> TABOCAS NOTICIAS

.

.

domingo, 21 de junho de 2026

Ronaldinho vira reforço de um time da terceira divisão da Itália

O craque de 46 anos comprou parte do Ravenna e vai investir no clube em uma parceria voltada ao marketing
Via NPExpresso
Ravenna – Itália – O pentacampeão Ronaldinho Gaúcho surpreendeu o mundo da bola mais uma vez. Aos 46 anos, o eterno craque foi anunciado como novo investidor do Ravenna, time que disputa a terceira divisão italiana. A contratação, que na verdade é um negócio de marketing e investimento, não prevê que ele entre em campo para jogos oficiais, mas o brasileiro deve participar de amistosos e eventos promocionais com a camisa do clube.  João Lemes; Fonte: GZH 

Novo capítulo na carreira
Ronaldinho comprou uma parte das ações do time e passa a ser acionista do Ravenna. A apresentação oficial está marcada para o dia 23 de junho, em Miami. “Mal posso esperar para dançar com a bola novamente e escrever um novo capítulo com Ignazio e toda a família Cipriani. O futebol sempre foi uma fonte de alegria para mim”, disse o ex-jogador em suas redes sociais. O presidente do clube, Ignazio Cipriani, não escondeu a admiração pelo novo parceiro, chamando o acerto de algo extraordinário.

Foco em ações beneficentes
A parceria não vai ficar só no futebol. Durante o evento de apresentação, o Ravenna também vai lançar o novo uniforme e anunciar uma doação para a Street Soccer USA, uma organização que ajuda pessoas através do esporte. A negociação foi facilitada pela boa relação de Ronaldinho com o vice-presidente da equipe, Ariedo Braida, figura que foi importante na ida do brasileiro para o Milan, em 2008.

Sem fórmula única, estados reinventam estratégias para recuperar coberturas vacinais

Força-tarefa contra o sarampo, novas rotas de distribuição e apoio aos municípios estão entre as ações premiadas; Para gestores, problema da queda vacinal é multifatorial, e soluções precisam ser adaptadas para cada realidade.  Fonte: Folha de S. Paulo

A recuperação das coberturas vacinais no Brasil tem exigido muito mais do que a garantia de oferta de imunizantes. Melhorar os índices depende de vencer distâncias geográficas, reorganizar serviços, enfrentar a desinformação, aproximar a vacina das pessoas e criar novas formas de cooperação dentro do SUS.

No ano passado, o Brasil retornou à lista dos 20 países com maior número de crianças não vacinadas no mundo, segundo levantamento divulgado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), e há uma corrida em curso para reverter esse quadro.

Nas últimas terça (16) e quarta-feira (17), 109 experiências exitosas foram apresentadas em uma mostra promovida pelo Conass (Conselho Nacional de Secretarias de Saúde), na sede da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) em Brasília. As estratégias revelam que não existe uma única solução para um país marcado por realidades tão distintas.

No Tocantins, a iniciativa premiada foi uma força-tarefa que conteve um surto de sarampo iniciado em uma comunidade ortodoxa russa de Campos Lindos, município com cerca de 8.600 habitantes onde havia pessoas não vacinadas. A resposta contou com a parceria entre estado, município e Ministério da Saúde, com ações de educação, bloqueio, busca ativa e vacinação.

Segundo Gisele Carvalho Luz, diretora de vigilância das doenças transmissíveis e não transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, a atuação começou antes mesmo da confirmação dos primeiros casos, registrados em julho do ano passado. “Quando se trata de sarampo, cada hora ganha é revertida em proteção da população”, afirma.

SERRINHA-BA: Tiros assustam foliões durante festa junina; ninguém ficou ferido

Foto: Divulgação
Disparos de arma de fogo causaram correria e pânico na madrugada deste sábado (20) nas proximidades da Arena Marianão, em Serrinha, no norte da Bahia.

O caso ocorreu na Rua Capitão Apolinário, próximo a uma churrascaria com grande concentração de pessoas no primeiro dia de festa. Ninguém ficou ferido.

Testemunhas relataram ter ouvido ao menos um disparo e descreveram o suspeito como um homem de camisa escura. A Polícia Militar confirmou ter ouvido o disparo e realizou buscas na região, mas ninguém foi preso.

Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas para ajudar na identificação do autor. Via BN

Brasileira integra comissão médica de Curaçao em empate histórico contra Equador na Copa do Mundo

Foto: Reprodução
Uma brasileira está entre os nomes que ajudaram a escrever um capítulo histórico do futebol na Copa do Mundo da FIFA. A paulistana Suzanne Huurman integra a comissão médica da Seleção de Curaçao, responsável pelo acompanhamento físico e clínico dos atletas.  As informações são do Metrópoles

No último sábado (20/6), Curaçao conquistou seu primeiro ponto na competição ao empatar em 0 a 0 com o Equador, resultado considerado histórico por se tratar da menor nação a pontuar em uma edição de Copa do Mundo.
Suzanne lidera o departamento médico da equipe e celebrou o resultado em suas redes sociais, compartilhando registros da comemoração dos jogadores após o apito final. Entre as imagens divulgadas, estavam publicações do elenco ao lado do rei dos Países Baixos, Willem-Alexander, e da rainha Máxima, que também acompanharam a partida.

O empate reforçou o momento especial vivido pela seleção curaçauense, que vem ganhando destaque internacional pela campanha na competição e pelo feito inédito dentro do torneio.

Quem foi a primeira pessoa trans da história?

Por Ky Merkley e Nick Winters
Em todos esses tempos você veria diferenças entre as pessoas que entenderia como homens e mulheres
Imagine que você tenha uma máquina do tempo e possa viajar para qualquer civilização da história. Talvez você voltasse à Atenas Antiga ou a um mosteiro na Idade Média. Ou poderia se misturar aos guerreiros hititas antes de uma batalha na Anatólia da Idade do Bronze, região que hoje corresponde à Turquia.

Em todos esses tempos e lugares, você veria diferenças entre as pessoas que, de modo geral, entenderia como homens e mulheres. Veria uma variedade de roupas, penteados, formatos corporais e outros indicadores de gênero nessas diferentes culturas.

Mas, se perguntasse a qualquer pessoa desses períodos o que é essencial para ser homem ou mulher, se um homem poderia se tornar mulher e vice-versa, ou se existiria algum tipo de ser humano além de homens e mulheres, receberia respostas diferentes dependendo de quem consultasse.

E não apenas um monge medieval do século XIII responderia de forma diferente de um guerreiro hitita de 2.500 anos antes. Mesmo dentro de uma única cidade, pessoas com diferentes profissões, papéis sociais ou formas de pensar poderiam responder de maneiras distintas.

O interessante é que, onde quer que existam evidências de fronteiras de gênero em sociedades antigas, também existem evidências de pessoas que cruzavam essas fronteiras. Na verdade, desde que existem seres humanos, existem pessoas que hoje chamaríamos de transgênero.

Nós dois somos professores de Estudos Clássicos, área dedicada ao estudo das culturas da Grécia e de Roma antigas. Nick é especialista em matemática e ciência da Grécia Antiga, enquanto Ky se dedica à história do gênero e das categorias de gênero na Grécia e em Roma. Por isso, vamos nos concentrar principalmente na Grécia Antiga e nas regiões próximas ao refletir sobre pessoas trans em civilizações do passado.

Definindo os termos
O fato de a capacidade de cruzar, borrar ou redefinir as fronteiras de gênero existir desde a Antiguidade não significa que os povos antigos entenderiam o termo “transgênero” da mesma forma que as pessoas o entendem hoje. Atualmente, essa palavra se refere a alguém que foi identificado como menino ou menina ao nascer, mas que posteriormente concluiu que não correspondia à classificação que lhe foi atribuída. Mais na agenciaaids

Disparos de alertas falsos não seguiram padrão do "Defesa Civil Alerta"

Alguns celulares ligados, desligados ou no modo silencioso não tocaram com o alerta
Foto: Reprodução
Os disparos de alertas falsos que foram enviados para celulares de pessoas de diversas cidades do Brasil, na madrugada deste sábado (2), não seguiram o padrão operacional da ferramenta de transmissão do governo, conhecida como "Defesa Civil Alerta".

O sistema foi criado para funcionar com aparelhos desligados, segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Mas houve relatos de pessoas que estavam com celulares ligados, desligados ou no modo silencioso, e o alerta falso não tocou.

O ministério apontou que os alertas falsos foram fora do padrão "por se tratar de um acionamento não autorizado". As mensagens, em pelo menos sete unidades da federação, continham a palavra "misantropia", ou variantes.  Por: Metro1

Espanha atropela Arábia Saudita e encaminha vaga na 2ª fase da Copa do Mundo

Lamine Yamal e Oyarzabal marcaram em Espanha 4x0 Arábia Saudita
REUTERS/Claudia Greco
A Espanha desencantou na Copa do Mundo e venceu a Arábia Saudita por 4 a 0 neste domingo (21), no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, pela 2ª rodada do Grupo H. La Roja abriu 3 a 0 em apenas 24 minutos, com um gol de Lamine Yamal e dois de Oyarzabal. Al-Tambakti (contra) completou a goleada. Flashscore Notícias / Guilherme Bianchini

A Espanha encerrou um jejum de quatro jogos em Copas (2E, 2D) e se aproximou do mata-mata. A Fúria tem 4 pontos e lidera o Grupo H, enquanto a Arábia Saudita aparece em 3º lugar, com 1. Uruguai e Cabo Verde completam a 2ª rodada às 19h deste domingo.

A definição da chave é na próxima sexta-feira (26), às 21h (de Brasília). A Espanha enfrenta o Uruguai em Guadalajara, no México; a Arábia Saudita encara Cabo Verde em Houston, nos Estados Unidos.

Lamine Yamal iguala Pelé
Lamine Yamal só precisou de 10 minutos para mostrar por que todo mundo esperava sua estreia como titular na Copa do Mundo. Depois de algumas entortadas na marcação, o jovem apareceu sozinho no segundo pau para completar o cruzamento rasteiro de Oyarzabal e iniciar a goleada da Espanha.

Lamine Yamal se tornou o segundo jogador de até 18 anos a abrir o placar em um jogo de Copa do Mundo. O outro? Pelé. O brasileiro passou quase sete décadas como o único a alcançar o feito.

À la 7 a 1
A Arábia Saudita mal viu a cor da bola e já estava levando 3 a 0. Ao construir essa vantagem em 24 minutos, a Espanha repetiu o que só a Alemanha havia alcançado em uma Copa do Mundo no século XXI. Sim, no 7 a 1...

O atropelo atendeu pelo nome de Mikel Oyarzabal, autor de uma assistência e dois gols. O atacante se recuperou do desastre na estreia, quando sequer tocou na bola por 30 minutos. Após o recorde negativo, tornou-se apenas o segundo jogador a participar de três gols em tão pouco tempo em um jogo de Copa.

Salário mínimo pode chegar a R$ 2.020 até 2030, aponta projeção do governo

Estimativa consta no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e depende do desempenho da economia nos próximos anos
Foto: reprodução
A possibilidade de o salário mínimo brasileiro atingir a marca de R$ 2.020 até 2030 tem chamado a atenção de trabalhadores, aposentados e beneficiários de programas sociais em todo o país. A projeção foi apresentada pelo governo federal no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que reúne as previsões econômicas e fiscais para os próximos anos.

Atualmente, o salário mínimo está fixado em R$ 1.621 e serve como referência para milhões de brasileiros. O valor influencia diretamente benefícios como aposentadorias e pensões do INSS, seguro-desemprego e abono salarial.

Projeção prevê aumentos graduais
De acordo com o PLDO, a evolução do salário mínimo deve ocorrer de forma progressiva nos próximos anos. 
As estimativas apresentadas pelo governo são:
2027: R$ 1.717
2028: R$ 1.812
2029: R$ 1.913
2030: R$ 2.020

O cálculo considera reajustes anuais próximos de 5%, levando em conta a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o crescimento da economia brasileira.

Arcabouço fiscal pode limitar aumento
Apesar da projeção de R$ 2.020, integrantes da equipe econômica avaliam que o valor efetivo pode ser menor. Isso ocorre porque as regras do novo arcabouço fiscal estabelecem limites para o ganho real do salário mínimo — ou seja, o aumento acima da inflação.

Pelas regras atuais, esse crescimento adicional pode variar entre 0,6% e 2,5% ao ano. Com essa restrição, estimativas do governo apontam que o salário mínimo poderá alcançar cerca de R$ 1.926 em 2030, abaixo da projeção inicial.

Valor ainda não está definido

Mendonça ordena remoção de publicações com ataques a Lula e PT

Ministro André Mendonça diferenciou críticas políticas legítimas de acusações infundadas
Gustavo Moreno/STF
Por considerar que os conteúdos promovem desinformação mediante acusação grave, o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro André Mendonça, concedeu liminar nesta sexta-feira (19/6) ordenando a remoção de publicações feitas pelo senador Marcos do Val (Avante-ES) e pelo deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) que associavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT, respectivamente, ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro e ao financiamento de campanhas por facções criminosas.

A liminar atende a representações ajuizadas pela pela Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV. Nos pedidos, a federação alegou que o senador publicou montagem produzida com recursos de inteligência artificial para associar Lula à “narrativa negativa envolvendo Daniel Vorcaro, Banco Master e BTG”, acompanhada das frases “Lula aconselhou Vorcaro a não vende Master ao BTG” e “Amigos ou só negócios?”.

Já o deputado federal foi alvo da representação por divulgar um vídeo em que, ao mencionar a classificação do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas e narcoterroristas pelo governo norte-americano, disse haver “grandes suspeitas nos Estados Unidos de que esse dinheiro ainda financia campanhas do PT”.

Ao analisar o pedido feito contra Marcos do Val, o ministro explicou que criticar Lula por “supostas relações políticas ou institucionais” pertence ao campo da opinião política. Diferente disso, ponderou Mendonça, é usar imagem “aparentemente sintética” para divulgar narrativa negativa em momento pré-eleitoral.

“Não se trata, portanto, de censurar crítica política nem de impedir debate público sobre o Banco Master, Daniel Vorcaro, BTG ou eventuais relações políticas e econômicas de interesse coletivo. O elemento central de ilicitude, neste momento processual, é a veiculação de conteúdo visual aparentemente artificial, em contexto político-eleitoral, sem identificação clara e ostensiva dessa condição”, disse ele.

Quanto ao vídeo divulgado por Sóstenes, o ministro também considerou que, embora a crítica ácida a adversário políticos faça parte do debate democrático, tal ideia “não impede a atuação cautelar da Justiça Eleitoral” quando houver sinais suficientes de que o conteúdo questionado veicula fatos descontextualizados e sabidamente falsos. Mais na conjur

Brasil abre curso de fotografia gratuito e online; inscrições abertas

Lorena Fassina / SNB
As inscrições para o curso de fotografia gratuito e online vão até o dia 2 de novembro e podem ser feitas pela plataforma da Escult. Fotos: divulgação

Se você quer aprender fotografia ganhou uma boa oportunidade: o governo do Brasil abriu inscrições para um curso gratuito, online e com certificado, que pode ser feito por pessoas de todo o país.

A iniciativa é da Escola Solano Trindade de Cultura e Economia Criativa (Escult), plataforma desenvolvida pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG).

O Curso Livre de Fotografia está com inscrições abertas para sua segunda turma e foi criado para ampliar o acesso à formação na área cultural, atendendo desde pessoas que estão começando até quem já tem contato com a fotografia e quer aprimorar suas técnicas.

Formação gratuita e no ritmo de cada aluno
A proposta é ensinar não apenas como registrar imagens, mas também desenvolver um olhar mais criativo e técnico sobre a fotografia como linguagem, memória e ferramenta de comunicação.

O curso é 100% online, gratuito, autoinstrucional e permite que cada participante organize seus próprios horários de estudo.

Com 60 horas de carga horária.

Etapas do curso
A formação passa por diferentes etapas da fotografia, incluindo:
* história da fotografia
* técnicas de fotometria
* uso de lentes e objetivas
* composição de imagens
* processos de pós-produção

Como se inscrever
As inscrições estão abertas para interessados de qualquer região do país.

Os interessados podem se inscrever até o dia 2 de novembro de 2026 pela plataforma da Escult.

É uma oportunidade para quem quer aprender fotografia, desenvolver novas habilidades e até abrir caminhos profissionais na área criativa. Boa sorte!

Ortobom é condenada a pagar R$ 300 mil por discriminação de gênero em cargos de gerência

Foto: Reprodução
A Ortobom foi condenada a pagar R$ 300 mil por danos morais coletivos, após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) confirmar decisão que apontou discriminação contra mulheres na fabricante de colchões, sediada em Arapongas, no Paraná.

A condenação tem origem em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho, motivada pelo fato de que todas as 22 gerências e as duas subgerências da empresa eram ocupadas por homens em 2022.

A decisão foi confirmada por unanimidade pela Terceira Turma do TST. O relator, ministro Alberto Balazeiro, apontou que a empresa não apresentou "explicação objetiva plausível" para o preenchimento dos cargos e lembrou que mais da metade da população do município onde fica a indústria é composta por mulheres.

Ferry Boat tem filas muito intensas e espera acima de 4 horas em Salvador

Fila do Ferry Boat segue muito intensa no terminal de São Joaquim, enquanto Bom Despacho apresenta movimento mais tranquilo neste domingo (21)
Por Laraelen Oliveira / AratuOn
Ferry Boat opera com espera superior a três horas em Salvador, segundo atualização mais recente do Filômetro da Internacional Travessias/Foto: Divulgação

O Filômetro da Internacional Travessias, empresa responsável pela administração do sistema Ferry Boat, aponta que o terminal de São Joaquim, em Salvador, registra fila muito intensa para embarque de veículos na manhã deste domingo (21).

Fila do Ferry Boat ultrapassa 4 horas de espera em Salvador
De acordo com a atualização mais recente da ferramenta, realizada há cerca de 9 minutos, o tempo de espera no terminal da capital baiana é de mais de quatro horas, situação classificada pela concessionária como fila muito intensa.

Motoristas que pretendem realizar a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica devem se programar com antecedência devido ao grande fluxo de veículos registrado no local.

Ferry Boat conta com monitoramento em tempo real por meio do Filômetro, ferramenta que informa a situação das filas nos dois terminais/Foto: Divulgação

Já no terminal de Bom Despacho, em Itaparica, o cenário é mais tranquilo. Segundo o Filômetro, a situação é de pouca fila, com tempo estimado de espera entre 60 e 90 minutos para embarque.

A recomendação para os usuários é acompanhar as atualizações do Filômetro antes de seguir para os terminais, já que as condições de embarque podem sofrer alterações ao longo do dia em razão da demanda de veículos e passageiros.

'Trump é mais acolhedor com inimigos do que com aliados', diz Premiê da Itália

A primeira-ministra italiana afirmou estar "chocada" com as falas do republicano
Reprodução/Getty Images
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, reagiu às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e classificou suas falas como "completamente mentirosas". Em pronunciamento, a líder italiana afirmou estar "chocada" com o conteúdo das declarações. Via portaldocase

Meloni também criticou a postura de Trump em relação aos aliados dos Estados Unidos. Segundo ela, o presidente americano tem adotado um tom mais duro com países parceiros do que com nações consideradas adversárias do Ocidente.

Durante o discurso, a premiê defendeu uma resposta imediata às declarações e afirmou que a Itália não pretende "implorar mais" diante desse tipo de posicionamento. Para Meloni, as falas de Trump representam um tratamento injustificado a um país aliado.

A troca de declarações ocorre em meio ao aumento das tensões diplomáticas entre Washington e parceiros internacionais, reacendendo o debate sobre a condução da política externa dos Estados Unidos.

Musculação ajuda a prevenir Alzheimer e melhora independência de pessoas que têm a doença

Por Laiz Menezes | Folhapress
Foto: © José Cruz/Agência Brasil
A musculação pode desempenhar um papel importante tanto na prevenção do Alzheimer quanto no cuidado de pessoas que já receberam o diagnóstico da doença. Além de ajudar a preservar força, mobilidade e funcionalidade ao longo do envelhecimento, a atividade está associada a mecanismos biológicos que favorecem a saúde cerebral e podem contribuir para reduzir o risco de declínio cognitivo.

O aposentado Rogério Beck, 59, recebeu o diagnóstico de Alzheimer há cerca de dois anos. Desde então, passou a praticar mais exercício físico como parte do tratamento. Trocou a corrida pela musculação e treina de três a quatro vezes por semana, dividindo as sessões por grupo muscular. Diz que sente a diferença nos dias em que não vai: "passo o dia meio irritado, acabo dormindo pior".

A esposa Karin Beck, 55, faz o caminho inverso: treina para prevenir o diagnóstico. Com histórico familiar de Alzheimer -a mãe morreu em 2004 devido a complicações da doença-, ela faz pilates duas vezes por semana, modalidade que combina força, equilíbrio e mobilidade, e acrescentou duas sessões de caminhada à rotina.

Paulo Caramelli, neurologista e professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), afirma que a atividade física, incluindo a musculação, é considerada parte fundamental de estratégias de prevenção e cuidado do Alzheimer. Segundo ele, o sedentarismo é um dos principais fatores de risco modificáveis para demência, o que coloca o exercício físico no centro das intervenções não farmacológicas.

Entre os mecanismos biológicos associados à musculação, Caramelli destaca a ação das miocinas, substâncias produzidas pelo músculo durante a contração. Essas moléculas entram na circulação e podem alcançar o cérebro, onde estimulam a formação de novas conexões entre neurônios e contribuem para a manutenção da plasticidade cerebral --capacidade do cérebro de se reorganizar, criar novas conexões entre neurônios e se adaptar ao longo da vida.

Pocah passa por cirurgia às pressas após inflamação na região íntima

Foto: Reprodução/redes sociais
A cantora Pocah revelou aos seguidores nas redes sociais que precisou passar por uma cirurgia de emergência após ser diagnosticada com bartolinite, uma inflamação da glândula de Bartholin, responsável pela lubrificação da região íntima feminina. As informações são Metrópoles.

Internada desde a noite de sexta-feira (19/06), a artista usou os Stories do Instagram neste sábado (20) para tranquilizar os fãs e informar que passa bem. Segundo ela, segue em observação hospitalar e recebendo medicação intravenosa para dar continuidade ao tratamento.

Ao relatar a experiência, Pocah descreveu a intensidade da dor causada pela inflamação. “É uma dor que você não consegue andar, não consegue sentar, você fica sem dignidade total. Eu já estava com ela há quatro dias, é insuportável”, contou.

A ex-participante do Big Brother Brasil 21 também explicou que a bartolinite ocorre quando a glândula de Bartholin fica obstruída e inflamada, provocando grande desconforto.

Pocah revelou ainda que enfrentou o mesmo problema há cerca de três meses, mas acreditou que se tratava de um furúnculo e realizou apenas tratamento convencional. Desta vez, porém, a situação se agravou e exigiu uma drenagem realizada em centro cirúrgico com sedação.

“Dessa vez eu precisei fazer uma drenagem em centro cirúrgico com sedação, porque a dor era insuportável”, afirmou a cantora.

Apesar do susto, a artista garantiu que seu estado de saúde é estável e que não corre riscos.

EUA defendem restrições de viagem ao Irã na Copa do Mundo

Seleção tem que se deslocar para locais de jogos dentro de um prazo de 24h e retornar diretamente à base de treinamentos após término das partidas, no México
Reuters / SBT
Torcedores do Irã comemoram após a partida, em 15 de junho de 2026 | Reuters/Matthew Childs
Os Estados Unidos continuarão avaliando os planos de viagem da seleção iraniana para a Copa do Mundo, mas, por enquanto, o plano original permanece em vigor, apesar de a equipe ter afirmado que apresentaria uma reclamação à Fifa, disse Andrew Giuliani, diretor executivo da Força-Tarefa da Casa Branca para o torneio, em entrevista à Reuters neste sábado.

O Irã está insatisfeito com as restrições que determinam que a seleção pode se deslocar para os locais dos jogos apenas dentro de um prazo de 24 horas antes das partidas e precisa retornar diretamente à sua base de treinamento em Tijuana, no México, logo após o apito final. O técnico Amir Ghalenoei sugeriu que sua equipe é "a mais oprimida de toda a Copa do Mundo".

Giuliani, no entanto, afirma que a situação é dinâmica e que discutirão quais medidas serão adotadas para a terceira partida do Irã contra o Egito, em Seattle, na sexta-feira (26), após o confronto contra a Bélgica, em Los Angeles, no domingo (21).

"A situação é dinâmica", disse Giuliani em uma entrevista exclusiva em Houston. "Temos um plano no momento. Amanhã à tarde (domingo, após a partida contra a Bélgica), eles pegarão o voo de 27 minutos de volta para Tijuana."

"Vamos ver como será para a segunda partida e, no dia seguinte, haverá discussões sobre como será para a terceira em Seattle."

Giuliani defendeu as medidas adotadas e disse que a mudança antes do torneio da base de treinamento da equipe de Tucson para Tijuana reduziu o tempo de viagem do Irã.

Lei que permite reconhecimento de fibromialgia como deficiência exige análise individual

Para TJ-SC, lei catarinense é válida, mas diagnóstico de fibromialgia não gera reconhecimento de deficiência automaticamente
CNJ
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve a validade da lei estadual que incluiu a fibromialgia entre as condições passíveis de reconhecimento como deficiência e autorizou a criação da Carteira Estadual de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPF). A interpretação dada à norma, contudo, impede que o simples diagnóstico da doença garanta automaticamente o enquadramento como pessoa com deficiência.

A ação direta de inconstitucionalidade foi proposta pelo Ministério Público de Santa Catarina contra dispositivos da Lei Estadual 18.928/2024, que alterou a Lei Estadual 17.292/2017. O MP-SC sustentou que a norma invadiu competência legislativa da União ao equiparar, de forma automática, pessoas com fibromialgia às pessoas com deficiência, além de afrontar o princípio da isonomia.

A desembargadora relatora destacou que a legislação nacional e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência adotam o chamado modelo biopsicossocial, no qual o reconhecimento da deficiência depende da análise individualizada dos impedimentos funcionais e das barreiras enfrentadas pela pessoa, e não apenas do diagnóstico clínico.

De acordo com o relatório, a fibromialgia apresenta manifestações variadas, e nem todos os pacientes desenvolvem limitações funcionais que justifiquem o enquadramento jurídico como pessoa com deficiência. “O diagnóstico é o ponto de partida clínico, mas não é, por si só, condição suficiente para o reconhecimento jurídico da deficiência”, frisa a relatora. Mais na conjur

Jorge Jesus é cotado para assumir seleção após Copa do Mundo

Treinador está sem clube desde sua saída do Al-Nassr, da Arábia Saudita
Jorge Jesus durante jogo do Al-Nassr contra o Al-Hilal
© Getty Images
Jorge Jesus desponta como o principal candidato para assumir o comando da seleção de Portugal após o término da Copa do Mundo de 2026. Sem clube desde sua saída do Al-Nassr, da Arábia Saudita, o treinador de 71 anos mantém negociações avançadas para liderar a equipe portuguesa no próximo ciclo, tendo Cristiano Ronaldo como principal referência dentro do elenco.

A mudança ocorrerá porque o atual técnico, Roberto Martínez, já confirmou publicamente que deixará o cargo ao fim do Mundial, independentemente do desempenho de Portugal na competição disputada nos Estados Unidos. O contrato do treinador espanhol se encerra após o torneio. Durante sua passagem, Martínez comandou a seleção em mais de 40 partidas e teve como principal conquista o título da UEFA Nations League.

Nos últimos meses, as conversas entre Jorge Jesus e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) avançaram significativamente. Caso o acordo seja oficializado depois da Copa do Mundo, será a primeira vez que o treinador português comandará uma seleção nacional em sua carreira. Vinícius Daniel•galaticosonline

ITABERABA-BA: Homem é espancado até a morte em rodoviária

A polícia investiga se ciúmes após uma conta paga pela vítima pode ter motivado o espancamento
Redes sociais
Um homem de 27 anos, identificado como Matheus Santos Oliveira de Sousa, foi espancado até a morte na madrugada desta sexta-feira (19), no terminal rodoviário de Itaberaba, no interior da Bahia.

Segundo relatos de testemunhas à Polícia Civil, a vítima foi agredida por dois suspeitos com socos e chutes, principalmente na região da cabeça. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os agressores desferindo os golpes, enquanto uma mulher tenta impedir a ação.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar socorro a Matheus. Apesar das tentativas de reanimação, ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

A principal linha de investigação aponta que a vítima e os suspeitos estariam ingerindo bebidas alcoólicas juntos antes das agressões. Ainda segundo a polícia, Matheus teria pago a conta do grupo e, na presença de algumas mulheres, os suspeitos teriam ficado enciumados com a situação.

Diligências seguem em andamento para identificar os suspeitos. Via Bnews

Inverno começa neste domingo (21) no Brasil; veja previsão

Estação deve ter período menos chuvoso nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e em partes do Norte e Nordeste
Felipe Moraes / SBT
Inverno começou oficialmente neste domingo (21) | Divulgação/Paulo Pinto/Agência Brasil
O inverno começou oficialmente no Hemisfério Sul neste domingo (21), às 5h24, e termina em 22 de setembro, quando a primavera tem início.

Apesar da expectativa pelo frio e por dias mais curtos, o período deve sofrer impactos do El Niño, confirmado no começo do mês pela Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa, em inglês) e que deve elevar temperaturas no Brasil. O fenômeno deve seguir até o fim do inverno no Hemisfério Norte, em fevereiro de 2027.

Termômetros variam drasticamente entre as regiões do país no primeiro dia da nova estação, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O calor predomina no Centro-Oeste, com possibilidade de temperaturas próximas de 37ºC, e no Norte e Nordeste, ondem máximas podem chegar a 34ºC. Já no Sul, mínimas ficam entre 2ºC e 4ºC no Rio Grande do Sul, com possibilidade de geadas.

Veja previsão tempo para o primeiro dia do inverno:
Centro-Oeste
As mínimas podem atingir 8ºC no sul de Mato Grosso do Sul e 14ºC no Distrito Federal. Já as máximas mais elevadas, de até 37ºC, são previstas no nordeste de Mato Grosso e norte de Goiás.

Para hoje, a previsão é de pancadas isoladas de chuva no noroeste de MT e possibilidade de chuva no resto do estado. No sul de Goiás e na maior parte de MS, espera-se chuva fraca e passageira. O tempo deve permanecer estável no sul do MS e nas áreas central e norte de GO.

Nordeste
As mínimas devem ocorrer no sul da Bahia, próximas de 14ºC, e em Pernambuco, variando de 18ºC a 20ºC. Já as máximas são esperadas para a faixa entre Ceará, Maranhão e Piauí, podendo marcar 36ºC. No interior de Ceará, Rio Grande do Norte, PI, oeste da Paraíba, norte baiano e oeste pernambucano, ficam entre 32º e 34ºC.

Pancadas de chuva devem se limitar ao norte do Maranhão e do Piauí e ao noroeste do Ceará. Chuva fraca e passageira deve chegar no centro do MA e do PI, no CE, RN, PB, interior de PE, Alagoas, Sergipe e noroeste da BA. Para litorais de AL, PE, SE e extremo norte baiano, a condição aguardada é de chuva isolada. Tempo deve permanecer estável nos demais locais. Mais no sbtnews

Erro comum ao carregar o celular pode acabar com a bateria mais rápido do que você imagina

Imagem de Magnific
A bateria do seu celular acabou ou está naqueles últimos 10% que se esgotam em um piscar de olhos. Você se apressa, encontra o carregador e colocar o celular para carregar. Mas aí eu te pergunto: você liga o carregador à tomada ou ao celular primeiro? Você provavelmente nem registrou o que colocou primeiro, mas esse é um caso em que a ordem dos fatores altera sim o resultado. Segundo especialistas e fabricantes, a ordem correta pode contribuir para proteger a bateria do seu aparelho e aumentar a sua durabilidade. Por Carolina Carvalho * diariodocomercio

A prática mais recomendada é ligar o seu carregador primeiro à tomada e só então conectá-lo ao seu celular. Como explica matéria da Itatiaia, essa ordem é a ideal porque permite que a corrente elétrica se estabilize no carregador antes de chegar ao seu aparelho. Com isso, você diminui a possibilidade de pequenas oscilações ou picos de tensão quando o smartphone começa a receber a energia, além de minimizar eventuais riscos elétricos. Essas oscilações podem contribuir para o desgaste da sua bateria.

Mas calma: se você até hoje sempre conectou o cabo ao aparelho e depois à tomada, pode ficar tranquilo, porque isso provavelmente não vai causar problemas graves no funcionamento do seu celular.

Outros cuidados para prolongar a vida útil da bateria do seu celular
Tente manter a sua carga entre 20% e 80%. Evite deixar o celular descarregar totalmente com frequência. Por isso mesmo, você deve evitar deixar o celular conectado a noite toda, porque ele fica em 100% por longos períodos. Por fim, você deve sempre usar acessórios originais ou certificados, para evitar danificar os componentes da sua bateria.

Motoristas de app e taxistas já podem pedir financiamento para veículo zero

Benefício do Move Aplicativos serve para renovar frota
Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil
Começa nesta sexta-feira (19) o período para motoristas de aplicativos e taxistas solicitarem financiamento de veículos zero quilômetro por meio do programa Move Brasil. A iniciativa do governo federal é voltada à renovação da frota de transporte individual no país.

Os interessados precisam se cadastrar na plataforma oficial do programa para solicitarem o benefício junto às instituições financeiras, caso tenham atendido aos critérios de participação. Em um prazo de até cinco dias após o cadastro, o trabalhador será informado se poderá participar do programa.

A iniciativa integra o Move Brasil, que prevê linhas de crédito facilitadas para aquisição de veículos novos.

O Move Motos é uma linha de crédito para motociclistas de aplicativos que desejam financiar ciclomotores, motonetas, motocicletas e bicicletas elétricas produzidas no Brasil ou com projeto de investimento voltado à produção no país.

Ele segue os mesmos moldes do Move Aplicativos, que tem como público-alvo motoristas de aplicativos e taxistas interessados em financiar carros.

Essas linhas de crédito são uma expansão do Move Brasil, criado para viabilizar a renovação de frotas no país, por meio de facilidades de financiamento.

Juros
Segundo o Planalto, a taxa a ser cobrada para financiamento dos veículos será de 12,5% ao ano, o que corresponde a 0,99% ao mês para homens e 0,91% ao mês para mulheres.

Os financiamentos serão destinados exclusivamente à compra de veículos novos, com valor máximo de R$ 150 mil. Os automóveis precisam ser de montadoras habilitadas no programa e atender a critérios de sustentabilidade definidos pelo governo.

Brasil tem Rayssa Leal e mais dois na final da Copa do Mundo de Roma no skate

Reprodução / Instagram @rayssalealsk8
O Brasil terá três representantes nas finais da Copa do Mundo de Roma no skate street: Rayssa Leal, no feminino, e Giovanni Vianna e Wallace Gabriel, no masculino.

A disputa pelo título acontece neste domingo (21). O feminino às 14h45 (horário de Brasília), e o masculino às 16h10.

As semifinais aconteceram no formato de duas voltas e três manobras, valendo como nota final a somatória da melhor volta e da melhor manobra. Os oito mais bem colocados avançaram à decisão.

Rayssa Leal fechou na quinta colocação. A skatista somou 148.74 pontos, com 74.05 na primeira volta e 74.69 na primeira manobra.

Ela retornou às pistas após três meses devido a uma lesão. Em março, durante as finais do Mundial de Skate, Rayssa teve uma contusão óssea no joelho direito.

Giovanni Vianna ficou com a quarta colocação. Ele totalizou 159.57 pontos, com 80.09 na segunda volta e 79.48 na primeira manobra.

Wallace Gabriel avançou à final em quinto lugar. O atleta somou 154.09 pontos, com 78.54 na segunda volta e 75.55 na segunda manobra.

O Brasil teve outros três representantes nas semifinais. Na masculina, Kelvin Hoefler ficou em 14º, e Filipe Mota em 16º. Na feminina, Gabi Mazetto ficou em 9º.  Por Folhapress

Vinicius Júnior iguala Romário e entra no top 5 de participações em gols do Brasil em Copas

Foto: Reprodução / Instagram / @vinijr
Eleito o melhor em campo na vitória da Seleção Brasileira sobre o Haiti, Vinicius Júnior alcançou uma marca importante com a camisa amarelinha. O atacante do Real Madrid igualou Romário em participações em gols pelo Brasil em Copas do Mundo e entrou no top 5 brasileiro no recorte desde 1986.

Na partida contra a seleção haitiana, Vini marcou mais um gol e participou diretamente da construção ofensiva brasileira, sendo decisivo para o triunfo da equipe comandada por Carlo Ancelotti.

Com o desempenho, Vinicius chegou a seis participações em gols em seis partidas de Copa do Mundo. O número coloca o camisa 7 ao lado de nomes históricos da Seleção Brasileira no torneio.

No levantamento de participações em gols pelo Brasil em Copas desde 1986, Ronaldo aparece na liderança, com 19 participações em 19 partidas. Neymar e Rivaldo vêm na sequência, ambos com 11 participações. Careca soma oito, enquanto Vinicius Júnior aparece com seis.

BRASILEIROS COM MAIS PARTICIPAÇÕES EM GOLS EM COPAS DO MUNDO:
Ronaldo - 19 participações em 19 jogos
Neymar Jr. - 11 participações em 13 jogos
Rivaldo - 11 participações em 14 jogos
Careca - 8 participações em 9 jogos
Vinicius Júnior - 6 participações em 6 jogos

Novo acordo trabalhista prevê aumento de quase 18% no salário de funcionários de supermercado

Foto ilustrativa: drobotdean/Freepik
Entrou em vigor a nova Convenção Coletiva de Trabalho dos supermercados de Goiás. O acordo, celebrado pelo Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Supermercado de Goiás (Secom-GO), estabeleceu duas mudanças principais: reajustes salariais por função e fechamento total em três feriados (1º de maio, 4 de outubro e 25 de dezembro).

O limite de horário aos domingos até as 11h, outra mudança que havia sido aprovada, foi derrubado pelo Tribunal Regional do Trabalho. Os supermercados estão liberados para funcionar além deste horário.

O documento do acordo coletivo também concede dois bônus adicionais por tempo de serviço: 4% para quem tem três anos de casa e 6% para cinco anos. Três municípios goianos ficaram de fora do pacto por pertencerem a outras jurisdições sindicais: Rio Verde, Itumbiara e Catalão.

Aumento salarial
Os percentuais de aumento variam conforme a ocupação. O maior reajuste, de 17,96%, foi aplicado aos ajudantes de açougue e padaria, além de vendedores e atendentes, cujo salário subiu de 1.412 para 1.665,55 reais.

O segundo maior percentual, 16,35%, beneficiou o fiscal de controle e perdas, que passou de 1.700 para 1.977,87 reais. Abaixo, a lista completa dos valores corrigidos:

Operador de hipermercado e patinador: de 1.600 para 1.775,52 (10,97%)
Repositor de frios, laticínios e perecíveis: de 1.500 para 1.665,55 (11,04%)
Operador de caixa: de 1.500 para 1.665,55 (11,04%)
Salgadeiro e cozinheiro: de 1.500 para 1.665,55 (11,04%)
Açougueiro, padeiro, confeiteiro e atendente de peixaria: de 1.800 para 1.977,87 (9,88%)
Fiscal de loja: de 1.800 para 1.977,87 (9,88%). Mais no diariodocomercio

Japão goleia Tunísia no jogo de número 1.000 na história da Copa do Mundo

Flashscore Notícias / Daniel Otton
Kamada abriu o placar sem muita intenção de marcar / REUTERS/Eloisa Sanchez
O Japão venceu a Tunísia por 4 a 0, na madrugada deste domingo (21), pela 2ª rodada do Grupo E da Copa. Kamada, Ueda (2) e Ito marcaram os gols no Estádio BBVA, em Monterrey, no México. Foi a primeira vez na história que um jogador japonês marca mais de um gol em uma mesma partida de Copa.

Com o resultado, a Tunísia (nove gols sofridos em dois jogos) segue sem pontuar no Mundial, com o Japão mantendo a invencibilidade e chegando aos 4 pontos, na vice-liderança do grupo, atrás da Holanda, que tem a mesma pontuação e saldo, mas fez mais gols até aqui.

A partida foi a de número 1.000 na história das Copas e marcou a estreia do técnico Herve Renard pela Tunísia, que demitiu Sabri Lamouchi após goleada de 5 a 1 sofrida para a Suécia na rodada inaugural.

O Japão mostrou intensidade no 1° tempo para construir o resultado nos 45 minutos iniciais antes de tirar o pé na etapa final. Os asiáticos souberam acelerar o jogo quando necessário e podem aparecer no caminho do Brasil no confronto de 16 avos de final. Na próxima rodada, a Tunísia encara a Holanda, na quinta-feira (25). O Japão, no mesmo dia, pega a Suécia.

Japão acelerado
O Japão foi eficiente em sua primeira chegada, colocando pra dentro para destravar a possível retranca da Tunísia. Nakamura foi até a linha de fundo, pela esquerda, e fez cruzamento que teve desvio de Kamada, com a bola morrendo no fundo das redes africanas.

Com menos de 9 minutos, o Japão chegou por outras duas vezes, parando na defesa adversária e também no goleiro Dahmen, que ultrapassou boa parte da linha, sendo salvo pela tecnologia.

Colômbia decide eleição presidencial neste domingo (21)

Senador Iván Cepeda, candidato da esquerda, e o advogado Abelardo de La Espriella, da direita, disputam 2º turno acirrado
Karyn Souza / SBT News
Iván Cepeda e Aberlardo de La Espriella tiveram 40,9% e 43,7% dos votos válidos, respectivamente, no primeiro turno das eleições | Reprodução
A Colômbia realiza, neste domingo (21), o segundo turno da eleição presidencial. O senador Iván Cepeda, candidato da esquerda e do atual presidente Gustavo Petro, e o advogado Aberlardo de La Espriella, da direita, disputam o governo do país pelos próximos quatro anos, em um pleito acirrado.

Cerca de 41 milhões de eleitores colombianos estão aptos a votar, porém, nem todos devem indicar um candidato, já que o voto não é obrigatório no país. No primeiro turno, realizado em 31 de maio, a abstenção chegou a 42%. Nesta etapa, de La Espriella recebeu 43,7% dos votos válidos e Cepeda, 40,9%.

Aos 47 anos, o representante da direita concorre pela primeira vez a um cargo público. Com o apoio declarado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Aberlardo de La Espriella recebeu o apelido de "El Tigre" (em português, "O Tigre) e tem a pauta da segurança pública como principal bandeira.

Já Iván Cepeda, de 63 anos, ocupa uma cadeira no parlamento colombiano e é aliado do governo Petro. O senador é conhecido como um defensor dos direitos humanos e do processo de paz na Colômbia.

MEI pode receber ótima notícia em julho com aumento expressivo no salário

Foto ilustrativa: USP Imagens
Em julho de 2026, o Congresso Nacional deve debater uma proposta para aumentar o limite de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) para R$ 134 mil anuais. Este projeto, reunindo parlamentares, líderes empresariais e associações, visa reformar o Simples Nacional, sistema de tributação simplificada.

Este projeto de lei complementar busca alinhar o ambiente regulatório à realidade econômica atual. A proposta, agora em tramitação com urgência, aguardada com expectativa, poderá aumentar a geração de empregos e fortalecer pequenos negócios.

Potenciais impactos econômicos
A atualização do limite do MEI promete mais do que mudanças fiscais. Seria uma oportunidade para microempreendedores ampliarem suas operações e contratarem até dois funcionários, conforme a nova proposta. Estima-se que a medida poderia gerar até 870 mil empregos.

Essa flexibilização no número de contratações potencializaria a empregabilidade e o crescimento sustentável dos pequenos negócios. Atualmente, eles representam mais de 95% das empresas no Brasil.

Trajetória da proposta

Fungo transmitido pelo arranhão do gato doméstico está presente em animais selvagens, mostra estudo

O fungo causador da esporotricose, que normalmente é transmitido entre gatos e provoca sérias lesões na pele, foi encontrado nos órgãos internos de animais selvagens. O estudo apoiado pela Fapesp foi publicado em março na revista Mycopathologia. Fonte: Agência SP

Foram três as espécies detectadas, todas do gênero Sporothrix, incluindo uma que só existe no Brasil, Sporothrix brasiliensis. Além dela, foram encontradas S. globosa e S. schenckii, esta última predominante, encontrada em mamíferos e aves.

Os resultados sugerem que animais silvestres também podem ser reservatórios desses fungos, que causam sérias lesões em animais domésticos, mas que podem contaminar humanos, afetando a pele e podendo chegar ao sistema linfático.

“Não foi possível saber se os fungos estavam em sua forma patogênica nos animais silvestres, mas é evidente que estão circulando mais do que imaginávamos, com potencial risco para a saúde humana e animal”, explica Anderson Messias Rodrigues, professor da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) e coordenador do estudo.

Rodrigues coordena o projeto “Epidemiologia molecular e perspectivas genômicas na evolução e propagação de patógenos fúngicos emergentes”, financiado pela Fapesp.

“Não pudemos realizar a histopatologia para confirmar a infecção, o que pode ser feito em futuros estudos. No entanto, conseguimos detectar o DNA do fungo nos tecidos internos, como fígado e coração, o que é um indício de que ele está circulando no organismo. Além disso, só foram avaliados órgãos anatomicamente íntegros e não expostos ao ambiente, o que poderia ser uma fonte de contaminação”, conta Steffanie Skau Amadei, primeira autora do estudo, que realiza doutorado na Universidade McGill, no Canadá.

As análises foram realizadas durante estágio de Amadei no Laboratório de Patógenos Fúngicos Emergentes, coordenado por Rodrigues na EPM-Unifesp. A detecção direta e precisa do material genético foi viabilizada por um ensaio molecular desenvolvido e validado anteriormente pelo grupo, também com apoio da Fapesp, que permite diagnosticar e diferenciar rapidamente as principais espécies emergentes de Sporothrix.

Gerdau recebe multa máxima por contaminação na praia de São Tomé de Paripe

Multa aplicada pelo Inema aponta responsabilidade da Gerdau por contaminação em São Tomé de Paripe
Foto: Reprodução/Expedia
O Instituto do Meio Ambienta da Bahia (Inema) aplicou à Gerdau Aços Longos uma multa de 50 milhões reais por causa da contaminação na praia de São Tomé de Paripe. Esse montante corresponde ao valor máximo das multas determinadas pelo Inema para este tipo de caso.

Há quase três meses apareceram pontos de contaminação das cores azul e amarelo na orla de São Tomé de Paripe, o que provocou o fechamento de parte da praia para banhistas e vem causando graves prejuízos para pescadores, barraqueiros, marisqueiras e para a população do subúrbio.

Inicialmente as críticas da população se direcionaram à empresa Terminal Itapuã, que opera no local com o transporte de fertilizantes. Mas os estudos e laudos realizados apontam que a contaminação poderia ter outro causadores, já que as manchas coloridas remetiam ao cobre que era operado até o início de 2022 pela Gerdau, que ainda é a proprietária do terminal.

Os laudos realizados em peixes e crustáceos que morreram no local mostraram a contaminação por cobre, comprovando a tese de contaminação pretérita, já que o Terminal Itapuã teve suspenso o desembarque de fertilizantes desde março deste ano. Por: Metro1

Alemão Manuel Neuer quebra recorde e se torna o goleiro com mais jogos em Copas do Mundo

Aos 40 anos, alemão alcança 21 partidas em Mundiais e supera o francês Hugo Lloris em marca histórica
Foto: Reprodução/Fifa
O goleiro Manuel Neuer entrou para a história das Copas do Mundo neste sábado (20) ao se tornar o jogador na posição com mais partidas disputadas no torneio. O recorde foi alcançado durante o confronto da Alemanha contra a Costa do Marfim, pela segunda rodada da fase de grupos. Por: Metro1 

Com a partida, Neuer chegou a 21 jogos em Mundiais, ultrapassando o francês Hugo Lloris, campeão do mundo com a França em 2018. O alemão disputa sua quinta Copa do Mundo e amplia uma trajetória marcada por feitos históricos com a seleção.

A estreia do goleiro em Copas aconteceu em 2010. Desde então, ele participou das edições de 2014, 2018, 2022 e 2026, sendo um dos protagonistas da campanha do título mundial conquistado pela Alemanha no Brasil.

O retorno de Neuer ao time nacional também chamou atenção. Após anunciar aposentadoria da seleção em 2024, o goleiro voltou a ser convocado pelo técnico Julian Nagelsmann depois de uma sequência de boas atuações pelo Bayern de Munique.

Aos 40 anos, o camisa 1 também figura entre os jogadores com mais partidas na história das Copas do Mundo. Apesar das eliminações precoces da Alemanha nas duas edições anteriores, o veterano segue acumulando marcas importantes na principal competição do futebol mundial.

sábado, 20 de junho de 2026

Estudo aponta que 85% dos brasileiros vão participar de festas juninas

Pesquisa do Instituto Locomotiva sobre os festejos juninos apontou que 85% dos brasileiros maiores de 18 anos pretendem participar das comemorações de São João neste ano. O número é superior aos 81% de adultos interessados em ir a uma festa junina em 2025, mas próximo da margem de erro do levantamento, que é de 3%.  Fonte: Agência Brasil

O estudo seguiu os parâmetros da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) e foi realizado entre 29 de abril e 6 de maio.

A pesquisa também investigou qual é o tipo de festa preferido do público. As festas juninas de rua e gratuitas lideram e foram mencionadas por 44% dos brasileiros. Os arraiais na casa de amigos ou familiares serão o destino de 39% dos entrevistados, enquanto as festas em igrejas ou quermesses são destino para 37%. Os entrevistados poderiam mencionar mais de um tipo de evento que pretendem participar.

“Festa junina é uma das expressões mais bonitas de como o Brasil transforma cultura em encontro. A pesquisa mostra que essa celebração atravessa o país de jeitos diferentes, muda conforme a região, o território e a forma de viver de cada comunidade, mas preserva uma força comum: reunir pessoas em torno da tradição, da comida, da música e do pertencimento”, comentou Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Entre as regiões, a população do Nordeste aparece como a mais apaixonada pelo São João que acontece em eventos públicos. Cerca de 51% dos entrevistados pretendem ir a festas juninas de rua e gratuitas, o maior índice entre as regiões. No Sudeste, esse percentual chega a 44%, enquanto no Norte é de 43%. Já no Sul, a principal intenção é participar de festas na casa de amigos ou familiares, mencionada por 43%. No Centro-Oeste, as festas em igrejas ou quermesses aparecem como principal atividade, com 42%.

Brasil deve adotar gasolina com 32% de etanol a partir da próxima quarta, afirma Alckmin

Governo prevê redução no preço do combustível, menor dependência de importações e estímulo à produção nacional de biocombustíveis
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
A mistura obrigatória de etanol na gasolina deve passar de 30% para 32% a partir da próxima quarta-feira (24). O anúncio foi feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que informou que a medida será submetida à aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Segundo o governo federal, a mudança vai ajudar a reduzir o preço da gasolina para o consumidor, além de diminuir a emissão de poluentes e fortalecer a cadeia produtiva de biocombustíveis no país.

A expectativa é que o aumento da participação do etanol elimine a necessidade de importar cerca de 500 milhões de litros de gasolina por mês, tornando o Brasil autossuficiente no abastecimento do combustível.

A medida integra a política de incentivo aos combustíveis renováveis prevista na Lei do Combustível do Futuro. Em 2025, o percentual de etanol na gasolina já havia sido elevado de 27,5% para 30%.

O governo também destaca o avanço da produção de etanol de milho, especialmente no Centro-Oeste. Mato Grosso lidera o setor e responde por cerca de 70% da oferta nacional desse combustível, considerado estratégico para a expansão da nova mistura.

Curaçao conta com atuação do goleiro Room para anular Equador e somar 1° ponto na Copa

Flashscore Notícias / Daniel Ottoni
Room teve um total de 15 defesas na partida - REUTERS/Kai Pfaffenbach
Equador e Curaçao ficaram no empate sem gols, neste sábado (20), pela 2ª rodada do Grupo E da Copa do Mundo. A partida foi disputada no Arrowhead Stadium, em Kansas City (EUA), tendo o goleiro Eloy Room, de Curaçao, como grande destaque.

Com o resultado, o Equador segue sem vencer na Copa, não tirando proveito do favoritismo. Curaçao teve saldo positivo com o resultado, somando seu primeiro ponto na história dos Mundiais.

Os dois times chegam à última rodada com chances de se classificar. Ambos somam um ponto, com a lanterna sendo de Curacao pelo saldo de gols. A Alemanha lidera a chave com seis pontos, com a Costa do Marfim ocupando a vice-liderança com três.

Depois da derrota na estreia, Equador foi ao campo com uma nova formação, encontrando dificuldades no começo do confronto, com sua defesa se mostrando mais exposta do que deveria. Por sorte, o time sul-americano teve pela frente um adversário limitado que, apesar disso, mostrou coragem para não ficar somente no campo de defesa.

Curaçao contou com boa atuação do goleiro Eloy Room (autor de 15 defesas e maior nota do jogo - 9,4 - pelo critério Flashscore) para testar a paciência do Equador, que teve mais volume e também precisou contar com intervenções do arqueiro Galíndez para não ser derrotado. A falta de precisão equatoriana foi um ponto determinante para o resultado final.

Na próxima rodada, a última da fase de classificação, o Equador enfrenta a líder e já classificada Alemanha, na quinta-feira (25), com Curaçao encarando a Costa do Marfim no mesmo dia.

Valencia e seus gols perdidos
A primeira grande chance do jogo veio com o Equador. Valencia, ex-Internacional, perdeu oportunidade clara de frente para o goleiro, com Room fazendo grande defesa.

Curaçao conseguiu assustar, por mais de uma vez, roubando a bola e usando a velocidade para se lançar ao ataque, aproveitando a linha alta de sua defesa. Mas faltou pontaria ao time da América Central, que fechou o 1° tempo sem acertar o alvo adversário, com o Equador tendo seis chutes a gol.

Goleiros trabalhando

Mega-Sena: Aposta do RJ leva sozinha prêmio de R$ 39 milhões

Vencedor do concurso deste sábado (20) é de Nova Iguaçu; quina teve 65 apostas ganhadoras, que vão receber mais de R$ 30 mil cada
Bilhetes da mega-sena | Foto: redes sociais
Uma aposta simples de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, acertou as seis dezenas sorteadas neste sábado (20), no concurso 3.021 da Mega-Sena, e levou sozinha o prêmio de R$ 39.427.096,38.

Os números sorteados foram: 16 - 19 - 22 - 24 - 46 - 58

A quina teve 65 apostas ganhadoras, que vão levar R$ 30.910,50. Outros 3.942 apostadores acertaram quatro números e, cada um, receberá o prêmio de R$ 840,14.

O próximo sorteio da Mega-Sena acontece na terça-feira (23), com prêmio estimado de R$ 3,5 milhões. As apostas podem ser feitas nas casas lotéricas ou pela internet. O volante com seis dezenas marcadas custa R$ 6, enquanto o bilhete com sete números assinalados sai por R$ 42.

Segundo dados da Caixa, a probabilidade de ganhar o prêmio máximo com uma aposta de seis dezenas é de uma em mais de 50 milhões.

Já com uma aposta com 20 dezenas, maior número permitido, as chances sobem para uma a cada pouco mais de 1,2 mil. A jogada, no entanto, custa mais de R$ 232 mil.  SBT News

Falso alerta da Defesa Civil atingiu cerca de 30 milhões em 8 estados

PF investiga de onde partiram as mensagens
Alex Rodrigues e Fabíola Sinimbú - Repórteres da Agência Brasil
© Print Marcelo Brandão
Usuários de telefonia móvel de ao menos sete estados, mais o Distrito Federal, receberam as falsas mensagens disparadas após a invasão do sistema nacional de notificações de desastres da Defesa Civil, entre a noite desta sexta-feira (19) e madrugada deste sábado (20). De acordo com o ministério, os disparos foram feitos entre 23h41 e 1h23.

Conforme a Agência Brasil apurou, uma análise preliminar aponta que os diferentes alertas chegaram a moradores de:
Belo Horizonte (MG),
Brasília (DF),
Campo Grande (MS),
Curitiba (PR),
Rio Branco (AC),
Rio de Janeiro (RJ),
Salvador (BA) e
São Paulo (SP).

Somadas, essas cidades reúnem cerca de 30 milhões de pessoas. Além das capitais, também foram enviados alertas para outros municípios menores nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Em entrevista coletiva na manhã deste sábado, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Wolnei Wolff, esclareceu que, durante a invasão ao sistema Defesa Civil Alerta, foram emitidas dez diferentes notificações.

“Foram nove mensagens emitidas pelo Cell Broadcast [sistema implantado em 2025] e uma pelo sistema SMS [sistema utilizado desde 2014 e substituído no ano passado]”, afirmou Wolff.