> TABOCAS NOTICIAS

.

.

terça-feira, 16 de junho de 2026

Futura/Apex confirma liderança consolidada de Lula sobre Flávio Bolsonaro no primeiro e no segundo turno

Por Edu Mota, de Brasília/bn
Foto: Montagem com fotos Agência Brasil e Agência Senado
Em um cenário próximo ao que foi apresentado pela pesquisa BTG/Nexus, um novo levantamento divulgado nesta terça-feira (16), desta vez da Futura/Apex, mostrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando as simulações de primeiro e segundo turnos com vantagem sobre seu principal adversário, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

No principal cenário de primeiro turno da Futura/Apex, Lula aparece com 7,5% à frente do senador do PL. Já na pesquisa BTG/Nexus, divulgada nesta segunda (15), o presidente Lula apareceu com nove pontos percentuais à frente de Flávio Bolsonaro.

Confira abaixo o principal cenário de primeiro turno da Futura/Apex:
Lula (PT) - 41,6%
Flávio Bolsonaro (PL) - 34,1%
Ronaldo Caiado (PSD) - 4,5%
Romeu Zema (Novo) - 3,5%
Renan Santos (Missão) - 2,3%
Joaquim Barbosa (DC) - 2,1%
Cabo Daciolo (Mobiliza) - 1,1%
Augusto Cury (Avante) - 0,9%
Brancos/nulos - 6,3%
Não sabe - 3,7%

A proximidade dos números das pesquisas Futura/Apex e BTG/Nexus aparece também no cenário em que é testada a disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro em um eventual segundo turno. Enquanto no BTG/Nexus Lula vence o segundo turno com 6% de distância para Flávio, essa diferença vai para 5,2% no levantamento Futura/Apex.

O estudo Futura/Apex também simulou outros dez cenários de segundo turno para a eleição presidencial, incluindo disputas com Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (Novo), Renan Santos (Missão), Tereza Cristina (PP), Michelle Bolsonaro (PL) e Fernando Haddad (PT).

Confira abaixo como ficaram as simulações de disputas de um eventual segundo turno, com Lula e sem Lula:

Deslizamento de terra na Rocinha atinge carros e motos após forte chuva no Rio

Queda de barranco ocorreu após rompimento de tubulação de esgoto; não há registro de feridos
Foto: Reprodução
Um deslizamento de terra atingiu a comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, após a forte chuva que caiu em diferentes regiões da cidade nesta segunda-feira (15). A queda do barranco aconteceu por volta das 17h30, após o rompimento de uma tubulação de esgoto provocado pelo grande volume de água.

A força da enxurrada atingiu carros e motocicletas. Não há informações de feridos.

Equipes da Prefeitura do Rio foram acionadas para retirar a terra e desobstruir a Estrada da Gávea, que ficou interditada após o deslizamento.

A chuva provocou transtornos em outras áreas da cidade, principalmente na Zona Sul e na região central. No bairro do Catete, ruas ficaram alagadas nas proximidades da estação de metrô. Também houve registros de queda de árvores em bairros das zonas Oeste e Sul da capital.

Com a interdição da Estrada da Gávea, moradores relataram dificuldades para se deslocar dentro da comunidade. O trânsito ficou congestionado e a circulação de vans, motocicletas e ônibus foi afetada.

Até o momento, não há registro de vítimas. O Corpo de Bombeiros informou que não recebeu chamados relacionados à ocorrência.

Apesar dos transtornos causados pela chuva, o Rio de Janeiro permanece no estágio operacional 1, condição em que não há impactos considerados graves para a cidade. A previsão é de tempo instável até quinta-feira (18). Mais no blogdovalente

ITABUNA-BA: Hospital de Base recebe primeiros pacientes nos novos leitos exclusivos para cirurgias eletivas

Mais conforto, dignidade e cuidado. Os primeiros usuários já estão ocupando os novos leitos exclusivos para cirurgias eletivas do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), unidade administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), que iniciou nesta segunda-feira, dia 15, uma nova etapa na assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pela primeira vez em sua história, a unidade hospitalar passa a contar com leitos exclusivos para procedimentos eletivos, oferecendo uma estadia mais confortável, acolhedora e humanizada.

Inaugurado no dia 29 de maio, o novo espaço está localizado na Enfermaria A e dispõe de três quartos, totalizando 12 leitos ti integralmente reformados e equipados com ar-condicionado, televisor e frigobar.

A estrutura foi planejada para proporcionar mais comodidade e bem-estar durante a recuperação pós-operatória.

Como parte dessa iniciativa, a direção também está entregando uma sacola personalizada aos usuários, reforçando o cuidado com cada etapa da assistência e tornando a permanência hospitalar ainda mais acolhedora.

Mais do que uma melhoria estrutural, o investimento representa um avanço na qualidade do atendimento, reafirmando o compromisso da instituição com a humanização e a excelência dos serviços prestados.

Justiça barra eleição antecipada da Câmara....

Justiça barra eleição antecipada da Câmara....antecipar pra quê e por quê?

Ah, sim....entendi !

Melhor, todos entendem !

Hugo Motta anuncia votação do fim da escala 6x1 e projeto contra misoginia na Câmara

Presidente da Casa convocou reunião de líderes nesta terça (16) para alinhar os detalhes
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que pretende colocar em votação no plenário, ainda nesta semana, duas matérias de forte apelo social: o projeto de lei que prevê o fim da escala de trabalho 6×1 e a proposta voltada ao combate à misoginia. O anúncio foi feito pelo parlamentar em suas redes sociais e visa destravar a pauta legislativa da Casa, que se encontra obstruída pela tramitação de urgência de temas trabalhistas. Antonio Dilson Neto / portaldocase

Para garantir a viabilidade das votações nos próximos dias, Motta convocou uma reunião de líderes partidários para a tarde desta terça-feira (16), às 14h. O encontro servirá para alinhar as arestas políticas e definir o cronograma de apreciação dos textos pelos deputados federais.

A discussão sobre a alteração da jornada de trabalho contará com protagonismo baiano nos bastidores de Brasília. O deputado federal Leo Prates (Republicanos-BA) foi escalado pelo presidente da Câmara para apresentar o relatório e esclarecer os pontos técnicos e operacionais do projeto de lei aos líderes das bancadas.

“O deputado Leo Prates vai esclarecer pontos do seu parecer sobre o PL que acaba com a escala 6×1, apesar de já termos aprovado a PEC sobre a redução da jornada de trabalho”, explicou Hugo Motta em seu comunicado.

Trump diz que Irã concordou em 'nunca ter arma nuclear'

Presidente dos EUA explicou que entendimento faz parte do acordo para acabar com a guerra, alertando para "sérias consequências" em caso de descumprimento
Camila Stucaluc
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | Divulgação/White House
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (16), durante participação da cúpula do G7, que o Irã concordou em “nunca ter uma arma nuclear”. O entendimento, segundo o republicano, faz parte do acordo firmado entre os países para acabar com a guerra no Oriente Médio.

"A única coisa que realmente importa para mim é que o Irã nunca terá uma arma nuclear, e isso está escrito ‘alto e claro’. Eles não vão desenvolvê-la ou comprá-la. E se eles fizerem, sofrerão consequências inacreditáveis. Dito isso, espero que tenhamos um ótimo relacionamento”, disse Trump.

Restringir a capacidade nuclear do Irã é uma das prioridades da política externa de Washington há décadas. Em 2015, o então presidente Barack Obama fez um acordo com o país, limitando as atividades nucleares e permitindo a inspeção das instalações para garantir que fossem usadas apenas para fins civis e não para a produção de armas. Em troca, o Irã recebia alívio nas sanções. Mais no sbtnews

Busca por remédios controlados sem receita cresce no Brasil

Levantamento do Olá Doutor aponta alta procura por Mounjaro, Ozempic, Sertralina, Ritalina e Venvanse; especialista faz alerta
Freepick
SBT News - A prática de automedicação ganhou novos protagonistas em 2026. Impulsionados pelo boom das discussões sobre saúde mental e a popularização das canetas emagrecedoras, medicamentos como Mounjaro e Sertralina estão entre os mais buscados na internet por quem tenta adquiri-los sem prescrição, segundo pesquisa do Olá Doutor.

No geral, medicamentos com efeito de perda de peso são uma das categorias de maior interesse quando o assunto são as buscas por remédios sem prescrição. A sibutramina (indicada para auxiliar no tratamento da obesidade) lidera o ranking, representando, sozinha, quase 27% de todo o volume registrado entre os dez medicamentos analisados.

Na lista, também aparecem o Mounjaro e Ozempic — que, juntos do líder do pódio, somaram quase 220 mil buscas totais nos últimos 12 meses.

É um movimento que vai muito além da procura por fármacos específicos. Termos genéricos, como “remédio para emagrecer sem receita” e “inibidor de apetite sem receita”, também registraram alto volume de interesse, com 82 mil e 29 mil pesquisas, respectivamente.

Para Anderson Zilli, CEO do Olá Doutor, o alto volume das buscas online destaca como tal demanda passou a integrar a rotina de quem busca resultados estéticos e de performance sem avaliação profissional. “Sibutramina, Ozempic e testosterona sintética são substâncias com indicações precisas e efeitos que exigem monitoramento contínuo”, alerta. “O caminho mais seguro é sempre procurar um profissional de saúde, que avaliará a necessidade do tratamento e possíveis efeitos adversos”.

Da ansiedade ao TDAH
A saúde mental aparece logo em seguida como uma das principais frentes de interesse entre os brasileiros que procuram medicamentos sem prescrição na internet. As buscas por Sertralina, Ritalina e Venvanse sem receita — cujos usos vão do tratamento da ansiedade e depressão ao manejo do TDAH — somaram quase 86 mil buscas nos últimos 12 meses, o equivalente a 22,8% de todo o volume analisado.

JITAÚNA-BA: Criminosos invadem casa na zona rural e matam homem a tiros

Reprodução
Uma propriedade rural foi invadida por homens armados na noite de segunda feira (15) na região do Pati, zona rural de Jitaúna, nas proximidades de uma represa. A vítima, que ainda não teve o nome divulgado pela polícia, teve a porta da casa arrombada por um trio de pistoleiros que já chegou atirando.

Ao ouvir o barulho dos tiros, um tio da vítima ainda partiu com um facão em punho para tentar socorrer o sobrinho mas, ao chegar no local do crime, já o encontrou sem vida.

A princípio os criminosos não levaram objetos de valor da casa e adentraram o imóvel apenas com o intuito de cometer o homicídio.

O crime, que deixou um clima de medo e insegurança pairando na zona rural de Jitaúna, deverá ser investigado pela Polícia Civil.  Por Ipiaú Online 

Polícia encontra 34 fetos enterrados em jardim de médica na Polônia; ela é presa

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Uma médica foi presa na Polônia após a polícia encontrar 34 fetos humanos enterrados no jardim de sua antiga casa. A prisão foi informada pelas autoridades nesta segunda-feira (15). Via Bahia Noticias

Magdalena H., de 57 anos, sem antecedentes criminais, é suspeita de ter utilizado os fetos para realizar experimentos e pode enfrentar pena de até 12 anos de prisão. As acusações contra ela incluem vilipêndio a cadáver, gestão inadequada de resíduos e abandono de materiais perigosos em local não autorizado.

A descoberta ocorreu após os promotores receberem, na semana passada, uma denúncia de que resíduos médicos haviam sido encontrados durante obras na antiga casa da médica, localizada em Lutoryz, no sudeste do país.

Uma busca na área, com participação de dezenas de policiais, sensores e cães, resultou na localização de ao menos 34 fetos enterrados no jardim.

O caso gerou grande repercussão na Polônia, país tradicionalmente católico com uma das legislações sobre aborto mais rígidas do mundo.

Segundo um porta-voz do Ministério Público, por enquanto não há provas de que eles tenham sido obtidos por meio de abortos ilegais.

Neymar ainda luta contra o relógio para voltar à Copa do Mundo

Camisa 10 não joga desde a lesão sofrida no Brasileirão
Juliana Rodrigues•galaticosonline
A contagem regressiva para o retorno de Neymar à Seleção Brasileira ganhou um marco importante nesta semana. Nesta quarta-feira (17), o camisa 10 completa exatamente um mês longe dos gramados desde a lesão muscular de grau 2 na panturrilha direita, sofrida durante uma partida do Campeonato Brasileiro. Desde então, o principal astro do Brasil não disputou mais nenhum jogo e acompanha a Copa do Mundo tentando acelerar a recuperação sem comprometer sua condição física.

A expectativa da comissão técnica é que Neymar volte a treinar com bola nos próximos dias, mas o discurso é de máxima cautela. Conforme apuração do correspondente Leonardo Baran, nos Estados Unidos, o atacante só será liberado para atuar quando estiver totalmente recuperado. A preocupação é evitar qualquer risco de agravamento da lesão justamente em um momento decisivo do Mundial.

Ainda existe uma pequena possibilidade de Neymar ganhar alguns minutos contra o Haiti, na sexta-feira (19), pela segunda rodada da fase de grupos. Para isso, porém, ele precisa apresentar evolução imediata e retomar as atividades com bola antes da partida. Enquanto o retorno não acontece, o Brasil segue aguardando seu principal nome, que já soma um mês sem entrar em campo e corre contra o tempo para voltar a vestir a camisa amarelinha na Copa.

Eleitor não polarizado vai decidir eleição, diz CEO da Nexus

Ao SBT News, Marcelo Tokarski afirma que a disputa segue apertada e que o eleitor não polarizado, hoje em cerca de 21%, tende a ser decisivo no resultado.

O CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, afirmou nesta segunda-feira (15) que a eleição presidencial deve ser decidida pelo eleitor não polarizado, que hoje representa cerca de 21% do eleitorado. Em entrevista ao SBT News, Tokarski destacou que a disputa segue apertada, com leve melhora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e estabilidade do senador e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL).


Em um segundo cenário, sem alguns pré-candidatos, Lula aparece com 43%, ante 41% no levantamento anterior. Flávio Bolsonaro oscilou de 35% para 34%.

Tokarski apontou que a melhora de Lula está ligada ao avanço na avaliação do governo e as novas tarifas dos Estados Unidos. Já Flávio, apesar de desgaste pontual, se mantém competitivo, especialmente no segundo turno.

O principal sinal de alerta, segundo o CEO da Nexus, é o crescimento da rejeição de Flávio Bolsonaro, que chegou a 52%, enquanto a de Lula recuou e se estabilizou em 47%.

Para o analista, a eleição tende a repetir o padrão de 2022, com parte do eleitorado votando mais para rejeitar um candidato do que para escolher o preferido.

Nesse cenário, o eleitor não polarizado, mais urbano, informado e sem posição ideológica fixa, ganha protagonismo. Segundo ele, esse grupo tende mais a Lula, mas segue volátil e pode mudar até o pleito.

Juiz suspende autos de infração contra o iFood e afasta vínculo empregatício com entregadores

Valor da causa ultrapassa a marca de 29,6 milhões de reais
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O iFood obteve uma vitória jurídica estratégica no âmbito da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro. A empresa conseguiu uma decisão favorável para suspender quarenta autos de infração lavrados por fiscais do trabalho, os quais exigiam o reconhecimento formal de vínculo empregatício com mais de nove mil entregadores usuários da plataforma.

De acordo com os autos do processo, cujo valor da causa ultrapassa a marca de 29,6 milhões de reais, esses profissionais prestavam serviços por meio de empresas de entrega rápida que mantêm contratos de intermediação de negócios com o aplicativo de entregas.

A decisão acolheu os argumentos apresentados pela defesa do iFood, que contestou a natureza jurídica da relação de trabalho imposta pelas autuações.

No processo, a plataforma negou categoricamente a existência dos requisitos legais que configuram o vínculo empregatício diretamente com os entregadores, sustentando que sua atuação se limita à intermediação tecnológica de negócios entre os restaurantes, as empresas de logística parceiras e os trabalhadores autônomos.

Ao analisar o caso, o magistrado responsável considerou viável o pedido de suspensão dos efeitos das penalidades administrativas até que o mérito da discussão seja julgado de forma definitiva.

Bolsonaro pede a Moraes autorização para novos exames

Ex-presidente precisará fazer cinco procedimentos no DF Star; solicitação ocorre a 10 dias do fim da prisão domiciliar
José Matheus Santos, Jessica Cardoso/sbt
O ex-presidente Jair Bolsonaro | Diego Herculano/Reuters
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou nesta segunda-feira (15) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorização para que ele realize exames médicos no Hospital DF Star, em Brasília.

Segundo os advogados, os procedimentos foram prescritos pelo médico Brasil Ramos Caiado para acompanhar o quadro de saúde do ex-presidente.

No pedido, a defesa informa que Bolsonaro deverá se submeter a cinco exames: tomografia computadorizada do tórax sem contraste, tomografia computadorizada do abdômen total sem contraste, manometria esofágica de alta resolução, endoscopia digestiva alta e pHmetria esofágica.

“Os exames foram indicados para acompanhamento de quadro de pneumonia broncoaspirativa, diante de alteração residual identificada em exame clínico pulmonar, [...] bem como para investigação e acompanhamento de esofagite erosiva, gastrite crônica, doença do refluxo gastroesofágico, má digestão e recorrentes crises de soluço”, afirmam os advogados.

Goleiro de Cabo Verde segura Espanha, viraliza na Copa e tem salto de mais de 3000% no Instagram

Por Bia Jesus / BN
Foto: Reprodução / Redes Sociais / @vozinha1
Após uma atuação decisiva no empate em 0 a 0 entre Cabo Verde e Espanha, na tarde desta segunda-feira (15), o goleiro Vozinha ganhou destaque entre torcedores e fãs do futebol nas redes sociais.

O arqueiro cabo-verdiano, de 40 anos, foi um dos principais responsáveis pelo resultado da seleção africana. Ele realizou sete defesas durante a partida e foi eleito o melhor jogador em campo.

A repercussão também apareceu fora das quatro linhas. Antes do início do jogo, Vozinha tinha cerca de 50 mil seguidores no Instagram. Após o apito final, o número ultrapassou a marca de 1,6 milhão, um crescimento superior a 3000%.

Fã de Rogério Ceni, treinador do Bahia, e de Ivete Sangalo, o goleiro foi batizado como Josimar, em homenagem ao ex-lateral-direito brasileiro Josimar Higino, destaque da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1986, está sem clube no momento. Ele ficou livre no mercado após o fim do contrato com o CD Chaves, de Portugal.

Com a atuação diante da Espanha, Vozinha se tornou um dos personagens da rodada e virou xodó dos torcedores após ajudar Cabo Verde a conquistar um resultado histórico.

Sete em cada 10 brasileiros sentem o peso do aumento do custo de vida no orçamento

Por Daniel Araújo / BN
Foto: Joédson Alves / Agência Brasil
O orçamento das famílias brasileiras enfrenta um momento de forte pressão. De acordo com um levantamento recente da Serasa, sete em cada dez brasileiros notaram aumento nos custos cotidianos nos últimos 12 meses. O cenário de juros altos e inflação impacta diretamente a qualidade de vida, deixando menos de 20% da população com condições de pagar as contas sem dificuldades.

A pesquisa aponta que gastos inadiáveis, como supermercado, contas recorrentes (água, luz, telefone) e moradia, já representam 57% do orçamento médio mensal, que gira em torno de R$ 3.520. As regiões Sul e Sudeste lideram o ranking de maiores custos no país.

Segundo o IBGE, o rendimento médio do trabalhador brasileiro atingiu R$ 3.722 no primeiro trimestre. Diante do "aperto" nas contas, é comum que muitas famílias busquem crédito ou empréstimos para fechar o mês. O consultor financeiro Raphael Carneiro alerta, contudo, para os riscos dessa prática.

"É preciso ter muito cuidado. O crédito pode resolver o agora, mas é preciso lembrar que ele gera uma parcela que precisará ser paga. Se o mês já não fecha hoje, com o acréscimo de uma dívida, a situação pode virar uma bola de neve", explica o consultor.

Para o consultor, o equilíbrio financeiro depende da manutenção de uma margem de segurança entre receitas e despesas. "O ideal é que as despesas fiquem sempre abaixo das receitas, mantendo uma margem de folga entre 10% e 20%. A partir do momento que essa margem cai ou deixa de existir, é um indicativo claro de que a situação saiu do controle", orienta o profissional.

União diz que já havia pedido bloqueio da Ponte do Esqueleto antes de acidente que matou jovem

Órgão federal informou que a estrutura já havia sido alvo de pedido de bloqueio após outro acidente fatal registrado no ano passado.
Foto: Divulgação
A Secretaria de Patrimônio da União (SPU), órgão vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, informou que havia solicitado à Prefeitura de Limeira (SP) o bloqueio de acesso à Ponte do Esqueleto antes do acidente que resultou na morte da jovem Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos.

A declaração foi divulgada após a morte da jovem, ocorrida no último sábado (13), durante a prática de rope jump na estrutura localizada entre os municípios de Limeira e Cordeirópolis, no interior paulista.

Segundo a SPU, o pedido de interdição foi encaminhado em 2024, após outro acidente fatal registrado no local. O órgão informou que a ponte chegou a permanecer fechada por um período, mas posteriormente voltou a ter acesso liberado.

A Ponte do Esqueleto pertence à antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e nunca teve sua construção concluída. Apesar disso, o local passou a ser utilizado informalmente para atividades de aventura e esportes radicais.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Maria Eduarda caiu de uma altura aproximada de 40 metros durante a realização de um salto. As investigações apontam que a jovem teria sido lançada sem estar conectada à corda de segurança utilizada na atividade.

ITABUNA-BA: “Saúde, Democracia, Soberania e SUS” estarão em debate durante a 12ª Conferência Municipal de Saúde

A 12ª Conferência Municipal de Saúde, em Itabuna, começa nesta terça-feira, 16, às 13 horas, com a palestra de abertura que recebe o mesmo tema do evento “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”. Será palestrante o Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes de Santana.

O evento acontecerá na sede da Unex, na Praça José Bastos, centro de Itabuna, e seguirá até quarta-feira, dia 17, com uma programação que vai contar com momentos de escuta, debates e elaboração de ideias que poderão contribuir para o fortalecimento das políticas públicas do setor.

A 12ª Conferência Municipal de Saúde é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde. O encontro reunirá gestores, profissionais da saúde, usuários do SUS, representantes de entidades e a comunidade em geral.

As propostas apresentadas na etapa municipal da Conferência de Itabuna serão levadas pelos representantes do município para as etapas estadual e nacional. Antecedendo a Conferência, o município realizou durante todo o mês de maio uma série de rodas de conversa para levantar demandas e sugestões apresentadas pelos usuários, profissionais de saúde e a comunidade em geral.

TSE busca critérios claros para barrar candidatos por elo com facções

Debate envolve presunção de inocência e indicativos de que eleições estão sendo impactadas por organizações criminosas
Na tentativa de barrar a influência de organizações criminosas e facções nas eleições de 2026, a Justiça Eleitoral terá um relevante desafio: definir qual é o standard probatório para classificar os envolvidos como membros desses grupos eleitoralmente indesejáveis.

Esse debate vem sendo travado no Tribunal Superior Eleitoral sob dois vieses. O primeiro e mais polêmico é o do candidato que integra grupo criminoso.

O precedente é de Fabinho Varandão (MDB), eleito em 2024 para compor a Câmara Municipal de Belford Roxo e que teve a candidatura indeferida por integrar uma milícia atuante na região.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro considerou a existência de uma ação penal por extorsões e porte ilegal de arma de fogo contra ele, que sequer tinha sentença ainda. O TSE referendou a posição de forma unânime.

O segundo viés é do candidato que é apoiado por criminosos. Aconteceu nas eleições de Santa Quitéria (CE), em que eleitores e mesários foram intimidados por bandidos, e em Cabedelo (PB), onde uma organização criminosa usou a prefeitura para montar esquema de contratações.

Nessas situações, o TSE manteve as decisões que barraram as candidaturas com base na Súmula 24, a qual estabelece que não cabe recurso especial eleitoral para simples reanálise do conjunto fático-probatório. Segundo concluiu a corte superior nesses casos, analisar a infiltração de criminosos no projeto eleitoral exigiria o reexame de fatos e provas. Mais na conjur

CRUZ DAS ALMAS-BA: Espada invade casa, destrói banheiro e moradora é levada para emergência

O artefato atingiu o imóvel e provocou a destruição completa do banheiro da casa
Por Reizimare Lordeloblogdovalente
Foto: reprodução
Uma moradora do bairro da Tabela, em Cruz das Almas, viveu momentos de tensão na madrugada desta segunda-feira (15), após uma espada invadir sua residência durante a tradicional queima de espadas realizada na localidade. O artefato atingiu o imóvel e provocou a destruição completa do banheiro da casa.

Com o forte impacto e o susto provocado pelo incidente, a dona da residência passou mal e precisou ser encaminhada às pressas para uma unidade de emergência para receber atendimento médico.

O caso ocorreu após as comemorações do tradicional Casamento da Tesoura, evento que reúne moradores e visitantes durante os festejos juninos da cidade. Imagens registradas após o incidente mostram os danos causados no imóvel, evidenciando a força da explosão que atingiu o banheiro.

O episódio reacende o debate sobre os riscos da queima de espadas em áreas residenciais, prática que faz parte da cultura local, mas que frequentemente gera preocupações relacionadas à segurança de moradores e participantes.

Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde da moradora. O caso repercutiu nas redes sociais e chamou a atenção de moradores da cidade.

Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2026 termina nesta quarta-feira (17)

O pagamento do boleto pode ser realizado por Pix, cartão de crédito ou débito em conta, de acordo com as normas de atendimento da instituição financeira do pagador
Agência Gov | via Inep
Encerra nesta quarta-feira (17), o prazo para pagamento da taxa de inscrição da edição 2026 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para não isentos. O valor continua o mesmo da edição do ano passado, R$ 85, e pode ser pago por boleto (gerado na Página do Participante), por meio de Pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança, a depender da instituição financeira.

Isenção – O Inep concedeu gratuidade para pessoas dos seguintes perfis:Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026;
Aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa;
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Participantes do programa Pé-de-Meia.

Atendimento especializado – O resultado para quem fez solicitação de atendimento especializado para os dias de prova sai no dia 26 de junho. O benefício é voltado para pessoas com as seguintes condições: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual, surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, fibromialgia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica.

Irã reage duas vezes e empata com a Nova Zelândia pelo Grupo G da Copa do Mundo

Foto: Reprodução
Nesta segunda-feira (15), sexto dia da Copa do Mundo, Irã e Nova Zelândia empataram por 2 a 2 na estreia das duas seleções pelo Grupo G. A partida, disputada no SoFi Stadium, em Los Angeles, foi marcada por diversas chances de gols e pela capacidade de reação dos iranianos, que buscaram o empate em duas oportunidades. Via BN
 
A Nova Zelândia abriu o placar logo aos sete minutos com Elijah Just. O Irã respondeu aos 32, quando Ramin Rezaeian deixou tudo igual. Na segunda etapa, Just voltou a balançar as redes aos nove minutos e recolocou os neozelandeses em vantagem, mas Mohammad Mohebi apareceu aos 19 para marcar o gol que decretou o empate.

O resultado deixou o Grupo G completamente equilibrado ao fim da primeira rodada. Mais cedo, Egito e Bélgica também ficaram no 1 a 1, em Seattle, fazendo com que todas as equipes da chave somassem um ponto.

O duelo ocorreu em meio a um contexto delicado para a seleção iraniana, que enfrentou dificuldades logísticas para chegar aos Estados Unidos por conta do conflito no Oriente Médio. Coincidentemente, também nesta segunda-feira, EUA e Irã anunciaram a assinatura de um tratado de paz que encerrou oficialmente a guerra entre os países. Antes da partida, opositores do governo iraniano proetstaram fora do estádio.

A segunda rodada do grupo será disputada no domingo (21). Em Los Angeles, o Irã encara a Bélgica, enquanto Nova Zelândia e Egito medem forças em Vancouver, no Canadá.

ITABUNA-BA: Corpo de homem é encontrado esquartejado na 'Volta da Cobra', zona rural do município

Foto: Verdinho Itabuna
Um corpo do sexo masculino foi encontrado no final da tarde desta segunda-feira (15) em uma área de mata na região conhecida como Volta da Cobra, no município de Itabuna, no sul da Bahia.  Verdinho Itabuna

De acordo com informações da polícia, a vítima apresentava sinais de violência e o corpo foi localizado em avançado estado de decomposição. Parte dos restos mortais estava enterrada em uma cova rasa em meio à vegetação.

A descoberta ocorreu após uma denúncia anônima, que levou equipes policiais até o local. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna realizaram o levantamento cadavérico e recolheram os vestígios para os procedimentos periciais. A identidade da vítima ainda não havia sido divulgada até a última atualização desta reportagem. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do crime, identificar a autoria e esclarecer a motivação do homicídio.

segunda-feira, 15 de junho de 2026

UE está em diálogo construtivo com Brasil sobre carne, diz presidente do Conselho Europeu

Por Joao Caminoto | Folhapress
Foto ilustrativa: Reprodução / Ipea
A Comissão Europeia está em um diálogo construtivo com o Brasil para resolver a suspensão das importações de carne brasileira pelo bloco, afirmou o presidente do Conselho Europeu, o português António Costa, nesta segunda-feira (15), às margens da cúpula do G7 em Évian-les-Bains. Perguntado se seria possível esperar algum anúncio nesta terça (16), quando Lula pode se reunir com a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, Costa evitou responder e disse que o tema cabe à Comissão —e que von der Leyen poderia se manifestar após o encontro.

O dirigente europeu reconheceu que o acordo entre a UE e o Mercosul, que entrou em vigor neste ano, representa um avanço na relação com o Brasil, mas ressaltou que "as normas sanitárias têm que ser cumpridas".

Costa, que também se reunirá com Lula nesta terça, fez elogios à participação brasileira no G7 e ao papel do país no G20. "O Brasil é um grande parceiro e teve uma liderança excelente do G20", disse. "Todos os grandes compromissos internacionais que temos que assegurar implicam, como dizem no Brasil, o engajamento de todos —e o Brasil obviamente não pode faltar."

Costa foi questionado sobre a postura dos Estados Unidos na América Latina. Sem citar Trump pelo nome, o dirigente europeu recorreu ao argumento que a UE tem usado desde a invasão da Ucrânia para defender a consistência do direito internacional —e deixou o recado nas entrelinhas.

INSS informa pelo WhatsApp cidadãos que possuem agendamento para o BPC

Mensagem com dados do local, dia e hora do atendimento são enviadas pelo Governo do Brasil
Agência Gov | via INSS
A partir desta segunda-feira (15), os cidadãos que solicitaram o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e, por isso, possuem uma Avaliação Social agendada no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), terão a comunicação sobre as informações do atendimento ampliadas por meio de mensagem enviada pelo WhatsApp do Governo do Brasil. A medida busca reduzir faltas aos atendimentos e garantir que os requerentes acompanhem de forma mais simples as etapas de seus requerimentos.

Na mensagem constarão as seguintes informações:
• Confirmação do agendamento da Avaliação Social;
• Data, horário e local do atendimento;
• Avisos de proximidade da data agendada;
• Orientações importantes para comparecimento ao atendimento;

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é destinado a pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que estejam em situação de vulnerabilidade social. Diferentemente da aposentadoria, o BPC não exige contribuição prévia ao INSS e garante o pagamento de um salário mínimo mensal para quem comprovar baixa renda familiar e atender aos critérios previstos em lei.

Para ter acesso, é necessário estar inscrito e com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico). O pedido pode ser realizado pelo Meu INSS e telefone 135.

Cuidado com golpes
O usuário deve sempre desconfiar de qualquer mensagem recebida fora da plataforma Gov.br que solicite acesso para verificar saldos ou atualizar dados. O Governo do Brasil não solicita dados pessoais, como CPF e endereço, nem realiza cobranças ou pedidos de pagamento via WhatsApp.

A autenticidade da informação é garantida pelo selo azul de conta verificada (selo de conta verificada) da conta do Governo do Brasil no WhatsApp e, também, pelo recebimento da mesma mensagem diretamente na caixa postal do aplicativo gov.br .

Uruguai arranca 1 a 1 com Arábia Saudita em estreia do Grupo H da Copa

Al-Amir abriu o placar aos 41min e Maxi Araújo igualou no 2º tempo
Agência Brasil
© Reuters/Sam Navarro/proibida reprodução
O Uruguai entrou em campo como favorito contra a Arábia Saudita na estreia pelo Grupo H da Copa do Mundo, no Estádio de Miami (Estados Unidos), mas quem abriu o placar foram os Falcões Verdes (apelido da seleção saudita) aos 41 minutos, com gol de Al-Amir. Depois do intervalo, a Celeste Olímpica pressionou até arrancar o empate, com gol de Maxi Araújo, aos 34 minutos. Os uruguaios pressionaram até o último minutos em busca da virada, mas o jogo terminou mesmo empatado, muito em parte pela atuação excepcional do goleiro Al-Owais. Mais na agenciabrasil

ITABUNA-BA: CRAS V promoveu tarde de animação com o arraiá para os assistidos

O clima foi de muita animação no Centro de Referência de Assistência Social CRAS V, no Bairro de Fátima. Cerca de 60 famílias referenciadas , unidade Prefeitura de Itabuna, vinculada à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), participaram de um arraiá,com forró, comidas típicas e até sorteio de um balaio com alimentos.

Para a coordenadora do CRAS, Daniele Santos de Santana, a primeira festa junina da unidade, reforça a importância das ações e do fortalecimento de vínculos com familiares e a comunidade. “Estou muito feliz em ter proporcionado uma tarde de alegria e diversão para todos” disse.

A festa junina reuniu pessoas atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e pelo Serviço de Convivência de Idosos.

A dona de casa Veni de Oliveira Rodrigues é uma das referenciadas pela unidade. Ela aprovou a iniciativa do CRAS V. “Foi maravilhosa a festa do CRAS. Essa é a primeira vez que participo e posso dizer que todos estão de parabéns. E, esperamos que aconteça nos próximos anos”, celebrou Veni.

Prova Nacional Docente divulga respostas aos pedidos de gratuidade na inscrição

Aqueles que tiveram o pedido negado poderão recorrer até esta terça-feira (16). Inscrições para a prova começam em 22/6
Agência Gov | via Inep
Participantes que solicitaram isenção já podem conferir o resultado na página do Programa
Os participantes que solicitaram isenção da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente (PND) já podem consultar, no Sistema PND, o resultado dos pedidos a partir desta segunda-feira, 15 de junho. Na mesma data, tem início o período para interposição de recursos por parte daqueles que tiveram a solicitação indeferida.

De acordo com o cronograma do exame, os recursos poderão ser apresentados até terça-feira, 16 de junho. O resultado final dos recursos será divulgado em 22 de junho.

Inscrições - As inscrições para a PND estarão abertas de 22 de junho a 3 de julho, e devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema PND.

Os participantes que obtiveram a isenção deferida deverão acompanhar as próximas etapas do cronograma e realizar a inscrição no período estabelecido pelo edital. Já aqueles que tiverem o pedido negado após a análise dos recursos poderão efetuar a inscrição mediante pagamento da taxa correspondente.

Cronograma:
Período para recursos da taxa de inscrição: 15 e 16 de junho.
Inscrições: 22 de junho a 3 de julho.
Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 22 de junho a 3 de julho.
Pagamento da taxa de inscrição: 22 de junho a 8 de julho.
Aplicação da prova: 20 de setembro.
Divulgação do resultado final: 15 de dezembro.

PND – A avaliação é composta por duas partes. A parte de Formação Geral Docente conta com 30 questões objetivas e uma questão discursiva, que visa analisar aspectos como clareza, coerência, coesão, argumentação e domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Já a parte de Componente Específico tem 50 questões de múltipla escolha voltadas para situações-problema e estudos de caso da área de formação do participante. Serão avaliadas 21 áreas de licenciatura.

A epidemia do cansaço: Por que tantas mulheres e crianças vivem exaustas?

Especialistas alertam para os impactos físicos, emocionais e comportamentais da rotina acelerada que afeta mães e filhos
Sentir-se cansado ao final de um dia intenso é esperado. O que preocupa especialistas é o fato de que, para muitas pessoas, o cansaço deixou de ser uma condição passageira e passou a fazer parte da rotina. Mesmo após uma noite de sono, mulheres relatam exaustão constante, dificuldade de concentração, irritabilidade e sensação de sobrecarga. Ao mesmo tempo, crianças apresentam alterações de comportamento, problemas de sono e dificuldade para lidar com emoções.

O fenômeno tem chamado a atenção de profissionais da saúde, que observam um aumento significativo dos efeitos físicos e emocionais provocados pelo excesso de estímulos, pela hiperconectividade e pelas exigências cada vez maiores da vida moderna.

Para a ginecologista Dra. Camila Bolonhezi, a exaustão feminina muitas vezes vai além do desgaste físico.

"As mulheres costumam acumular múltiplas funções ao longo do dia. Além das demandas profissionais, muitas assumem a maior parte da organização da casa, dos cuidados com os filhos e da gestão da rotina familiar. Essa sobrecarga contínua pode gerar impactos importantes na saúde hormonal e no bem-estar geral", explica.

Segundo a especialista, o estresse crônico pode desencadear alterações menstruais, queda da libido, dificuldades para dormir e até influenciar a fertilidade.

"O organismo não foi feito para permanecer em estado constante de alerta. Quando isso acontece por períodos prolongados, o corpo começa a emitir sinais de que algo não está funcionando adequadamente", afirma.

A psiquiatra Dra. Bianca Bolonhezi destaca que a sociedade passou a normalizar o esgotamento, transformando o excesso de tarefas em um comportamento esperado.

"Vivemos uma cultura que valoriza a produtividade acima de tudo. Muitas pessoas sentem culpa ao descansar e acreditam que precisam estar sempre disponíveis, conectadas e produzindo. Esse padrão contribui diretamente para o aumento dos quadros de ansiedade, estresse e burnout", observa.

De acordo com a médica, o cansaço emocional costuma se manifestar de diferentes formas.

"Nem sempre ele aparece apenas como falta de energia. Muitas vezes surgem irritabilidade, dificuldade de concentração, sensação de sobrecarga, alterações de sono e até sintomas físicos como dores de cabeça e desconfortos gastrointestinais", explica.

O impacto desse cenário também chega às crianças. Para a pediatra Dra. Mariana Bolonhezi, a infância tem sido marcada por agendas cada vez mais preenchidas e pelo excesso de estímulos.

"Hoje muitas crianças passam o dia entre escola, atividades extracurriculares, compromissos e telas. Em alguns casos, há pouco espaço para o descanso, para o brincar livre e para momentos de relaxamento, que são fundamentais para o desenvolvimento saudável", afirma.

A especialista alerta que o cansaço infantil nem sempre é percebido pelos adultos.

Carro voador brasileiro da Embraer passa em teste e já tem 3 mil encomendas

Rinaldo de Oliveira / SNB
Nos testes, o carro voador brasileiro da Embraer atingiu 65 metros de altura e velocidade superior a 37 km por hora. - Foto: divulgação/ Eve/Embraer

O carro voador brasileiro desenvolvido pela Eve Air Mobility, empresa ligada à Embraer, passou nos primeiros testes e deu mais um passo rumo ao uso nas cidades. A aeronave elétrica conseguiu realizar voos pairados e testes de baixa velocidade com sucesso.

O avanço animou especialistas e fãs de tecnologia porque aproxima ainda mais a chegada dos chamados eVTOLs, veículos elétricos de pouso e decolagem vertical, conhecidos popularmente como carros voadores.

Após 59 ensaios técnicos, a empresa disse que todos atenderam às expectativas da equipe e ajudaram a analisar o desempenho da aeronave em áreas como aerodinâmica, capacidade de carga, propulsão elétrica e gerenciamento de energia.

Desempenho no ar
Ele é equipado com oito motores elétricos nas asas e um motor traseiro e poderá percorrer até 100 quilômetros. Durante os testes, o veículo conseguiu atingir 65,5 metros de altura.

Em deslocamentos horizontais, a aeronave alcançou velocidades superiores a 37 km/h enquanto executava manobras para testar estabilidade e segurança.

Outro avanço importante foi a realização dos primeiros testes de pouso automático e de sistemas extras de segurança, ativados caso o modo principal apresente falhas.

Etapa mais desafiadora
Agora, a próxima etapa será considerada uma das mais desafiadoras do projeto: os testes de transição de voo.

É nesse momento que a aeronave deixa o modo vertical — parecido com um helicóptero — e passa para o voo horizontal, como um avião.

Segundo a Eve Air Mobility, essa nova fase deve começar no segundo semestre de 2026.

Capacidade do carro voador brasileiro
O modelo terá capacidade para transportar cinco pessoas: quatro passageiros e um piloto.

O carro voador já realizou um voo não tripulado em dezembro do ano passado e deve continuar passando por avaliações até 2027, quando a empresa espera iniciar a operação da aeronave.

A fábrica responsável pela produção ficará em Taubaté, no interior de São Paulo.

3 mil encomendas
E o interesse mundial pelo projeto brasileiro impressiona.

A empresa já recebeu quase 3 mil pedidos de reserva feitos por clientes de 13 países.

O potencial estimado de receita ultrapassa US$ 14 bilhões. Mais no sonoticiaboa

EUNÁPOLIS-BA: Mulher é morta a facadas; ex-companheiro é preso acusado de feminicídio

Foto: Radar News
Uma mulher, de 26 anos, foi morta a facadas na manhã desta segunda-feira (15), no bairro Rosa Neto, em Eunápolis, na Costa do Descobrimento. O principal suspeito do crime – o ex-companheiro da vítima, Luiz Eduardo da Silva Portugal – foi localizado e preso pela Polícia Militar poucas horas após o ocorrido, em Itabela, na mesma região.   *Por Bahia Notícias

Segundo o Radar News, a vítima foi identificada como Franciele Bispo Gomes. Relatos indicam que ela saía de casa para trabalhar quando foi surpreendida pelo agressor no momento que um colega de trabalho havia chegado ao local para lhe dar carona.

Conforme familiares, o suspeito não aceitava o fim do relacionamento, encerrado há cerca de duas semanas após quase um ano de convivência. A suspeita é de que ele tenha permanecido escondido sobre a laje da residência aguardando a saída da ex-companheira.

Ainda conforme os relatos, quando Franciele deixou o imóvel para entrar no veículo do colega, o homem teria saltado sobre o carro e iniciado o ataque utilizando uma faca. O motorista também foi atingido durante a ação, sofrendo um ferimento em uma das mãos. Mesmo ferido, ele conseguiu deixar o local e buscar atendimento médico.

Confederação Nacional questiona no STF regras mais flexíveis para obtenção da CNH

Foto: Divulgação / Detran
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7978, contra trechos da Resolução 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que flexibilizou as regras para obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo o país. O processo foi distribuído ao ministro André Mendonça.

Segundo a entidade, a norma compromete a segurança viária e enfraquece mecanismos de fiscalização previstos no Código de Trânsito Brasileiro. Entre as mudanças apontadas pela CNC estão a redução de exigências para a formação de condutores, a ampliação da oferta de cursos teóricos a distância e a permissão para atuação de instrutores autônomos sem o modelo tradicional de credenciamento pelos órgãos estaduais de trânsito.

A confederação argumenta ainda que a resolução invade competências dos estados, viola o pacto federativo e extrapola o poder regulamentar do Contran ao alterar aspectos disciplinados em lei. Outro ponto questionado é a inclusão automática de instrutores no aplicativo CNH Digital, sem participação dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). De acordo com a CNC, a mudança “esvazia a fiscalização exercida pelos estados”.

Para a entidade, as alterações fragilizam o processo de formação de motoristas e podem aumentar os riscos nas estradas e nas cidades, com reflexos no número de acidentes, feridos e mortes no trânsito. A CNC também sustenta que a medida pode elevar os custos para o sistema público de saúde e comprometer a atividade dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), especialmente em municípios de menor porte.

EMS lança Ozivy, primeira semaglutida sintética brasileira, com preço a partir de R$ 452

Foto: Divulgação / EMS
A farmacêutica brasileira EMS começou a distribuir nesta segunda-feira (15) o medicamento Ozivy, caneta injetável à base de semaglutida indicada para adultos com diabetes tipo 2. O produto chega primeiro às principais redes farmacêuticas das capitais brasileiras, com previsão de cobertura nacional até julho.

A empresa apresenta o Ozivy como a primeira semaglutida produzida no Brasil por meio de síntese química a receber aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização. A Anvisa classificou o produto como medicamento novo, não genérico, similar ou biossimilar.

No lançamento, estão disponíveis duas apresentações: uma multidose para as fases iniciais do tratamento e uma caneta de manutenção na dose de 1 mg. Uma terceira apresentação, com duas canetas de 1 mg, deve ser lançada em julho.

Nas farmácias, o preço parte de R$ 452 por caneta na apresentação para a fase inicial do tratamento. A dose de manutenção de 1 mg custa R$ 498 por caneta.

Copa do Mundo 2026: Fortinet identifica mais de 1.140 domínios maliciosos relacionados ao torneio

Estudo do FortiGuard Labs mapeou mais de 13 mil domínios criados com referências ao Mundial entre janeiro e maio de 2026
Pesquisa também identificou mais de 1.700 perfis e canais que se passam pela FIFA em redes sociais e aplicativos de mensagens

Criminosos digitais exploram a popularidade do evento para aplicar golpes envolvendo ingressos, transmissões falsas, lojas virtuais e vagas de emprego fraudulentas

São Paulo, junho de 2026 – A expectativa sobre a Copa do Mundo de 2026 vem sendo amplamente explorada por cibercriminosos em escala global. Levantamento realizado pelo FortiGuard Labs, laboratório de inteligência da Fortinet, identificou mais de 13 mil domínios registrados com referências ao torneio entre janeiro e maio deste ano. Desse universo, cerca de 1.140 endereços (o equivalente a 8,8%) foram classificados como maliciosos ou suspeitos, evidenciando o uso crescente do maior evento do futebol mundial como isca para fraudes digitais.

De acordo com a análise, a infraestrutura criada pelos criminosos sustenta campanhas organizadas voltadas à aplicação de golpes financeiros e ao roubo de informações sensíveis. Entre as principais ameaças observadas estão páginas falsas para venda de ingressos, inclusive por meio de canais como o Telegram; lojas virtuais fraudulentas de produtos oficiais; plataformas ilegítimas de transmissão de partidas; campanhas de phishing e falsas oportunidades de emprego relacionadas ao evento.

Nos dois meses que antecederam a competição, foi identificado um crescimento expressivo no registro de novos domínios ligados à Copa do Mundo, acompanhando o movimento do mercado e dos países na ampliação das ações direcionadas ao evento e aumento do interesse do público. O levantamento apontou que mais de 270 mil credenciais de usuários/fãs que visitaram sites relacionados à FIFA foram identificadas em registros de roubo de dados baseados em delimitadores.

Contas falsas em redes sociais
Outro destaque do levantamento é a proliferação de perfis falsos em redes sociais. Mais de 1.700 contas e canais que utilizam indevidamente a identidade visual e a marca da FIFA foram identificados em plataformas digitais, especialmente Facebook e Instagram:Instagram - 60,27%
Facebook - 28,94%
X (antigo Twitter) - 8,16%
Telegram - 1,66%
Youtube - 0,97%

São João milionário da Bahia: Prefeituras já gastaram R$ 615 milhões com artistas

Divulgação
Na Bahia, o São João é quase uma religião. E, como todo ritual, envolve fé, fogueira, milho e, claro, dinheiro público. Levantamento do Ministério Público da Bahia (MP-BA) mostra que os gastos com atrações artísticas para os festejos juninos de 2026 já ultrapassam R$ 615 milhões em todo o estado.

Os dados foram reunidos pelo Painel de Transparência dos Festejos Juninos, que recebeu informações de 410 municípios baianos e do Governo do Estado. Ao todo, foram cadastradas 4.393 apresentações de 2.115 artistas.

O painel permite consultar valores pagos, fontes de recursos e a programação dos eventos. Nesta edição, ganhou até uma aba específica para comparar cachês e verificar quanto os artistas valorizaram ao longo dos anos.

Dos 417 municípios baianos, apenas sete ainda não prestaram informações ao painel: Dário Meira, Firmino Alves, João Dourado, Potiraguá, Rodelas, Santa Teresinha e Sítio do Mato. Eles ainda têm prazo para solicitar reconsideração caso haja alguma inconsistência no cadastro.

Enquanto 382 cidades confirmaram festas juninas com atrações artísticas, outras 28 informaram que não realizarão festejos neste ano.

Os gestores que enviaram os dados dentro do prazo receberão o chamado “Selo de Transparência” em cerimônia marcada para terça-feira (16), na sede do MP-BA, em Salvador.

Segundo o MP-BA, o objetivo do painel é permitir que cidadãos, órgãos de controle e gestores acompanhem como os recursos públicos são utilizados nos festejos juninos. Por Ipiaú Online 

Governo federal diz que nunca autorizou atividades em ponte

Secretaria de Patrimônio da União afirma que pediu bloqueio do acesso desde 2024 e cobra ação conjunta após morte de jovem durante salto em Limeira
Warley Júnior/sbt
Maria Eduarda morreu após sofrer uma queda durante a prática de rope jump | Reprodução
Vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) afirmou nesta segunda-feira (15) que “nunca autorizou qualquer atividade esportiva ou de outra natureza” na Ponte do Esqueleto, em Limeira (SP), onde uma jovem de 21 anos morreu após um salto de rope jump no último sábado (13). Além disso, a secretaria disse que, desde 2024, vem solicitando apoio das prefeituras da região para restringir o acesso ao local. Segundo a SPU, inclusive, a ponte chegou a ser bloqueada por alguns meses, mas a reabertura foi posteriormente discutida e defendida por empresários locais durante sessão na Câmara de Vereadores de Limeira.

A manifestação ocorre após a Prefeitura de Limeira anunciar que pretende processar o governo federal por omissão. A administração municipal sustenta que a responsabilidade pela fiscalização, manutenção e controle de acesso à ponte é exclusiva da União e afirma que vem cobrando providências dos órgãos federais desde 2025, sem retorno.

Na nota, a SPU defendeu uma atuação coordenada entre os entes públicos. “Os poderes públicos de todos os níveis precisam, imediatamente, juntar esforços para evitar de forma definitiva o acesso à ponte do Esqueleto e coibir atividades ilegais”, afirmou o órgão. A secretaria acrescentou que, posteriormente, será necessário “decidir o futuro da Ponte do Esqueleto de forma conjunta”.

Bélgica e Egito empatam na estreia da Copa do Mundo com jogo travado dos europeus

Bélgica pressiona, mas não consegue buscar vitória
*REUTERS/Albert Gea
Bélgica e Egito empataram por 1 a 1 nesta segunda-feira (15), no estádio de Seattle, nos Estados Unidos, pela primeira rodada do Grupo G da Copa do Mundo de 2026. Emam Ashour abriu o placar para a seleção africana no primeiro tempo, enquanto Mohamed Hany (contra) igualou o marcador para os europeus na etapa final. Eduarda Farias,  Flashscore Notícias

Com o ponto somado na estreia, Bélgica e Egito dividem temporariamente a liderança da chave. Favoritos do grupo, os Diabos Vermelhos buscam a primeira vitória no Mundial no próximo compromisso, tentando manter sua longa invencibilidade que agora chega a 18 partidas sem derrotas.

Por outro lado, o Egito celebrou o resultado diante de uma das potências do torneio, mas segue perseguindo um tabu histórico. A seleção africana, questionada pelo desempenho recente em seu continente, continua sem vencer um jogo sequer em toda a sua história na Copa do Mundo.

Ferrolho egípcio neutraliza favoritos
O destaque em grande parte do confronto em Seattle foi a organização tática defensiva do Egito. Diante de uma Bélgica que precisava de campo para pensar, os egípcios armaram uma marcação compacta e apertada que travou completamente o poderoso ataque rival.

O reflexo dessa postura se converteu em vantagem aos 19 minutos da primeira etapa: após inversão precisa de Mohamed Salah, Ashour dominou na entrada da área e soltou um belo chute no canto direito de Courtois.

Enquanto os belgas rodavam a bola sem conseguir acertar uma única finalização na meta, o Egito foi perigoso nos contra-ataques e quase ampliou com Ziko, parando em grande defesa do goleiro do Real Madrid.

Um segundo tempo alternado

Faisão raro que não era visto há 20 anos volta à natureza com ajuda humana

Lorena Fassina / SNB
O faisão raro, considerado praticamente extinto, tem plumagem azul-escura com brilho metálico e pele vermelha ao redor do rosto. - Foto: Jon Juarez © Tierpark Berlin

Esse faisão raro e lindo, que não era visto na natureza há 20 anos, vai voltar às florestas graças a um grande projeto internacional de conservação. Ele era considerado praticamente extinto.

A ave chama atenção pela beleza. Os machos têm plumagem azul-escura com brilho metálico e pele vermelha ao redor do rosto.

O faisão-do-vietnã, será devolvido ao habitat natural após uma ação de cientistas, zoológicos e organizações ambientais de vários países. Ele será reintroduzido nas florestas centrais do Vietnã após décadas de trabalho de preservação.

Como desapareceu
O desaparecimento da espécie aconteceu ao longo dos anos por causa da destruição das florestas, expansão agrícola, caça ilegal e até dos impactos ambientais deixados pela Guerra do Vietnã.

Mas agora a história começa a ganhar um novo capítulo cheio de esperança.

No início do século passado, algumas aves foram levadas do Vietnã para a Europa. A partir desse pequeno grupo, especialistas criaram programas internacionais de reprodução em cativeiro para evitar a extinção definitiva do faisão.

População começou a crescer
Com cuidado genético e cooperação entre zoológicos, a população cresceu e permaneceu saudável ao longo das décadas.

Agora, pela primeira vez, parte dessas aves será levada para repovoar as florestas vietnamitas.

Vinte faisões selecionados em programas de reprodução da Europa serão transportados da Alemanha para o Vietnã em caixas especiais, desenvolvidas para garantir conforto, ventilação e segurança durante toda a viagem.

A soltura na natureza
Antes de serem soltas na natureza, as aves passarão por um período de adaptação e observação para ver se elas se acostumem novamente ao clima local e se vão conseguir formar novas gerações nascidas já em território vietnamita.

Os especialistas explicam que é preciso proteger o habitat, combater a caça ilegal e envolver as comunidades locais no processo de preservação.

Tunísia revive episódio raro em Copas e repete decisão de demitir técnico

Sabri Lamouchi saiu já na primeira rodada: Tunísia revive episódio raro em Copas e repete decisão de demitir técnico
Por João Tramm / AratuOn
Reprodução Instagram / @ftn.tn
Trocas de treinador em plena Copa do Mundo costumam ser exceção, mas uma seleção africana decidiu abrir seu próprio precedente. Tunísia revive episódio raro em Copas e repete decisão de demitir técnico. A decisão de desligar Sabri Lamouchi após a derrota por 5 a 1 para a Suécia recolocou em evidência uma medida pouco comum na história dos Mundiais.

Na Copa do Mundo de 1998, disputada na França esse feito raro aconteceu três vezes. Não só a Tunísia dispensou sua liderança fora das quatro linhas, mas também Carlos Alberto Parreira, logo após conquista o tetra com a seleção brasileira, não conseguiu garantir sua permanência ao longo da competição com a Arábia Saudita. O terceiro caso desta Copa foi da Coreia do Sul.

Igual a 1998: Tunísia revive episódio raro em Copas e repete decisão de demitir técnico
É apenas a quarta vez que um treinador é dispensado com a Copa em andamento e todas as outras ocasiões foram no Mundial de 1998. Naquele ano, a Tunísia dispensou o técnico polonês Henryk Kasperczak após as derrotas para Inglaterra e Colômbia na fase de grupos.

Já Carlos Alberto Parreira foi demitido pela Arábia Saudita após derrotas para Dinamarca e França. Outro caso ocorreu com a Coreia do Sul, que optou pela saída de Cha Bum-kun também na segunda rodada, depois da goleada por 5 a 0 sofrida diante da Holanda.

Desde então, demissões durante o andamento da disputa nunca aconteceram, ainda mais logo na primeira rodada, fator que deixa o feito dos africanos inédito na história das Copas. Mesmo com chances matemáticas de classificação para as oitavas de final, já que ainda tem duas rodadas para acontecer, a goleada sofrida na estreia foi suficiente para provocar uma mudança imediata no comando técnico.

Espanha para em Vozinha e só empata com Cabo Verde na estreia da Copa

Alex Xavier, Flashscore Notícias
O goleiro Vozinha pegou até vento em Atlanta*Reuters/Brett Davis
A Espanha não conseguiu furar a defesa de Cabo Verde em sua estreia na Copa do Mundo, nesta segunda (15). O jogo terminou sem gols e consagrou o goleiro Vozinha como um dos nomes do Mundial até aqui.

Uma das favoritas ao título, a Espanha finalizou 27 vezes, mas a partida de abertura do Grupo H em Atlanta terminou 0 a 0.

Uruguai e Arábia Saudita fecham a 1ª rodada da chave ainda nesta segunda, às 19h (horário de Brasília). Os sauditas serão os adversários da Espanha na próxima rodada, enquanto Cabo Verde encara os uruguaios – tudo no dia 21.

Vozinha pega tudo
O nome do jogo foi o goleiro Vozinha, que teve a nota mais alta do duelo: 8,8. O arqueiro de Cabo Verde – cujo nome verdadeiro é Josimar em homenagem ao ex-lateral da Seleção Brasileira – enfrentou 1,46 gols esperados e fez 7 defesas.

Aos 40 anos, Vozinha se tornou o goleiro mais velho a estrear em Copas sem levar gol.

Cabo Verde só fez 1 falta e parou a Espanha
A seleção espanhola, 2ª do ranking da FIFA, dominou a partida contra Cabo Verde (67º do ranking) desde o início.

Foram 440 passes no último terço contra 35, além de 75% de posse da Espanha. Finalizações foram 27 dos espanhois contra apenas 6 dos africanos. Chances claras, no entanto, foram só 2 contra 1.

Reino Unido bane redes sociais para menores de 16 anos

Governo britânico também prevê restrições a jogos e transmissões ao vivo para ampliar a proteção de crianças e adolescentes online
SBT News, com informações da Reuters
Redes sociais | Divulgação/Bruno Peres/Agência Brasil
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (15) a proibição do uso de redes sociais por menores de 16 anos e a imposição de restrições a plataformas de jogos e transmissões ao vivo. A medida está entre as mais abrangentes já adotadas no mundo para o controle da atividade online de crianças e adolescentes.

Durante uma coletiva de imprensa, Starmer afirmou que as mudanças buscam refletir os valores do Reino Unido, com o objetivo de proteger crianças no ambiente digital e limitar a influência das grandes empresas de tecnologia.

Segundo o primeiro-ministro, a decisão foi tomada após análise das evidências disponíveis e de experiências adotadas em outros países. Ele reconheceu que as redes sociais trouxeram benefícios aos jovens, mas avaliou que a proibição é a melhor alternativa diante dos desafios atuais.

“Não tomo essa decisão de forma leviana. E não vou apresentá-la como algo sem custos, como se as redes sociais não tivessem trazido benefícios aos jovens, porque isso claramente não é verdade. Mas governar é sempre uma questão de escolhas, e está claro para mim que uma proibição total é a escolha certa.”, afirmou o premiê.

Starmer disse ainda que o governo já possui os poderes necessários para iniciar a implementação da medida. A regulamentação complementar deverá ser concluída até o fim deste ano, e a proibição tem previsão de entrar em vigor na primavera do hemisfério norte, por volta de abril de 2027.

Grupo de amigos organizou salto que matou jovem em SP

Segundo delegada, evento que previa 100 saltos não era promovido por empresa especializada; três homens foram presos
SBT News
O
salto de rope jump que terminou com a morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, em Limeira, no interior de São Paulo, não foi organizado por uma empresa especializada, mas por um grupo de seis amigos que se conheceram praticando o esporte. Segundo a delegada do 4º Distrito Policial de Limeira, Andréa Dantas Levy, cerca de 100 saltos estavam programados para o dia da tragédia, registrada no último sábado (13), na Ponte do Esqueleto.

As informações foram divulgadas pela delegada em entrevista ao programa Radar News, do SBT News. De acordo com ela, o evento foi divulgado nas redes sociais pela única mulher do grupo, que responde ao caso em liberdade.

Três homens envolvidos na organização foram presos preventivamente. Eles aparecem no vídeo que registrou o momento em que Maria Eduarda é lançada de uma altura de aproximadamente 40 metros sem estar conectada a qualquer equipamento de segurança.

Segundo Levy, todos os envolvidos já prestaram depoimento à polícia, mas nenhum deles conseguiu explicar exatamente em que momento ocorreu a falha que levou à morte da jovem.

“Ao que ficou apurado, os responsáveis pela colocação da corda, que é o objeto principal de segurança, não conseguem se recordar da falha, quem deveria ter colocado, a fiscalização. Mas considerando que é um esporte de alto risco, no mínimo, duas pessoas teriam que ter verificado. Ao meu ver, até três.