> TABOCAS NOTICIAS : Menina de 15 anos morre por complicações do uso de cigarro eletrônico

.

.

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Menina de 15 anos morre por complicações do uso de cigarro eletrônico

Foto: TranTien LocDo/Pixabay
Uma adolescente de 15 anos morreu nessa quarta-feira (28/05) após complicações pulmonares devido ao uso de cigarro eletrônico, em Brasília. A jovem estava internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).  Fonte: Metrópoles
 
A menina estava há algum tempo com problemas de saúde. Ela passou pelo Hospital Cidade do Sol em 18 de maio, com diagnóstico de Pneumonia Comunitária, Pneumonia por Influenza A e Lesão Pulmonar Associada ao Uso de Produtos de Vaping ou Cigarro Eletrônico (EVALI).

Porém, após 48 horas da admissão, a adolescenteB.F.T.L. apresentou episódio febril persistente. Os médicos chegaram a ajustar o tratamento, mas devido à “necessidade de continuidade do cuidado especializado”, foi transferida para o Hospital Universitário de Brasília (HUB).

No HUB, segundo relatos, ela precisou ser intubada após apresentar uma piora no quadro — que, a princípio, era de pneumonia. Como passou a precisar de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi transferida para o Hran.

A suspeita clínica é que a menina tenha sido acometida por EVALI (E-cigarette or vaping product use-associated Lung Injury). Porém, a confirmação só poderá ser feita após a necrópsia do corpo.

A escola em que a adolescente estudava publicou uma nota de pesar pelo falecimento da aluna. De acordo com a instituição, o velório da menina ocorrerá no cemitério de Águas Lindas, nesta sexta-feira (30/5), a partir das 15h. O sepultamento está previsto para às 16h30.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), informou que, em conformidade com a legislação sobre Sigilo de Prontuário, não fornece dados sobre pacientes atendidos na rede pública de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário