> TABOCAS NOTICIAS : Arábia proíbe que médicos homens vejam cadáveres de mulheres

domingo, 1 de dezembro de 2013

Arábia proíbe que médicos homens vejam cadáveres de mulheres


Reprodução
Em Riad (Arábia Saudita)EFE
As autoridades sauditas proibiram que médicos homens examinem cadáveres de mulheres, após um pedido feito pelo mufti Abdelaziz al Sheikh, a máxima autoridade religiosa do país, informou neste domingo o jornal local "Okaz".

Segundo o subsecretário do Ministério da Saúde, o médico Abdelaziz Mohammed al Hamidi, seu departamento recebeu a mensagem do clérigo e determinou seu cumprimento em todo o país.

Em sua mensagem, o religioso defendeu a necessidade de que os corpos nus de mulheres mortas nos hospitais sejam examinados apenas por médicas.

Para o xeque, "a inviolabilidade do corpo de um muçulmano morto é como a do vivo", por isso seria pecado que um homem visse uma mulher, embora morta, nua.

O pedido de Sheikh responde a várias queixas sobre médicos homens que examinaram corpos femininos em hospitais para investigar as causas de sua morte.

A mesma situação ocorre com os médicos legistas que realizam autópsias de mulheres para esclarecer crimes e veem partes íntimas do corpo feminino, criticou o mufti.

A Arábia Saudita é regida por uma rígida interpretação da lei islâmica (sharia), que impõe a segregação de sexos em espaços públicos e restrições às mulheres, que cobrem seu rosto com um "niqab" (véu que deixa apenas os olhos de fora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário