> TABOCAS NOTICIAS : Gente de Expressão>> Silvio Santos

sábado, 28 de dezembro de 2013

Gente de Expressão>> Silvio Santos

·        Sílvio Santos nasceu no dia 12 de dezembro de 1930, na cidade do Rio de Janeiro. Seu nome verdadeiro é Senor Abravanel.
 
·        A mãe de Senor Abravanel, Rebecca, não gostou do nome dado por seu marido ao filho mais velho e passou a chamá-lo de "Silvio".
 
·        O sobrenome "Santos" veio de um concurso de locuções promovido por uma rádio. Ele se apresentou como Silvio Abravanel. Um radialista não gostou do nome e decidiu chamá-lo de Silvio Santos. Esses concursos eram uma boa oportunidade para Silvio ganhar dinheiro. Ele venceu 12 edições seguidas, até que foi proibido de participar.
 
·        Ele deveria se chamar "Dom Ravanel", em homenagem a um antepassado de seu pai que trabalhara com os reis Fernando e Isabel da Espanha. No cartório, o escrivão disse que, no Brasil, não se falava dom, mas senhor. O recém-nascido, então, ganhou o nome de Senor.
 
·        Seu pai, Alberto Abravanel, era dono de uma loja de artigos para turistas no Rio de Janeiro.
 
·        É o mais velho de 5 irmãos.
·        Sua família é de origem judaica.
·    Nos tempos de colégio, seus colegas o apelidaram de "cenourinha", por causa da semelhança dessa palavra com o diminutivo de seu nome, "Senor".
 
·        Aos 14 anos, Silvio iniciou suas atividades comerciais. Vendia capinhas para títulos de eleitor. O garoto viu na queda de Getúlio Vargas e na redemocratização do país uma boa oportunidade de negócio. Comprava as capas por 3 cruzeiros e as vendia por 5. Quatro anos depois, Silvio já era um dos camelôs mais conhecidos do Rio de Janeiro.
 
·        Mesmo ganhando bem, ele não tinha luxos. Morava em uma pensão e dividia o quarto com um ex-jogador de futebol. Foi expulso da pensão quando a dona do estabelecimento o flagrou com uma mulher na escada da casa.
 
·        Fez teste na Rádio Guanabara em 1952. Concorreu com 300 candidatos, entre eles Chico Anysio, e ficou em primeiro lugar.
 
·        Há muitas lendas sobre manias de Silvio Santos. Como ele não faz questão nenhuma de confirmar ou desmentir, elas continuam circulando. Dizem, por exemplo, que Silvio tem uma câmara de bronzeamento artificial em sua sala, além de uma estátua em tamanho real de um mordomo.
 
·       O cabeleireiro Jassa, amigo e conselheiro, pinta o cabelo de Silvio a cada 15 dias com uma mistura de dois tons de loiro.
 
·        Silvio Santos mede 1,81 metro.
 
·     Seu primeiro programa na televisão foi "Vamos Brincar de Forca", em 1962, na TV Paulista. Silvio já teve programas na Globo e Record, mas nunca foi funcionário. Sempre comprou os horários para a transmissão.
 
·        Assumiu o "Baú da Felicidade" em 1964, que antes pertencia a Manoel de Nóbrega e a um alemão. Os clientes pagavam prestações mensais e no Natal deveriam receber um bauzinho com brinquedos, mas os antigos donos do negócio não conseguiram cumprir o acordo. Silvio assumiu o negócio, que se tornou um grande sucesso.
 
·        O presidente João Figueiredo concedeu a Silvio Santos os direitos de transmissão da extinta TV Tupi, em 1975. De acordo com o apresentador, em entrevista à revista Veja, Figueiredo havia brigado com a família Marinho, dona da Rede Globo, e justificou a concessão: "Estou com o saco cheio dos Marinho. Então, vou te dar esse canal para eles sossegarem um pouco" .
 
·        A nova emissora de Silvio Santos inicialmente foi batizada de TV S (TV Studios). Mudou o nome para SBT 6 anos depois.
 
·        Silvio Santos foi sondado pelo PFL em 1988 para ser candidato a prefeito de São Paulo e, no ano seguinte, a presidente da República. Ele relutou e, quando decidiu dizer "sim", já não havia mais tempo. Mesmo assim, ele está filiado ao partido desde 1992. Sua ficha, a 348, está registrada na seção 316 da 258ª zona eleitoral de São Paulo.
 
·        Em 1989, Sílvio Santos lançou a sua canditadura para a Presidência 15 dias dias antes das eleições.
O partido de Sílvio era o pequeno PMB (Partido Municipalista Brasileiro). Antes da candidatura do apresentador, a vaga pertencia ao dono do partido, o pastor evangélico Armando Corrêa. No entanto, a candidatura de Sílvio Santos foi considerada foi considerada irregular pelo TSE. O partido tinha realizado convenções em apenas 5 estados, enquanto a lei eleitoral exige que elas sejam feitas em 9.
 
·        Durante o governo Collor (1990 - 1992), Silvio recorreu ao presidente para ajudá-lo em uma crise financeira de suas empresas. Segundo o apresentador, em entrevista à revista Veja, Collor "deu uma de galã" e Silvio ironizou: "O senhor não precisa fazer essa pose toda, afinal, nós dois somos artistas". Ele conseguiu o empréstimo e, impressionado com o carisma do presidente, afirmou que contrataria Collor para apresentar um telejornal em sua emissora.
 
·        O primeiro casamento de Silvio Santos, sempre mantido em segredo, foi com Maria Aparecida Vieira Abravanel, a Cidinha. Tiveram Cynthia e Silvia como filhas. Maria Aparecida morreu aos 39 anos, vítima de câncer. Um ano antes, Silvio se casou com Íris Abravanel, então funcionária do Baú, com quem teve quatro filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata.
 
·        Em 1994, os brasileiros descobriram que Silvio Santos era a pessoa física no país que pagava mais imposto de renda. Naquele ano, ele embolsou 62,7 milhões de reais e o Leão mordeu cerca de 19 milhões. Em 1999, sua declaração de imposto de renda dava conta de um patrimônio de 879 milhões de reais.
 
·        Sua irmã Sara foi seqüestrada em 1992, na Tijuca, Rio de Janeiro, quando saía de casa para ir ao trabalho. O governador Leonel Brizola mobilizou a polícia e ela foi solta em 15 horas. Em 21 de agosto de 2001, Patrícia, sua filha, também foi seqüestrada. Nove dias depois, o próprio apresentador foi vítima do crime. E, também dessa vez, ele contou com a ajuda direta de um governador: Geraldo Alckmin apareceu em sua casa para participar das negociações e o apresentador foi libertado.
 
·        Em julho de 2003, a revista Contigo! publicou uma entrevista com o apresentador, na qual ele declarava que morreria dentro de seis anos e que havia vendido o SBT para a rede Televisa e o ex-vice presidente de Operações da rede Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni). Tudo não passou de uma brincadeira.
 
·        Silvio Santos não é o presidente do "Grupo Silvio Santos", holding das companhias do apresentador (como SBT, Jequiti e Baú da Felicidade). Quem ocupa o cargo é Luiz Sandoval.
 
·        Em novembro de 2010, uma fraude causou um prejuízo de R$ 2,5 bilhões para o banco PanAmericano. Para salvar seu banco, Silvio Santos pediu um empréstimo ao FGC (Fundo Garantidor de Créditos), e deu como garantia todo seu patrimônio empresarial, incluindo o SBT, sua participação no banco PanAmericano, a Jequiti e o Baú da Felicidade. O prazo dado para o pagamento da dívida foi de 10 anos. http://www.carlosferreirajf.blogspot.com.br/ Fotolideratual.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário