> TABOCAS NOTICIAS : 29 DE MAIO

quarta-feira, 29 de maio de 2013

29 DE MAIO

Numa iniciativa da Federação Internacional de Esclerose Múltipla (Multiple Sclerosis International Federation – MSIF), é comemorado o Dia Mundial da Esclerose Múltipla na última quarta-feira de maio de cada ano.
De acordo com a Federação existem cerca de 2,5 milhões de pacientes em todo o mundo. Segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), o Brasil possui mais de 30 mil portadores, sendo que desse total apenas cinco mil recebem tratamento adequado devido à demora no diagnóstico.
De modo geral, a EM é pouco conhecida pela população. Devido ao nome “esclerose múltipla”, muitas pessoas a confundem com outras patologias popularmente agrupadas no termo “esclerose”, mais frequentes na senilidade, tais como a Doença de Alzheimer. Diferentemente dos quadros que envolvem demência, a EM atinge principalmente jovens e adultos na faixa etária de 20 a 40 anos, na proporção de duas mulheres para cada homem. Mais em Fonte: World MS Day / Revista Vigor

ANIVERSÁRIO DO IBGE - 29 DE MAIO - DIA DO ESTATÍSTICO
Estatística é uma palavra de origem grega – statízo – que significa ‘estabelecer´, ‘verificar´. "Presentemente, usamos a palavra com os seus dois sentidos originais. No sentido de ‘estabelecer´, a Estatística cuida do levantamento de dados, sua posterior organização e sistematização. No sentido de ‘verificar´, a Estatística testa hipóteses, faz projeções, estima quantidades que não podem ser mensuradas diretamente, seja na natureza seja no mundo social do qual fazemos parte.

História da estatística
Indícios apontam que 3000 anos a.C. já eram feitos censos na Babilônia, China e Egito. Usualmente, estas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento militar. O Imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o censo de todo o Império Romano.
Após a Idade Média, os governantes na Europa Ocidental, preocupados com o avanço de doenças endêmicas que poderiam devastar populações e também acreditando que o tamanho da população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações sobre os batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVI e XVIII, quando as aspirações mercantilistas levaram as nações a buscarem o poder econômico como forma de poder político, informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos, começaram a serem coletadas pelos governantes. Também foi nessa época que a Estatística passou a ser considerada disciplina autônoma, tendo como objetivo básico a descrição dos bens do Estado.
Entre os séculos XVI e XVIII, quando as aspirações mercantilistas levaram as nações a buscarem o poder econômico como forma de poder político, informações estatísticas referentes a variáveis econômicas, tais como comércio exterior e produção de bens e de alimentos, começaram a ser coletadas pelos governantes. Também foi nessa época que a Estatística passou a ser considerada disciplina autônoma, tendo como objetivo básico a descrição dos bens do Estado. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/aniversario-do-ibge-29-de-maio-dia-do.html

A Assembleia Geral da ONU designou 29 de maio Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas, a fim de prestar homenagem a todos os homens e mulheres que serviram e servem ainda nas operações de manutenção da paz, pelo seu elevado grau de profissionalismo, de dedicação e de coragem, e de honrar a memória daqueles que perderam a vida ao serviço da paz (resolução 57/129 de 11 de dezembro de 2002). A Assembleia convidou todos os Estados Membros, os organismos das Nações Unidas, as organizações não governamentais e os indivíduos a celebrarem o dia de forma condigna. Mais em Fonte: Celebremos a Paz / UN


DIA DO GEÓGRAFO - 29 DE MAIO
A superfície da Terra é a camada do planeta de contato e inter-relacionamento entre a atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera. Esta camada permite, através de seu equilíbrio natural, o surgimento de minerais, água, solos diferentes, vida animal, vida vegetal e uma série quase infinita de outros acontecimentos que tendem a mudar com o tempo. É de essencial importância para a Geografia o estudo destes fenômenos no espaço, no tempo, seu inter-relacionamento e agrupamento em padrões e funções.
A palavra Geografia é resultante da junção dos radicais gregos "geo" e "graphos", significando respectivamente Terra e escrever. Geografia é, portanto, o estudo científico da superfície da Terra, com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície do globo terrestre.

História da Geografia
A Geografia é considerada por muitos autores uma das mais antigas disciplinas acadêmicas e, inicialmente, foi chamada de história natural ou filosofia natural. Ela percorreu um grande e rico caminho até se tornar uma especialidade. No Brasil, por exemplo, a Geografia só começou a ser lecionada oficialmente em Instituições de Ensino Superior após a Revolução de 30, com a criação de Cursos Superiores de Geografia e História, nas Faculdades de Filosofia, e nos Cursos de Administração e Finanças.
O estudo da superfície da Terra surgiu na Grécia antiga e, tempos depois, ficou esquecido, ressurgindo após séculos com o Renascimento e os grandes exploradores dos séculos XIV e XV. Grande parte do mundo ocidental conhecido era dominada pelos gregos, em especial o leste do Mediterrâneo. Sempre interessados em descobrir novos territórios de domínio e atuação comercial, era fundamental que conhecessem o ambiente físico e os fenômenos naturais. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-do-geografo-29-de-maio-historia-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário