
A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) divulgou, nesta semana, o resultado preliminar dos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, marco histórico para o setor cultural brasileiro. A iniciativa é resultado da Lei nº 14.399/2022, que estabelece uma política pública nacional voltada à valorização da cultura, em parceria com Estados, Municípios, o Distrito Federal e a sociedade civil.
Considerada a maior política pública de cultura da história do Brasil, a PNAB prevê a transferência de R$ 3 bilhões em recursos federais para os entes federativos durante o período de 2023 a 2027, utilizando o modelo de repasse fundo a fundo, com base em critérios populacionais e de participação federativa.
No município de Itabuna, a FICC conseguiu a captação total de R$ 1.374.684,87, através da adesão ao programa. A partir disso, foi promovido um ciclo de escutas públicas, com foco na construção de um plano de ação participativo, que orientou a elaboração dos editais, alinhando as diretrizes do programa à realidade local.
Os recursos foram distribuídos em diversas modalidades de fomento cultural, como:
•Premiação a trajetórias de pessoas e instituições;
•Reconhecimento a mestres griôs;
•Apoio a festivais e ações culturais;
•Bolsas para circulação e pesquisa;
•Subsídio a espaços e grupos artísticos;
Ao todo, 204 agentes culturais inscreveram suas propostas nos editais da PNAB Itabuna. Desses, 37 foram contemplados no resultado preliminar, após passarem por um criterioso processo de avaliação.
A análise das propostas foi realizada por nove pareceristas externos, vindos dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba e Espírito Santo, contratados exclusivamente para garantir a transparência, imparcialidade e isonomia do processo seletivo.
A divulgação do resultado preliminar reafirma o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da cultura local, por meio de ações democráticas e participativas, respeitando a diversidade cultural do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário