOCAS NOTICIAS : Novo estudo anuncia possibilidade de cura para doença de Chagas

sábado, 28 de dezembro de 2013

Novo estudo anuncia possibilidade de cura para doença de Chagas


Uma equipe de pesquisadores no Canadá desenvolveu uma classe de compostos que podem ajudar na erradicação da doença de Chagas, uma doença tropical que afeta cerca de 18 milhões de pessoas na América Latina, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (26).
Com uma fase aguda e outra crônica e, sem tratamento, a doença de Chagas provoca transtornos cardíacos e digestivos à medida que o parasita se aloja no coração, no esôfago e no cólon destruindo os tecidos. 
O tratamento padrão atual para a doença é a administração do composto benzonidazol que mostra uma atividade significativa contra o parasita durante a fase aguda, mas não é tão eficaz quando a doença se torna crônica. 
Os trabalhos na busca de novos fármacos se concentraram na interferência com uma enzima, cruzipaína , necessária para a digestão do parasita, para a produção de outros mecanismos celulares, invasão do sistema imunológico do anfitrião e para invadir os tecidos dos órgãos internos. 
A doença causada pelo parasita Trypanosoma Cruzi, transmitido aos humanos por insetos que se alimentam de sangue e picam preferencialmente o rosto de suas vítimas. "Apesar de, historicamente, a infecção se restringir majoritariamente aos povos pobres e rurais nas América Central e do Sul, também apareceu nos Estados Unidos, Europa, Japão, Canadá e Austrália devido às migrações, e a transmissão sem o vetor tradicional está se transformando em uma ameaça à saúde pública", escreveu a pesquisadora Deborah Nicoll Griffith. 
De acordo com Nicoll, do Centro Merck Frosst de Pesquisa Terapêutica em Kirkland, no Québec, foram registrados 300 mil casos nos Estados Unidos em 2005. 
Nicoll e seus colegas identificaram dois compostos, conhecidos como inibidores reversíveis de protease cisteína, que se liga à cruzipaína como peças de um quebra-cabeça e desabilitam a proteína. 
No estudo, os cientistas provaram a eficácia dos compostos em ratos e a compararam com a do benzonidazol . 
O artigo concluiu que, apesar de todos os grupos de ratos submetidos à tratamento terem mostrado uma redução notável na carga de parasitas em todos os tecidos, os dois compostos experimentais tiveram taxas mais altas de cura das infecções agudas (90% e 78%, respectivamente), comparadas com a benzonidazol (71%). 
"A eficácia demonstrada nestes estudos com o T. cruzi com ratos indica que os inibidores de cruzipaína que contêm nitrilo são um método promissor para um tratamento seguro e eficaz do mal do Chagas", escreveram os pesquisadores.  Via:Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário