> TABOCAS NOTICIAS : “Complexo”, diz médico sobre siameses com três pernas que nasceram em Goiânia

.

.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

“Complexo”, diz médico sobre siameses com três pernas que nasceram em Goiânia

Foto: Reprodução
Os gêmeos siameses Marcos e Mateus, nascidos nesta terça-feira (06/01) em Goiânia, representam um dos casos mais raros e complexos da medicina, segundo avaliação do médico pediátrico Zacharias Calil, especialista em gêmeos conjugados. Naturais de Canarana, em Mato Grosso, os bebês são classificados como isquiópagos, unidos pelo quadril, além de apresentarem união pelo tórax, abdômen e bacia, três pernas, genitália compartilhada e anomalia anorretal.

De acordo com Calil, a complexidade do caso está no compartilhamento de múltiplos órgãos e nas dificuldades relacionadas a uma futura cirurgia de separação. “É o caso mais complexo da nossa especialidade. A separação envolve vários órgãos e até a possibilidade de utilização da terceira perna em uma etapa futura. Ainda é cedo para decisões, pois eles precisam crescer para avaliarmos a colocação de expansores de pele”, explicou o médico.

Os bebês nasceram no Hospital Estadual da Mulher (Hemu) e foram encaminhados à UTI neonatal logo após o parto. Segundo a equipe médica, eles devem passar por uma cirurgia de colostomia nas próximas 36 horas para garantir o funcionamento do intestino. A cirurgia de separação está prevista para quando os gêmeos tiverem entre oito meses e um ano de vida, sendo que apenas durante o procedimento será possível confirmar se possuem intestinos separados e avaliar as condições do sistema urinário. Via 180graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário