> TABOCAS NOTICIAS : Cientistas obtêm células-tronco de embrião humano clonado

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Cientistas obtêm células-tronco de embrião humano clonado

Um grupo de cientistas americanos conseguiu, pela primeira vez na História, obter células-tronco humanas com o mesmo DNA de uma célula adulta. O trabalho, publicado nesta quarta-feira (15/05) na revista Cell, é o primeiro caso bem-sucedido da aplicação em pessoas da técnica de clonagem que deu origem, por exemplo, à ovelha Dolly.
O anúncio é feito após 15 anos de pesquisas insistentes e uma série de fracassos científicos. Mas, segundo os autores do estudo, não se trata ainda de obter pessoas clonadas, mas sim de chegar à chamada fase de blastocisto do embrião para extrair as células-tronco.
O que os pesquisadores da Universidade de Ciências de Oregon conseguiram foi transferir o núcleo da célula da pele, contendo o DNA de uma pessoa, para a célula de um óvulo, de onde foi retirado o material genético. O núcleo de uma célula adulta uniu-se, então, com um óvulo que produz células-tronco.
"As células-tronco obtidas por essa técnica demonstraram a sua capacidade de se diferenciarem, como as células-tronco normais, em diferentes tipos de células – nervosas, hepáticas e cardíacas", explicou o coordenador da pesquisa, Shoukhrat Mitalipov. http://180graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário