> TABOCAS NOTICIAS

.

.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

ITABUNA-BA: Ministério MCM da Teosópolis promove palestras para mulheres empreendedoras durante a “Semana em Foco”

O Ministério Mulher Cristã em Missão (MCM), formado por mulheres da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, promove nos dias 11 e 12 de julho (sexta-feira e sábado) palestras especiais voltadas para mulheres empreendedoras, com a participação da escritora e conferencista internacional Sheila Arantes. As atividades fazem parte da programação da “Semana em Foco”, que será realizada de 8 a 13 de julho.

O evento é gratuito, aberto ao público e acontece no templo da Igreja Batista Teosópolis, localizado na Avenida Félix Mendonça, nº 75, no bairro da Conceição, em Itabuna.

Com o tema “Refletindo a imagem de Deus: Beleza, Força e Propósito”, a programação da Semana em Foco começa nesta terça-feira (08) com um encontro de todos os grupos do MCM no auditório do Colégio Batista de Itabuna. Na quarta-feira (09), será realizado um culto de oração pelo evento.

Inspiração, Fé e Empreendedorismo em um só lugar!

A série de conferências com Sheila Arantes tem início na sexta-feira (11), às 19h com o tema “Empreendedorismo com Propósito”. Já no sábado (12), a programação se estende das 14h às 19h30, com a palestra “Experiência do Lar”, também ministrada por Sheila. No domingo (13), a palestrante participará dos cultos matutino (às 10h) e vespertino (às 18h), encerrando a programação especial da semana.

Sobre a palestrante
Sheila Arantes possui um extenso currículo. É doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de escritora best-seller, empreendedora, teóloga, psicopedagoga, mestre em Novas Tecnologias Digitais, CEO do Grupo Saber Transforma e da Editora Saber Online, professora universitária, conferencista internacional e autora de 12 livros publicados.

Ela se apresenta como “filha amada do Pai, apaixonada por Jesus e dependente de Sua Palavra diariamente. Esposa de Alessandro Arantes, mãe de Mateus e Beatriz, e guardiã do meu lar”.

A coordenadora do MCM, a advogada Gildete Ribeiro, reforça o convite: “Será um momento especial para ouvir a trajetória de uma mulher com ampla experiência e conhecimento. Convidamos todas a participarem e se inspirarem com essa vivência enriquecedora.”

Proposta do Governo vai reduzir em até 26% a conta de luz da classe média, diz Silveira

Na Câmara dos Deputados, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, debateu a MP que propõe liberdade de o consumidor escolher de qual distribuidora quer comprar energia
Agência Gov
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Silveira, em audiência na Câmara: Governo quer rever subsídios e promover justiça tarifária
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta quarta-feira (9/07) de reunião na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, onde apresentou os principais pilares da Medida Provisória n° 1.300/2025, que propõe a reestruturação do setor elétrico nacional. Silveira destacou que a liberdade de escolher de qual distribuidora comprar a energia elétrica vai proporcionar uma redução de até 26% na conta de luz para os consumidores residenciais.

A nossa expectativa é que com a liberdade de escolha, o consumidor possa, tanto quanto a grande indústria hoje, comprar a energia de qual fonte quiser, podendo baixar o preço da energia para a classe média", disse o ministro das Minas e Energia.

"Nós protegemos a classe média quando propomos acabar com o monopólio das distribuidoras. Hoje, só elas podem escolher a fonte e vender energia", completou. Silveira se refere ao eixo 3 da reforma proposta pelo Governo Federal. Atualmente, o consumidor residencial é obrigado a comprar a energia da distribuidora que detém a concessão na região em que ele mora. Mais na agenciagov

Roberta Miranda detona Dona Ruth, mãe de Marília Mendonça: ‘A conta chegou’

Reprodução
A cantora Roberta Miranda se manifestou publicamente em apoio a Murilo Huff, ex-namorado de Marília Mendonça, no contexto da disputa envolvendo Dona Ruth Moreira, mãe da artista. Em comentários nas redes sociais e em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, Roberta fez críticas contundentes à matriarca.  Gabriel Moura / Alô Alô Bahia

A polêmica ganhou novos desdobramentos nos últimos dias, após a Justiça conceder a guarda definitiva de Léo, filho de Marília, ao pai, Murilo Huff. Além disso, veio a público que Dona Ruth teria solicitado 50% do valor do seguro de vida referente às quatro vítimas da queda do avião que causou a morte da cantora em novembro de 2021.

Em resposta, Roberta comentou em uma publicação da jornalista Fábia Oliveira:

“Vingança ou justiça é um prato que se come frio. A conta chegou para ela, e ainda chegará para outros no universo sertanejo.”

A cantora também afirmou estar sendo boicotada dentro do mercado musical e declarou possuir provas de situações em que foi preterida por colegas e contratantes.

“Digo isso porque tenho o áudio de um COLEGA me retirando de um show em Campina Grande. Quem estava na reunião ficou PUTO e me mandou o áudio! Tenho também a gravação de dois empresários dizendo: ‘Não contrata a RM [Roberta Miranda], não! O cachê é muito caro e ela exige jatinho!’. E por aí vai… O que me impediu de EXPOR tudo antes foi a minha empresária”, afirmou.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Roberta voltou a comentar a situação envolvendo Dona Ruth:

“Esse negócio da Dona Ruth já deu o que tinha que dar. Cada vez mais são surpresas terríveis. Eu sempre parti do princípio de que: a conta chega. Pode demorar, mas a conta chega.”

Governo Lula se reúne, de forma emergencial, para definir resposta à tarifa de 50% de Trump

Nova tarifa % aos produtos brasileiros pelos Estados Unidos passa a valer a partir de 1° de agosto
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Soane Guerreiro - SBT
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou, de última hora, uma reunião com integrantes do governo, entre eles: o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O governo brasileiro já esperava a taxação, mas a alíquota de 50% surpreendeu aliados de Lula.

O governo avalia com cautela as respostas ao governo norte-americano, já que a carta de Donald Trump envolvem várias questões que fogem ao comércio exterior e entram na esfera política, envolvendo o processo de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal, além de outras decisões do poder judiciário sobre as big techs.

Os diversos órgãos do governo foram orientados a se manifestarem somente após a reunião com o presidente Lula.

O SBT News também procurou o Supremo Tribunal Federal, mas a corte não irá se manifestar sobre a carta.

A tarifa de 50% imposta ao Brasil começa a valer a partir de 1° de agosto e podem, segundo a carta de Trump, aumentar ou diminuir dependendo da resposta do Brasil.

Até então, essa é a tarifa mais alta aplicada pelos EUA aos países parceiros nos últimos dias.

Cristiano Ronaldo vai pagar educação dos filhos de Diogo Jota, após morte do jogador

Rinaldo de Oliveira * SNB
Cristiano Ronaldo mostrou solidariedade à família do amigo Diogo Jota. Ele vai pagar a educação dos filhos do jogador falecido até crescerem. 
 Foto: reprodução redes sociais
A generosidade de Cristiano Ronaldo emocionou o mundo mais uma vez! O craque português se comprometeu a pagar todas as despesas relacionadas à educação e bem-estar dos filhos do também jogador Diogo Jota, que faleceu ao lado do irmão, André Silva, em um trágico acidente de carro na Espanha.

Mesmo sem comparecer ao funeral, realizado no último sábado (5), para não ofuscar a cerimônia, ele fez questão de confortar a família de forma discreta e verdadeira.

Segundo a imprensa portuguesa, Cristiano entrou em contato diretamente com Rute Cardoso, viúva de Jota, e fez a promessa que tocou o coração de todos: garantir que os filhos do colega tenham um futuro digno e estruturado, mesmo sem a presença do pai. A iniciativa inclui educação, saúde e condições de vida até que as crianças atinjam a maioridade. Tudo isso, sem holofotes ou anúncios oficiais.

Gesto nobre
A ausência de Cristiano no velório causou questionamentos nas redes sociais. Mas a explicação veio logo depois: o astro decidiu não ir em respeito à intimidade da família. Ele e os familiares de Jota concordaram que sua presença transformaria o momento de dor em um evento cercado pela atenção da mídia, algo que todos queriam evitar.

Mesmo sem estar fisicamente presente, Ronaldo mostrou que sua empatia vai muito além do campo. A ligação feita à viúva de Jota foi em caráter reservado. Segundo pessoas próximas, o camisa 7 da Seleção de Portugal fez questão de não divulgar a promessa.

“Ele quer que o menino tenha o melhor, mesmo sem o pai”, revelou uma fonte ao jornal, segundo o Correio 24 horas.

Tragédia que abalou Portugal
Diogo Jota, de 28 anos, vivia um grande momento profissional. Brilhava tanto pela Seleção de Portugal quanto no Liverpool, um dos maiores clubes da Europa.

Aplicativos "de bicos" crescem no Brasil e dividem opiniões sobre liberdade e falta de direitos

Plataformas conectam trabalhadores a vagas temporárias, mas modelo não garante benefícios trabalhistas
SBT Brasil
Quem busca uma renda extra já pode contar com os chamados "apps do bico" — plataformas que conectam trabalhadores a vagas temporárias, especialmente no comércio. A promessa é de liberdade e horários flexíveis. Mas será que vale a pena trabalhar sem carteira assinada, sem benefícios e sem proteção legal?

Há oito meses, Lyah Naindra Campos começou a procurar alternativas para sustentar a família. Foi então que conheceu um aplicativo que oferece oportunidades de serviço em supermercados, com escalas flexíveis que permitem conciliar trabalho e tempo com as filhas.

“Posso passar mais tempo com a família, posso me organizar melhor. Posso resolver meus problemas. Não preciso ter um atestado para dizer hoje eu não vou trabalhar”, conta Lyah.

Esses aplicativos funcionam de maneira parecida com os de transporte: fazem a intermediação entre quem precisa contratar e quem quer trabalhar. Algumas plataformas são especializadas em bares e restaurantes; outras, em lojas e supermercados. As jornadas variam entre 4 e 12 horas.

Sem direitos
Segundo dados levantados, a média de pagamento é de R$ 70 por seis horas de trabalho. Considerando 22 dias trabalhados no mês, o valor chega a R$ 1.540 — pouco acima do salário mínimo, mas sem nenhum direito garantido por lei, como INSS, FGTS ou vale-transporte.

Bahia vence o Fortaleza e está na semifinal da Copa do Nordeste

Gols do Bahia foram marcados por William José e Caio Alexandre
O Bahia derrotou o Fortaleza por 2 a 1 na noite desta quarta-feira (9), na Arena Fonte Nova, e garantiu vaga na semifinal da Copa do Nordeste 2025. A partida teve transmissão da TV Aratu e do Aratu On.

Com o resultado, o Tricolor baiano avança na competição e enfrenta o Ceará, que derrotou o Sport nos pênaltis. A outra semifinal já havia sido definida, entre CSA e Confiança - que venceu o Vitória no Barradão na terça-feira (8).

Resumo do primeiro tempo de Bahia x Fortaleza
O início da partida foi marcado por um Fortaleza mais ativo, tentando controlar as ações ofensivas. No entanto, o Bahia logo assumiu o protagonismo, passou a dominar a posse de bola e criou as principais chances de gol.

O goleiro João Ricardo, do Fortaleza, teve boa participação em lances importantes, mas acabou sendo determinante no placar. Aos 37 minutos, Gilberto foi derrubado na área por Martínez, e após revisão do VAR, o árbitro assinalou pênalti. Willian José converteu e abriu o marcador para os donos da casa.

Nos acréscimos do primeiro tempo, Caio Alexandre arriscou de fora da área, e João Ricardo não conseguiu segurar, protagonizando um verdadeiro "frango". A falha do goleiro ampliou a vantagem tricolor para 2 a 0.

Reação do Fortaleza após gols do Bahia e decisão da vaga
Na segunda etapa, o Fortaleza tentou reagir e conseguiu descontar com gol de Matheus Pereira. A equipe cearense aumentou a pressão em busca do empate, mas esbarrou na defesa baiana e na falta de efetividade no ataque.

O Bahia chegou a ter um pênalti a seu favor durante o segundo tempo, mas o lance foi anulado após revisão do VAR.

Com o triunfo, o Bahia mantém viva a chance de conquistar mais um título regional, enquanto o Fortaleza se despede da competição.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Congresso vai buscar solução para o IOF sem aumento de alíquota, diz Motta

Presidente da Câmara se reuniu com Haddad e Gleisi
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Por: Metro1
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a resolução para o impasse do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) não passará por aumento da taxa.

Ele afirmou que a conversa com o governo na noite desta terça-feira foi “colaborativa”, mas negociações seguem até a audiência com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na semana que vem. "Tenho conversado com os líderes para a solução das contas. Sendo extremamente preciso, vamos buscar resolver essa situação sem aumento de alíquota. As saídas são muitas. Não há interesse do Legislativo em usurpar o poder do Executivo. O ministro (da Fazenda) tem que propor soluções. Isso deve ser conversado ao longo da semana com a equipe econômica", afirmou.

Motta se reuniu ontem com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e da Advocacia Geral da União, Jorge Messias, para tratar do tema. Hugo Motta disse ainda que, além da MP que trata do ajuste fiscal, outros pontos para complementar a receita da União, e substituir um eventual aumento do IOF, estão em discussão.

Especialista explica crescimento de processos por “erro médico” na Justiça

Conforme dados do CNJ, este crescimento abrange tanto o sistema público quanto o privado
Weslly Gomes - Via LeiaJá
Foto: Reprodução/Vai Cair na OAB
O número de processos judiciais relacionados a danos morais ou materiais decorrentes de serviços de saúde, popularmente chamados de “erro médico”, disparou 506% no Brasil entre 2023 e 2024. Conforme dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), este crescimento vertiginoso abrange tanto o sistema público quanto o privado.

A especialista em Direito Civil e da Saúde, Luciana Garrett, analisou o fenômeno em entrevista ao Podcast ‘Sonora Jurídica’. Ela ressaltou que o aumento expressivo não reflete, necessariamente, um crescimento proporcional de falhas na prática médica. Segundo Garrett, múltiplos fatores podem explicar a alta.

Além disso, Garrett esclareceu o termo jurídico correto: “evento adverso à saúde”. Este conceito, conforme explicou, não se limita apenas a erro de médicos. “Você pode ter um evento adverso à saúde até em salão de beleza”, afirmou a especialista. Ela citou um exemplo recente: “No período do Carnaval, aconteceu um caso em Recife onde foi usado um produto para pintar cabelo que causou cegueira em uma pessoa”.

A responsabilização, portanto, pode envolver diversos profissionais da área de saúde e bem-estar, incluindo dentistas e fisioterapeutas, além de estabelecimentos como clínicas e hospitais.

Para conferir a entrevista completa com Luciana Garrett sobre as causas do aumento e os aspectos legais, acesse exclusivamente o canal Vai Cair na OAB.

Estrutura de ponte desaba e deixa mortos na Índia

O acidente aconteceu nesta quarta-feira (9). A ponte fica localizada no distrito de Vadodara, em Gujarat, no oeste da Índia
Foto: Reprodução / Redes Sociais
A queda da ponte Gambhira deixou nove pessoas mortas e outras cinco foram resgatadas com vida. O acidente aconteceu nesta quarta-feira (9). A ponte fica localizada no distrito de Vadodara, em Gujarat, no oeste da Índia.

De acordo com O Globo, o acidente aconteceu quando veículos transitavam pela estrutura, que com o rompimento de parte da ponta, caíram na água. As mortes foram confirmadas pelas autoridades locais. O ministro da Saúde de Gujarat, Rushikesh Patel, informou que a localidade foi afetada por chuvas intensas nos últimos dias.

A ponte, que foi construída em 1985, cedeu por volta das 7h30 (horário local) no trecho Padra-Mujpur. Segundo o governo, a via é considerada uma importante ligação rodoviária da área.

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, expressou “profunda tristeza” pelo ocorrido e prestou condolências às famílias das vítimas. Ainda de acordo com o primeiro-ministro, familiares receberão uma indenização de 400 mil rúpias (aproximadamente US$ 4.700). Os feridos no acidente também receberão apoio financeiro do governo.

UBTÃ-BA: Desgovernada, caçamba volta de ré e atinge residência; motorista conseguiu pular

Imagem Interiorano
Um acidente envolvendo uma caçamba foi registrado na tarde desta quarta-feira (9), na Rua Catarina Tânus, em Ubatã. De acordo com testemunhas, o veículo subia uma ladeira quando apresentou uma falha mecânica.

O motorista percebeu o problema e conseguiu descer do veículo, mas a caçamba acabou voltando de ré e colidiu com uma residência

Com o impacto, parte da estrutura do imóvel foi danificada. Apesar do susto, não houve feridos. Uma equipe foi acionada para realizar a remoção do veículo do local. Via Interiorano

Bancada do PT se revolta com tarifas impostas por Trump e chama a família Bolsonaro de traidora dos brasileiros

Por Edu Mota, de Brasília / Paulo Dourado
Foto: Edu Mota, de Brasília / Bahia Notícias
A notícia que saiu no final da tarde desta quarta-feira (9), de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros, caiu como uma bomba no plenário da câmara. Imediatamente, o líder do PT, deputado Lindbergh Farias (RJ), convocou uma coletiva de imprensa da bancada para anunciar o repúdio do partido à medida.

Em conversa com o Bahia Notícias e jornalistas no plenário, o líder do PT criticou duramente o que chamou de articulação feita pela família Bolsonaro para que o governo dos Estados Unidos chegasse a essa taxação.

Para Lindbergh Farias, a articulação feita pelo deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) representa um ato de traição ao país e ao povo brasileiro. Para o líder, a medida de Trump foi uma resposta aos pedidos da família por sanções ao Judiciário e ao governo Lula, e vai representar a perda de empregos e fechamento de empresas no Brasil.

Durante a coletiva, que reuniu mais de 30 deputados do PT e da esquerda, Lindbergh afirmou que a sanção que vinham prometendo não foi a ministros do STF, como falavam, mas a todo o povo brasileiro.

"Tinha uma declaração do Eduardo Bolsonaro lá atrás sobre isso. A coisa que eles fizeram, a retaliação que eles fizeram que eles queriam fazer ao ministro supremo, foi ao povo brasileiro", declarou Lindbergh.

Para o petista, a medida de Trump foi uma resposta aos pedidos da família por sanções ao Judiciário e ao governo Lula, e vai representar a perda de empregos e fechamento de empresas no Brasil. Segundo ele, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) deveria se opor as ações tomadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"É aquele tipo de decisão em que o governo tem que reagir. Uma situação como essa, o Itamaraty, o presidente, tem que reagir, tem que reagir. Não deixe espaço para não reagir. O Brasil tem que reagir", afirmou o parlamentar.

ONS alerta que país precisará de térmicas e volta a falar em horário de verão

Por Nicola Pamplona | Folhapress
Foto: Bruno Rosa
Lançado nesta terça-feira (9), o planejamento da operação para o sistema elétrico brasileiro para os próximos cinco anos vê degradação da capacidade de atender à demanda no horário de pico e recomenda medidas alternativas para resolver o problema.

Entre elas, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), está o retorno do horário de verão, suspenso pelo governo Jair Bolsonaro (PL), que pode se tornar "imprescindível" caso as condições de suprimento não melhorem nos próximos meses.

A preocupação com o suprimento de potência no horário de ponta vem crescendo nos últimos anos, com o aumento da oferta de energia solar, e foi reforçado no PEN (Plano da Operação Energética) para o período entre 2025 e 2029 lançado nesta terça.

O documento aponta desafios já de curto prazo para atender à demanda no início da noite. Durante o período seco de 2025, diz, todos os cenários indicam a necessidade de despacho de usinas térmicas além daquelas que não podem ser desligadas por inflexibilidade.

Uma das alternativas para enfrentar o problema, a contratação de capacidade adicional de energia de reserva seria resolvida por leilão anunciado pelo governo em 2024, mas a concorrência foi cancelada após questionamentos judiciais por parte de segmentos não atendidos pelo edital.

Sem o leilão, além do uso de térmicas, o ONS diz que os cenários indicam a necessidade de utilização da reserva operativa, um volume mínimo de energia armazenada nas hidrelétricas para controlar a frequência do sistema elétrico em caso de perda de unidades geradoras.

O operador já vem fazendo alertas sobre o problema ao CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico). Em maio, sugeriu uma série de medidas, como o horário de verão e o chamado mecanismo de resposta de demanda, que ressarce indústrias que se disponham a reduzir o consumo no horário de ponta.

Sugeriu ainda a antecipação da entrada de térmicas contratadas em 2021 com início de operações em 2026, a preservação de recursos hídricos para o período seco e a indicação de obras e ações para melhorar o suprimento no segundo semestre.

A adoção do horário de verão, diz, ainda é avaliada. "A depender das projeções de atendimento para os próximos meses, a adoção do horário de verão pode, eventualmente, ser recomendada ao CMSE como uma ação imprescindível", afirmou, em nota.

O PEN 2025 vê a intensificação do problema no médio prazo, com o aumento da oferta de energia solar, menos controlável, e o crescimento do consumo no horário de pico. Por isso, reforça a necessidade de leilões anuais de capacidade para garantir o suprimento para garantir o equilíbrio estrutural do sistema.

E se posiciona de forma contrária a leilões de térmicas inflexíveis, como as aprovadas na lei que privatizou a Eletrobras, já que essas usinas poderiam agravar o problema de sobra de energia nos horários de maior geração solar.

"Com o crescimento das fontes intermitentes, novos desafios também surgiram para a operação", afirmou em nota Marcio Rea, diretor geral do operador do sistema elétrico brasileiro, defendendo a contratação de energia flexível como fundamental para garantir a segurança.

"Precisamos cada vez mais de flexibilidade no sistema, com fontes de energia controláveis, que nos atendam de forma rápida para termos o equilíbrio entre a oferta e a demanda de energia, especialmente nos horários em que temos as chamadas rampas de carga", disse.

BRUMADO-BA: Aluno dá tapa na cara de professora dentro da sala de aula no Colégio Estadual em Tempo Integral

Um boletim de ocorrência também foi aberto na Delegacia Territorial de Brumado, que seguirá com a investigação
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um estudante agrediu a professora dentro de sala de aula do Colégio Estadual em Tempo Integral de Brumado nesta quarta-feira (9). A docente levou um tapa no rosto do aluno. A agressão teria sido motivada por uma discussão entre os dois.

De acordo com informações do jornal CORREIO*, a educadora então estende o braço na direção da porta da sala, para que o aluno se retirasse do ambiente, quando é atingida. Estudante é contido por um homem.

A instituição repudiou a agressão por meio de nota e afirmou que qualquer ação violenta será respondida com as medidas cabíveis.

“Esse ato inadmissível fere não apenas a integridade física e emocional da professora, mas também atinge toda a comunidade escolar, que preza pelo respeito mútuo, pela convivência pacífica e pelo diálogo como princípios fundamentais do ambiente educacional”, diz a nota.

Ainda segundo o comunicado, autoridades policiais foram acionadas, bem como o Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas (CISE). Um boletim de ocorrência também foi aberto na Delegacia Territorial de Brumado, que seguirá com a investigação.

Também por meio de nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lamentou o ocorrido e afirmou que, por meio do Núcleo Territorial de Educação 13, adotou todas as providências para esclarecer o caso, além de prestar o apoio necessário à comunidade escolar. A SEC também acionou o Conselho Tutelar e a família do estudante.

ITABUNA-BA: Com público recorde de 327 mil pessoas e impacto de R$ 60 milhões, ItaPedro se consolida como o Maior São Pedro do Brasil

A 4ª Edição do ItaPedro, realizada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), reuniu um público recorde de 327 mil pessoas, segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA), e gerou um impacto econômico estimado em R$ 60 milhões, consolidando-se como o Maior São Pedro do Brasil.

O evento aconteceu entre os dias 26 e 29 de junho, na arena Zé Cachoeira, e reforçou Itabuna como referência nacional entre os grandes festejos juninos.

Criado para valorizar as tradições juninas e promover inclusão social, o evento tornou-se símbolo de pertencimento e orgulho para os itabunenses, além de um pilar de desenvolvimento cultural e econômico.

Ao todo, foram 36 atrações musicais, somando mais de 48 horas de música ao vivo. Grandes nomes da música brasileira como Henrique & Juliano, Zé Neto & Cristiano, Dilsinho, Solange Almeida, Lauana Prado, Natanzinho Lima, Dorgival Dantas, Hugo Henrique, Vitor Fernandes, Tayrone, Nadson o Ferinha, Tony Salles, entre outros, fizeram parte da programação, que também valorizou artistas regionais e locais.

A estrutura do ItaPedro contou com palco moderno, plataforma giratória, cenografia temática e oito torres de LED e delay, garantindo qualidade de som e imagem para todo o público presente.

No ambiente digital, o evento também foi destaque: as redes oficiais ultrapassaram 27 milhões de impressões, e a transmissão ao vivo pelo YouTube posicionou o ItaPedro entre as festas mais assistidas do país no período. Mais de 170 profissionais de imprensa foram credenciados, garantindo cobertura em veículos locais, regionais e nacionais.

A segurança foi um dos pontos altos da festa. Com o apoio das forças policiais e uso de tecnologia para monitoramento, o evento foi considerado seguro e bem estruturado pelas autoridades da SSP/BA e pelas equipes envolvidas. Os serviços de saúde e atendimento ao público também funcionaram de forma eficiente.

Carlo Ancelotti é condenado a um ano de prisão por fraude fiscal na Espanha

Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Atual técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti foi condenado pela Justiça espanhola a um ano de prisão por fraude fiscal cometida em 2014, quando comandava o Real Madrid em sua primeira passagem pelo clube. A decisão também prevê o pagamento de uma multa de 387 mil euros (cerca de R$ 2,4 milhões na cotação atual), além da proibição de receber subsídios ou benefícios públicos por um período de três anos. Via Bahia Noticias

Segundo o Ministério Público da Espanha, Ancelotti deixou de declarar corretamente rendimentos relacionados a direitos de imagem, sonegando cerca de 1.062.079 euros — o equivalente a aproximadamente R$ 6,6 milhões. O caso se refere especificamente ao ano de 2014, já que o técnico foi absolvido de acusações semelhantes relativas a 2015. As informações foram divulgadas inicialmente pelo jornal O Globo e confirmadas pela agência EFE.

Durante o julgamento, realizado nos dias 2 e 3 de abril deste ano, Ancelotti alegou desconhecimento da irregularidade e afirmou que seu foco era apenas no recebimento do salário líquido negociado com o clube espanhol.

Lula decide não sancionar aumento de deputados e avalia retornar decisão ao congresso

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não sancionar o projeto de lei complementar aprovado pelo congresso que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais. A informação foi confirmada pela colunista Mônica Bergamo junto a três ministros do governo.

A partir de sua decisão de não sancionar o projeto, o presidente estuda se deve vetar a proposta ou deixar para que ela seja promulgada pelo próprio congresso.

Caso decida vetar a proposta, o presidente assume responsabilidade e segue a opinião de 76% dos brasileiros que, segundo o Data Folha, são contra o aumento do número de deputados. No entanto, esta decisão pode complicar ainda mais a relação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos - PB) com o governo.

De outro modo, se optar por não vetar a proposta e deixar a decisão nas mãos do congresso, Lula se exime da responsabilidade pelo veto e evita um confronto com o parlamento. Mas segue na contramão daquilo que os brasileiros esperam que ele faça.

Um ministro sustenta que "o povo" aguarda o veto, entretanto, Lula deve avaliar a magnitude do conflito que decidirá enfrentar com o parlamento. A Congresso, no entanto, não teria moral para reagir, já que também tem derrubado medidas de Lula.

PSG faz 4 a 0 no Real Madrid e vai à final da Copa do Mundo de Clubes

Equipe parisiense não tomou conhecimento do gigante espanhol e agora encara o Chelsea para decidir mais um título na temporada
Por Felipe Anjos / Galaticos Online
A final da Copa do Mundo de Clubes está decidida e será entre PSG e Chelsea. Isso por que a equipe de Paris bateu o gigante Real Madrid por 4x0 com gols de Fabian Ruiz 2, Dembele e Gonçalo Ramos.

Com um domínio do início ao fim da partida, a equipe comandada pelo técnico Luis Enrique abriu os trabalhos logo no início do primeiro tempo com uma falha do zagueiro Asensio, o meia Fabian Ruiz abriu o placar com um gol sem goleiro. Após isso o zagueiro Rudger também errou e deixou a bola de graça para Dembele ampliar. Ainda no primeiro tempo, após cruzamento de Hakimi, Fabian Ruiz fez mais um.

Já no segundo tempo, os franceses controlaram o jogo e chegaram ao quarto gol em jogada de Barcola e gol de Gonçalo Ramos, fechando a conta.

Agora os franceses enfrentam o Chelsea no próximo domingo (13) às 16h (horário de Brasília), no estádio MetLife, para decidir a final da Copa do Mundo de Clubes.

Lula é anunciado como samba-enredo da Acadêmicos de Niterói para Carnaval de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais / Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o tema do enredo do próximo desfile da Acadêmicos de Niterói, no Carnaval do Rio de Janeiro de 2025. A informação foi compartilhada nesta quarta-feira (9), através das redes sociais da escola.

Com o tema “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a escola, que desfilará no grupo Especial em 2026, após ser a campeã da Série Ouro. Os responsáveis são o carnavalesco Tiago Martins e o enredista Igor Ricardo.
Segundo a escola, a sinopse e a logo do enredo serão divulgadas no início de agosto. A escola abrirá os desfiles de domingo de Carnaval, no dia 15 de fevereiro de 2026, ano eleitoral.

STF nega recurso do Estado da Bahia para gestão de aposentadorias de magistrados

Por Aline Gama / BN
Foto: Bruno Peres / Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) negou seguimento a um recurso do Estado da Bahia que buscava centralizar a gestão dos pagamentos de aposentadorias e pensões de magistrados sob o controle do Poder Executivo. O caso, analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, reforçou a autonomia administrativa e financeira do judiciário. Segundo o documento, a decisão se alinha a precedentes da Corte que protegem a independência dos Poderes. A decisão foi unânime.

O conflito teve início quando o Estado da Bahia determinou a migração da folha de pagamento dos magistrados inativos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para a Superintendência de Previdência do Estado (Suprev), órgão vinculado ao Executivo. A Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) e a Associação dos Magistrados Aposentados da Bahia (Amap) impetraram um Mandado de Segurança preventivo, argumentando que a medida violava a autonomia constitucional do judiciário. O TJ-BA acatou o pedido, determinando que a gestão permanecesse sob responsabilidade do próprio tribunal, sob pena de multa diária em caso de descumprimento.

O Estado recorreu ao STF, afirmando que a Constituição Federal exige um único órgão gestor para o regime previdenciário de servidores públicos, abrangendo todos os Poderes. A defesa alegou que a regra visa à racionalização administrativa. Além disso, sustentou que a autonomia do judiciário não justificaria uma gestão separada para magistrados aposentados.

Vitória anuncia contratação de Fábio Carille

Por Hugo Araújo / BN
Foto: Reprodução/ EC Vitória
Na noite desta quarta-feira (9), o Vitória anunciou oficialmente, por meio de suas redes sociais, a contratação do técnico Fábio Carille para a continuidade do ano de 2025. Com um ano de vínculo assinado, a divulgação da chegada do novo treinador vem horas depois da confirmação da demissão de Thiago Carpini, antigo dono do cargo.

COMUNICADO OFICIAL
O Vitória anuncia a contratação do Técnico Fábio Carille. O treinador assume o cargo com efeito imediato. Seu contrato tem vigência de um ano.#PegaLeão #PorNossaHistória pic.twitter.com/R42zt2yaNx— EC Vitória (@ECVitoria) July 9, 2025

Carille desembarca em Salvador nesta quinta-feira (11) para ter seu primeiro contato com o elenco na Toca do Leão. No sábado (12), ele já deve estar à beira do campo, na partida contra o Internacional, válida pela 13ª rodada da Série A. O Rubro-Negro tem os mesmos 11 pontos do adversário gaúcho, que atualmente abre a zona de rebaixamento.

A negociação com o técnico foi conduzida pelo presidente Fábio Mota, o diretor de futebol Gustavo Oliveira e o empresário Paulo Pitombeira.

Sem clube desde abril, quando deixou o comando do Vasco, Fábio Carille tem no currículo o título do Campeonato Brasileiro de 2017 pelo Corinthians. Ele iniciou sua trajetória como técnico no clube paulista em 2016, após atuar como interino.

Além do Corinthians, Carille acumula passagens por Al-Wehda e Al-Ittihad (Arábia Saudita), V-Varen Nagasaki (Japão), Athletico-PR e Santos. Em sua última passagem pelo clube da Vila Belmiro, em 2024, garantiu o título da Série B e o retorno à elite nacional.

Ao longo da carreira, soma 409 jogos, com 186 vitórias, 118 empates e 105 derrotas.

ITABUNA-BA: Congresso “Águas de Futuro” sobre Saneamento, Sustentabilidade e Revitalização do Rio Cachoeira será no dia 14 de julho

EMASA realiza Congresso “Águas de Futuro” sobre Saneamento, Sustentabilidade e Revitalização do Rio Cachoeira
A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) realiza, no dia 14 de julho, o Congresso Águas de Futuro – Saneamento, Sustentabilidade e Desenvolvimento para Itabuna. O evento acontece das 8h às 19h30min, no Centro de Cultura Adonias Filho, reunindo especialistas, gestores públicos e lideranças regionais para debater os desafios e soluções para a universalização do saneamento e a recuperação da bacia hidrográfica do Rio Cachoeira.

Com o tema central “Universalização do Saneamento e a Revitalização do Rio Cachoeira”, o congresso será dividido em painéis com a presença de palestrantes renomados do Brasil que abordarão estratégias de gestão, governança e regulação, sustentabilidade, recuperação ambiental e engajamento comunitário. A proposta é promover a troca de experiências e estimular políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável de Itabuna e da região sul da Bahia.

Segundo o presidente da EMASA, Ivan Maia, o evento marca um novo momento para o setor de saneamento no município. “Estamos diante de um debate urgente. Levar saneamento para todos e recuperar o Rio Cachoeira são compromissos com a vida, com a saúde e com o futuro. Esse congresso é um passo importante para pensar soluções, alinhar ações e envolver todos os atores sociais nesse propósito. A EMASA está empenhada em ser parte ativa dessa transformação”, afirmou.

O Congresso “Águas de Futuro” é gratuito e voltado para convidados, entre eles, profissionais da área, técnicos, gestores e representantes da sociedade civil. A expectativa é que o evento se torne um marco no fortalecimento das políticas públicas de saneamento e preservação ambiental no município.

Gripe aviária: Mais 2 países retomam importação de frango brasileiro

África do Sul e Cingapura se juntam aos outros 23 países que já haviam derrubado o embargo a carne por conta de gripe aviária
Foto: Arquivo/Agência Brasil
O Ministério da Agricultura informou nesta quarta-feira (9) que África do Sul e Cingapura retomaram a compra do frango brasileiro, se juntando assim, aos outros 23 países que já haviam derrubado o embargo a carne, após a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) reconhecer o encerramento do caso de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) registrado em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Segundo matéria do InfoMoney, as exportações foram retomadas, sem qualquer tipo de embargo, para África do Sul, Argélia, Argentina, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Cingapura, Cuba, Egito, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Iraque, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Uruguai, Vanuatu e Vietnã.

Outros 9 países, além da União Europeia, mantém a suspensão a carne de frango de todo o território brasileiro. São eles: Albânia, Canadá, Chile, China, Macedônia do Norte, Malásia, Paquistão, Peru, Timor-Leste e União Europeia.

Esta lista conta tanto com as nações que suspenderam as importações de produtos avícolas do Brasil, quanto com aquelas a quem o próprio governo brasileiro interrompeu a certificação das exportações conforme está previsto o acordo sanitário estabelecido com cada país.

Além dos países que suspenderam totalmente a compra do frango brasileiro, outros 17 mercados possuem restrições em vigor apenas sobre a carne proveniente do Rio Grande do Sul. É o caso da Angola, Arábia Saudita, Armênia, Bahrein, Belarus, Casaquistão, Coreia do Sul, Kuwait, México, Namíbia, Omã, Quirguistão, Reino Unido, Rússia, Tajiquistão, Turquia e Ucrânia.

Nova norma vai regulamentar carregadores de carros elétricos em condomínios

Regra em elaboração prevê exigências diferentes para prédios novos e antigos e busca reduzir riscos de incêndio e conflitos entre moradores
Simone Queiroz,Victor Ferreira - SBT
Eles já são em torno de 500 mil no país, e cerca de metade circula pelas ruas e estradas de São Paulo. A crescente frota de veículos elétricos no Brasil tem gerado preocupação com a segurança durante a recarga das baterias, especialmente dentro dos prédios. Daí surgiu a necessidade de uma norma que reduza os riscos e também os conflitos frequentes entre vizinhos nos condomínios.

Durante mais de um ano, empresários do setor automotivo, pesquisadores, o governo de São Paulo e o Corpo de Bombeiros participaram de discussões e realizaram testes para avaliar riscos no laboratório da corporação. O resultado será a publicação de novas normas para o carregamento de carros elétricos nas próximas semanas. Haverá exigências diferentes para edifícios prontos e para os que ainda serão construídos.

Nos novos prédios, será obrigatória a instalação de sprinklers – os chuveirinhos que liberam água ao detectar fogo – nas garagens. Já os sensores de fumaça serão exigência para todos os edifícios, independentemente da data de construção.

A maior preocupação, no entanto, é com a infraestrutura elétrica e a instalação adequada dos carregadores, explica Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira de Veículos Automotores.
"O risco de uma instalação mal feita é exatamente você gerar uma consequência de um risco de incêndio, ou de algum incidente, fumaça, alguma precipitação de curto-circuito no sistema elétrico do prédio", explica.

Em um condomínio de alto padrão na zona sul da capital paulista, a construtora entregou, no ano passado, a estrutura de carregamento pronta, mas não levou eletricidade para parte das 800 vagas do estacionamento. Segundo o síndico profissional Rodrigo Lobo, a proposta de o condomínio bancar o investimento foi recusada em assembleia, e uma alternativa foi adotada:

"Foi a opção de uma assinatura. Então, o condômino, naquele momento em que precisa do carro elétrico, do carro híbrido, faz a assinatura e paga ali pra empresa a adaptação e instalação de todo o sistema", diz.

PM suspeito de matar marceneiro negro reprovou em teste psicológico

Policial alegou que ter confundido inocente com assaltante; no passado, PM prestou concurso para Polícia Científica mas foi considerado inapto psicologicamente
Guilherme Souza Dias, que foi morto por PM após sair do trabalho na zona sul de SP | Reprodução
Derick Toda - SBT
O policial militar Fábio Anderson Pereira de Almeida, suspeito de ter matado um trabalhador que corria para pegar um ônibus em Parelheiros, na zona sul de São Paulo, reprovou em um teste psicológico durante um concurso da Polícia Científica do Paraná. Na ocasião - final de 2023 - ele prestou concurso público para o cargo de auxiliar de perícia oficial, mas foi considerado inapto psicologicamente por três motivos: falta de concentração, resistência à frustração e trabalho em equipe.

Fábio recorreu administrativamente e entrou na Justiça contra o estado, solicitando análise do exame e uma nova perícia. Em maio deste ano, o juiz Diego Santos Teixeira indeferiu um novo exame e aceitou que os documentos do teste original fossem apresentados. A defesa do policial tem até este mês para entrar com recurso. Leia mais no sbtnews

ITABUNA-BA: FICC publica resultado preliminar dos Editais da PNAB

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) divulgou, nesta semana, o resultado preliminar dos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, marco histórico para o setor cultural brasileiro. A iniciativa é resultado da Lei nº 14.399/2022, que estabelece uma política pública nacional voltada à valorização da cultura, em parceria com Estados, Municípios, o Distrito Federal e a sociedade civil.

Considerada a maior política pública de cultura da história do Brasil, a PNAB prevê a transferência de R$ 3 bilhões em recursos federais para os entes federativos durante o período de 2023 a 2027, utilizando o modelo de repasse fundo a fundo, com base em critérios populacionais e de participação federativa.

No município de Itabuna, a FICC conseguiu a captação total de R$ 1.374.684,87, através da adesão ao programa. A partir disso, foi promovido um ciclo de escutas públicas, com foco na construção de um plano de ação participativo, que orientou a elaboração dos editais, alinhando as diretrizes do programa à realidade local.

Os recursos foram distribuídos em diversas modalidades de fomento cultural, como:
•Premiação a trajetórias de pessoas e instituições;
•Reconhecimento a mestres griôs;
•Apoio a festivais e ações culturais;
•Bolsas para circulação e pesquisa;
•Subsídio a espaços e grupos artísticos;
•Premiação a pontos de cultura e projetos de atuação continuada.

Thiago Carpini é demitido do comando técnico do Vitória

Por Hugo Araújo / BN
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
A passagem de Thiago Carpini como técnico do Vitória chegou ao fim nesta quarta-feira (9), um dia após a eliminação na Copa do Nordeste, diante do Confiança, no Barradão. O presidente rubro-negro, Fábio Mota, anunciou a demissão do treinador, que fez 73 jogos à frente do Leão, com 29 vitórias, 22 empates e 23 derrotas.

"Agradecemos a Carpini pela campanha do ano passado, mas a vida é feita de ciclos e no futebol é assim. Carpini não é mais treinador do Vitória. Tivemos uma conversa com o treinador e decidimos mudar. Estamos na procura de um novo técnico", disse Fábio Mota.

Contratado em maio de 2024, Thiago Carpini conduziu o Vitória ao 11º lugar na Série A, garantindo vaga na Copa Sul-Americana. Em 2025, Carpini levou o time à final do Campeonato Baiano, mas acabou derrotado pelo Bahia. Nas demais competições da temporada, o Leão acumulou eliminações precoces: caiu na 2ª fase da Copa do Brasil para o Náutico, não avançou da fase de grupos na Sul-Americana e foi eliminado nas quartas de final da Copa do Nordeste pelo Confiança.

Com quatro derrotas e dois empates nos últimos seis jogos, o Vitória não vence desde 15 de maio, quando bateu o Cerro Largo pela Sul-Americana.

Agora, o Leão se prepara para o retorno do Campeonato Brasileiro, contra o Internacional, neste sábado (12), às 16h30, no Beira-Rio, pela 13ª rodada da competição. O Vitória ocupa o 16° lugar do Brasileirão, com 11 pontos, mesma pontuação do Inter, que abre a zona de rebaixamento.

Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima

Proposta segue para avaliação no Senado
Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil
© Freepick
A Câmara dos Deputados aprovou hoje (8) o Projeto de Lei (PL) 6020/23, que estabelece descumprimento de medida judicial a aproximação do agressor de áreas delimitadas pelo juiz para proteção de vítima de violência contra a mulher, mesmo com o seu consentimento. A proposta segue para avaliação no Senado.

O projeto altera Lei Maria da Penha, no trecho em que trata das medidas protetivas. Nos casos em que ocorra a aproximação voluntária do agressor às áreas delimitadas por decisão judicial, ele poderá ser punido com reclusão de 2 a 5 anos e multa.

A relatora da proposta, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA) incluiu no projeto que os casos também podem ser aplicados nos casos de aproximação do agressor da residência ou do local de trabalho da vítima.

Furto de cabos

Para salvar TikTok, Donald Trump reivindica poder para anular leis

TikTok está estacionado em um limbo jurídico nos Estados Unidos
Anatoliy Sizov/istock
Por ordem do presidente Donald Trump, a procuradora-geral dos Estados Unidos, Pamela Bondi, enviou cópias de uma carta a Apple, Google e outras empresas de tecnologia informando-as de que podem violar, sem receio de serem processadas, a lei que baniu o TikTok do país. As informações do documento foram obtidas pelo jornal The New York Times . Por João Ozorio de Melo / correspondente da revista Consultor Jurídico nos Estados Unidos

A lei Protecting Americans from Foreign Adversary Controlled Applications Act foi aprovada pelo Congresso no ano passado, por iniciativa bipartidária, e mantida por decisão unânime da Suprema Corte no início deste ano.

A justificativa para a aprovação da lei foi a de que ela era necessária para proteger a segurança nacional. Os congressistas alegaram que a empresa chinesa ByteDance, proprietária do TikTok, pode acumular dados sensíveis dos americanos e usar o algoritmo do aplicativo para manipular a opinião pública.

Porém, proteger a segurança nacional é um problema do presidente, diz a carta enviada por Bondi.

“O presidente Donald Trump determinou que a lei interfere em seus deveres constitucionais de cuidar da segurança nacional e das relações exteriores dos Estados Unidos”, diz o documento.

De acordo com a carta da procuradora-geral, que também foi enviada a outras empresas que disponibilizam o TikTok em seus aparelhos, entre elas Microsoft, Amazon, Oracle, Akamai, Digital Realty Trust, Fastly, LG Electronics USA e T-Mobile, o presidente tem, supostamente, o poder constitucional de anular leis de que não gosta.

O documento diz ainda que, por causa da ordem do presidente, as empresas de tecnologia que continuaram servindo o TikTok não infringiram lei alguma, nem mesmo em teoria. E que o Departamento de Justiça estava “renunciando irrevogavelmente” ao propósito de mover quaisquer ações judiciais contra elas — inclusive sob futuros governos.

Assim, as empresas podem continuar prestando serviço ao TikTok “sem violar a lei e sem incorrer em responsabilização legal”, escreveu Pamela Bondi. “Se o presidente invocar sua autoridade nas áreas de segurança nacional e relações exteriores, ele pode anular uma lei.”

Poder do Executivo
De acordo com a lei, o TikTok só não seria banido se a ByteDance o vendesse a compradores não chineses, em um prazo determinado, o que não aconteceu nos 75 dias estabelecidos por Trump.

Policial militar mata irmão a tiros durante discussão por dívida

Mãe do policial militar foi baleada de raspão durante a briga em Guarulhos
Foto: Reprodução
Um policial militar, identificado como Felipe Viana da Silva, de 31 anos, matou o irmão a tiros na tarde da última terça-feira (8), após uma discussão por dívida no município de Guarulhos, em São Paulo. A mãe do PM ficou ferida após ser atingida de raspão por um dos disparos.

De acordo com o depoimento do suspeito, Felipe estava no quarto quando o pai e o irmão, Rodrigo Viana da Silva, de 28 anos, chegaram para cobrar uma dívida. No momento da discussão, o PM e o pai iniciaram uma luta corporal.

Durante a ação, o irmão de Felipe percebeu que ele estava armado e, na tentativa de tomar a arma, ocorreram disparos involuntários, atingindo Rodrigo duas vezes e a mãe de raspão.

No entanto, a versão foi contestada pelo pai, que afirmou que, no momento da briga, foi Felipe quem sacou a arma. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de São Paulo.

ITABUNA-BA: EMASA conclui obra de implantação de rede de água e esgoto no Jardim Cordier e transforma realidade de moradores

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento S/A (EMASA) concluiu na sexta-feira (4), as obras de implantação das redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Loteamento Jardim Cordier, localizado no bairro Novo Jaçanã, em Itabuna. A operação dos sistemas teve início neste sábado (5), beneficiando diretamente dezenas de famílias da comunidade.

Com investimento de R$ 357 mil com recursos próprios da EMASA, a intervenção contemplou a instalação de 1.500 metros de redes de água e esgoto, além das ligações domiciliares e intradomiciliares, garantindo o acesso imediato dos moradores aos serviços essenciais de saneamento. A iniciativa histórica leva, pela primeira vez em 15 anos desde a fundação do loteamento, estruturas básicas de saneamento à comunidade.

O atendimento à população também ganhou um reforço importante com o Programa Emasa Mais Perto – uma ação inédita da empresa, que promoveu o cadastramento dos moradores por meio de serviços itinerantes, oferecendo mais comodidade, proximidade e eficiência.

O presidente da EMASA, Ivan Maia, destacou que a entrega reafirma o compromisso da atual gestão com o bem-estar da população e com o desenvolvimento sustentável: “O Jardim Cordier também abriga um dos reservatórios do Projeto Mais Água para a Cidade, com capacidade de 5 milhões de litros. Estamos falando de dignidade, saúde pública e valorização dos imóveis. É uma conquista coletiva da comunidade de Itabuna”, afirmou.

Vaca morde tomada e 32 morrem eletrocutadas no Paraná

Descarga elétrica atingiu os animais durante a ordenha
Marechal Cândido Rondon – PR – Um acidente inusitado provocou a morte de 32 vacas leiteiras no interior do município. O caso ocorreu na Linha Flor de Maio, distrito de Iguiporã, na propriedade de Edemir Zeahrsfass.

Uma vaca mordeu a tomada
Segundo a família, uma das vacas entrou num compartimento inadequado e mordeu uma tomada de luz. A ação gerou uma descarga elétrica que se espalhou rapidamente pela estrutura metálica da ordenha, atingindo os animais já posicionados.

Prejuízo pesado
As vacas mortas eram as mais produtivas do rebanho. A tragédia causou grande prejuízo econômico e comoção na região. A prefeitura e a Adapar foram acionadas para garantir o descarte correto dos animais, seguindo os protocolos ambientais e sanitários.  Fonte: O Diário da Encosta da Serra

Bahia amplia isenção de ICMS na conta de luz para consumo de até 80 kWh mensais

Iniciativa deve alcançar mais de 1,8 mi de baianos e representa uma renúncia fiscal superior a R$ 26 mi
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Governo da Bahia anunciou a ampliação da faixa de isenção de ICMS nas contas de energia elétrica a partir de julho. A medida passa a beneficiar todos os consumidores que utilizam até 80 quilowatts-hora (kWh) por mês, ampliando a cobertura anterior, que alcançava apenas os que consumiam até 50 kWh.

Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), a iniciativa deve alcançar mais de 1,8 milhão de baianos e representa uma renúncia fiscal superior a R$ 26 milhões. A medida estadual segue a linha da Medida Provisória nº 1.300/2025, editada pelo Governo Federal em junho, que simplificou o acesso ao desconto na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e garantiu isenção total para consumo até 80 kWh.

“O Governo da Bahia e o Governo Federal atuam em total sintonia, buscando dar melhores condições de vida para a população. Por isso, assim que foi editada a MP, optamos por estender a faixa de isenção do ICMS, iniciativa que representa um alívio no orçamento de milhões de baianos”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues (PT).

O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, informou que a isenção será concedida via convênio e que a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) já foi comunicada da mudança após consulta realizada junto à Sefaz.

A ampliação da isenção entra em vigor ainda neste mês de julho, com a expectativa de ampliar o impacto social da política de alívio tarifário para as famílias de baixa renda.

Brasileiros ainda têm R$ 10 bi esquecidos no Banco Central; veja como resgatar

Ao todo, 43,9 milhões de pessoas físicas e 4,2 milhões de pessoas jurídicas ainda têm algum valor disponível
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central ainda concentra cerca de R$ 10,15 bilhões esquecidos por brasileiros, entre pessoas físicas e jurídicas. Os dados foram atualizados nesta terça-feira (8) e mostram que o montante ainda não resgatado inclui R$ 7,6 bilhões destinados a cidadãos e R$ 2,6 bilhões a empresas.

Ao todo, 43,9 milhões de pessoas físicas e 4,2 milhões de pessoas jurídicas ainda têm algum valor disponível. Desde que o programa entrou em vigor, R$ 10,7 bilhões já foram devolvidos.

A consulta e o pedido de resgate devem ser feitos exclusivamente pelo site do Banco Central. É necessário inserir dados pessoais e utilizar uma conta Gov.br com nível prata ou ouro para solicitar o valor, caso haja saldo disponível.

Desde o fim de junho, o sistema passou a permitir também o depósito automático para quem tem CPF cadastrado como chave Pix e ativou a verificação em duas etapas no Gov.br. Nesse caso, o dinheiro é transferido diretamente, sem necessidade de solicitação manual.

Somente em 2024, o sistema recebeu 73 milhões de acessos — 48 milhões resultaram em consultas sem valores a receber, enquanto 25 milhões apontaram saldo positivo. Segundo o Banco Central, foram feitas mais de 4,1 milhões de solicitações de devoluções no período.

Simone Tebet anuncia previsão de salário mínimo de R$ 1.630 em 2026, o maior valor real em 50 anos

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Durante audiência pública da Comissão Mista de Orçamento (CMO) nesta terça-feira (8), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), confirmou que o salário mínimo deve passar por novo reajuste em 2026, podendo chegar a R$ 1.630,00. Atualmente, o valor está fixado em R$ 1.518,00.

A ministra afirmou que, se confirmado, o novo valor representará o maior salário mínimo em termos reais dos últimos 50 anos no Brasil.

“É o maior salário mínimo dos últimos 50 anos em termos reais”, afirmou Tebet ao apresentar projeções orçamentárias do governo federal para o próximo ano.

Ela também reforçou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está comprometido com o cumprimento do chamado arcabouço fiscal, estrutura que substituiu o teto de gastos e estabelece metas para o equilíbrio das contas públicas.

Reforma tributária e justiça fiscal
Durante a audiência, Tebet também abordou o debate sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), ponto de divergência entre o Executivo e o Congresso, e aproveitou para defender o avanço da reforma tributária com foco na equidade.

“Já mexemos muito com o andar de baixo. Nunca se conseguiu mexer com o andar de cima”, disse, referindo-se à necessidade de reequilibrar a carga tributária entre os diferentes estratos sociais.

A ministra fez um apelo por diálogo e cooperação entre os Poderes e partidos:

“Com serenidade e com diálogo, deixando as diferenças partidárias e ideológicas de lado, e pensando mais naquilo que nos une do que naquilo que nos diferencia, nós temos soluções para todos os reais problemas do Brasil”, concluiu.

Rússia lança maior ataque à Ucrânia desde o início da guerra

Ataque ocorreu dias após Donald Trump anunciar o envio de “mais armas” à Ucrânia
Foto: Gabinete do Presidente da Ucrânia via EBC
Por: Metro1
A Rússia lançou, na madrugada desta quarta-feira (9), o maior ataque com drones e mísseis contra a Ucrânia desde o início da guerra em 2022, segundo a Força Aérea ucraniana. Ao todo, foram disparados 728 drones e 13 mísseis, dos quais 711 drones e sete mísseis foram interceptados. O principal alvo foi a região de Volínia, especialmente a cidade de Lutsk, com ataques registrados em quatro localidades.

O ataque ocorreu dias após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar o envio de “mais armas” à Ucrânia. Em Kiev, uma pessoa ficou ferida, e outras duas foram atingidas na região de Zaporíjia, no sul. Imagens divulgadas mostram incêndios intensos sendo combatidos por bombeiros após os bombardeios.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, classificou a ação como um sinal claro do desinteresse da Rússia em negociar a paz. Ele voltou a pedir sanções mais duras, especialmente contra o setor petrolífero russo, que, segundo ele, sustenta a máquina de guerra do Kremlin.

Boeing 747 da Lufthansa faz pouso de emergência em Guarulhos após desvio e chamado de “mayday”

Foto: Divulgação e Reprodução/FlightRadar
Um Boeing 747-8 da companhia aérea alemã Lufthansa precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na tarde desta terça-feira (8), após uma série de imprevistos que alteraram sua rota original. A aeronave havia partido de Frankfurt, na Alemanha, com destino a Buenos Aires, na Argentina, mas não conseguiu pousar na capital argentina devido às condições meteorológicas adversas.

O voo LH 510 foi inicialmente desviado para Assunção, no Paraguai, onde chegou a pousar. Na sequência, após nova tentativa de seguir para o destino final, a aeronave enfrentou dificuldades operacionais que levaram a um novo desvio, desta vez para São Paulo.

De acordo com dados da plataforma de rastreamento de voos FlightAware, o avião pousou em Guarulhos às 13h04. Durante o trajeto, a tripulação emitiu um chamado de emergência do tipo "mayday", utilizado para sinalizar situações críticas e solicitar prioridade na aterrissagem. A razão apontada para o chamado foi o esgotamento da tripulação, combinado com o alto consumo de combustível após os desvios inesperados.

A GruAirport, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional de São Paulo, informou que não comenta rotas e decisões operacionais das companhias aéreas. A reportagem também entrou em contato com a assessoria da Lufthansa no Brasil, mas até o momento não houve retorno.

Apesar do susto, o pouso ocorreu em segurança e não houve registro de feridos. A companhia aérea ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso. Via BN

ITABUNA-BA: Prefeitura recolheu 300 pneus inservíveis na cidade nesta semana

Como parte das ações de combate à dengue, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Coordenação de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, recolheu nesta semana cerca de 300 pneus inservíveis em diferentes pontos da cidade. O trabalho realizado pelas equipes de Agentes de Combate às Endemias (ACE) acontece semanalmente no formato de mutirão.

“Passamos a recolher em borracharias e diferentes estabelecimentos comerciais, evitando que esses pneus sejam descartados de forma irregular, e também inspecionamos os terrenos baldios, pois muitas pessoas insistem nesta prática, sem medir as conseqüências”, comenta o supervisor de Combate às Endemias, Clodoaldo Oliveira.

Segundo ele, ao descartar pneus de forma irregular, além de causar danos ao meio ambiente, também favorece a proliferação do Aedes aegypti, diz Clodoaldo, lembrando que a Prefeitura de Itabuna disponibiliza um Ecoponto para o descarte legal de pneus pela população.

Os pneus recolhidos na cidade, de acordo com o supervisor de Combate às Endemias, são entregues para as recicladoras do material. O Ecoponto fica localizado no prolongamento da Rua Alicio de Queiroz, nº 567, no Bairro Santo Antônio, bem perto do colégio Ação Fraternal de Itabuna (AFI).

Inscrições para o concurso do INSS terminam este mês. Salários até R$ 10 mil

Rinaldo de Oliveira - SNB
O prazo para se inscrever no concurso do INSS no CNU termina no dia 20 de julho. Salários até R$ 10 mil, vai perder? 
Foto: Agência Gov
Atenção concurseiros. O prazo para se inscrever no concurso do INSS no CNU está terminando. Vai até o dia 20 de julho.

São 300 vagas para candidatos com Ensino Superior no cargo de Analista do Seguro Social. O salário vai até R$ 10 mil, sendo R$ 9.370,92 + R$ 1.000 de auxílio-alimentação.

As vagas são imediatas em diversas especialidades, como Serviço Social, Fisioterapia, Psicologia, TI, Direito, Administração, Contabilidade, entre outras.

Taxa de inscrição e provas
A taxa para se inscrever custa R$ 70.
A prova objetiva será no dia 05/10

Já prova discursiva está marcada para 07/12.

INSS no CNU
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aderiu à segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como Enem dos Concursos.

A adesão do INSS resultou em um aumento de 300 vagas, elevando o total de 3.352 para 3.652 vagas agrupadas em nove blocos temáticos.

Com a adesão, agora o número de órgãos federais participantes do certame subiu de 35 para 36, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

As 36 entidades da administração pública federal não são as mesmas participantes da primeira edição do certame, em 2024.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca responsável pela organização do concurso.

Novo concurso
E não para por aí.

O INSS já solicitou um novo concurso para 2026.

No total, serão 8.500 vagas, sendo 7.000 para Técnico e 1.500 para Analista.

Então é hora de estudar porque quem não passar no concurso deste ano já fica afiado para as provas do ano que vem.

Bahia e Fortaleza se enfrentam em partida decisiva pela Copa do Nordeste nesta quarta

E caso termine empatado, a decisão para a semifinal segue para os pênaltis
Foto: Letícia Martins-ECB
O jogo decisivo entre Bahia e Fortaleza acontece nesta quarta-feira (9), às 21h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelas quartas de final da Copa do Nordeste. Será um confronto de partida única, e caso termine empatado, a decisão para a semifinal segue para os pênaltis.

Onde assistir
A partida entre Bahia e Fortaleza terá transmissão ao vivo pelo Premiere (pay-per-view) e ESPN (TV fechada).

Escalações prováveis
Bahia (Rogério Ceni): Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo, Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Éverton Ribeiro; Ademir (Cauly), Érick Pulga e Willian José. Desfalques: Kanu e Érik .

Fortaleza (Juan Pablo Vojvoda): João Ricardo; Mancuso, Brítez (ou Kuscevic), Gustavo Mancha, Pacheco; Martínez, Pochettino e Matheus Pereira; Marinho, Breno Lopes e Lucero.

Cover de Marília Mendonça diz ter sido processada por mãe da cantora: "Tentou acabar com minha vida"

Foto: Instagram
A cantora Lorena Alexandre, conhecida nas redes sociais como cover de Marília Mendonça, fez uma revelação envolvendo dona Ruth Moreira, mãe da sertaneja. Em uma postagem nas redes sociais, a artista revelou que foi processada por dona Ruth após a morte da eterna Rainha da Sofrência, por não concordar com ela se apresentar como um cover da filha.

Segundo Lorena, dona Ruth teria pedido R$ 100 mil em um processo e tentado acabar com a carreira dela.

"Fui processada, sim. A dona Ruth me pediu R$100 mil e tentou acabar com minha vida e carreira. Enquanto muitos estavam lá como “covers de estimação”, eu fui perseguida, humilhada, difamada — eu me calei", disse.

A cantora afirmou que o fato dela se apresentar com a alcunha de "cover oficial" de Marília não agradava à família da sertaneja. Lorena chegou a discutir nas redes sociais com dona Ruth e com o irmão de Marília, João Gustavo.

Lorena contou que o processo movido por dona Ruth Moreira corre em segredo de Justiça, mas que ela não teria como arcar com o valor da ação, caso seja condenada. "R$100 mil? Eu nunca teria como pagar. O processo tá em segredo de justiça, então não posso falar mais. Mas deixo claro: aqui tem amor, respeito e entrega. Pela Marília, eu vou até o fim". Via BN

Abóbora gigante de 35 kg chama atenção

Abóbora gigante de 35 kg chama atenção em Santo Augusto
Mesmo com o clima adverso, agricultores colhem frutos grandes e fortalecem a renda familiar
Santo Augusto – RS – A produção de abóboras e morangas tem surpreendido agricultores da região, mesmo com os desafios do clima. Na localidade de Costa do Turvo, o jovem Carlos Eduardo P. dos Santos colheu uma abóbora com cerca de 35 quilos, destaque pelo tamanho e qualidade.

A força da agricultura familiar
Carlos e sua família apostam nas hortaliças como fonte de renda, com bons resultados na colheita e na venda. A produção doméstica tem ganhado força no município.

Incentivo da Emater
A Emater/RS–ASCAR reforça o estímulo para que mais famílias, principalmente os jovens, invistam no cultivo de abóboras e morangas. As variedades apresentam boa produtividade e têm espaço no comércio local e regional.  Fonte: Jornal O Celeiro

ITABUNA-BA: EMASA inicia a construção do primeiro Planejamento Estratégico da sua história, com foco na Identidade Organizacional

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) deu início, de forma estruturada e participativa, à construção do primeiro Planejamento Estratégico da sua história. A primeira reunião do Grupo Estratégico aconteceu em junho, na Sala Operacional da Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro São Lourenço.

O encontro marcou o início da elaboração da Identidade Organizacional da empresa — missão, visão e valores — etapa fundamental para orientar decisões estratégicas, fortalecer a cultura corporativa e estimular o sentimento de pertencimento entre os colaboradores.

A proposta de construção do Planejamento Estratégico foi inicialmente apresentada à Diretoria Executiva da EMASA e, posteriormente, ao Conselho de Administração. A ação integra um novo momento da empresa, pautado pela modernização da gestão, valorização das equipes e maior alinhamento com os desafios do setor de saneamento.

Segundo o presidente da EMASA, Ivan Maia, o processo é um passo importante para fortalecer a empresa e seu compromisso com a cidade. “Estamos vivendo um momento decisivo para o futuro da nossa empresa. Iniciar a construção da nossa Identidade Organizacional é reconhecer quem somos, para onde queremos ir e como faremos isso. Esse é um passo de valorização da nossa história, da nossa equipe e do papel essencial que a EMASA exerce para o desenvolvimento de Itabuna. Vamos resgatar o orgulho de ser EMASA e projetar juntos uma empresa ainda mais forte e respeitada”, salientou.