Prazo para se inscrever começa nesta segunda (19) e vai até 9 de junho; seleção tem duas fases, com prova objetiva e escrita
Palácio do Itamaraty, em Brasília | Distribuição/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Warley Júnior - sbtnews

Começam nesta segunda-feira (19), a partir das 10h, as inscrições para o concurso que seleciona diplomatas para o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Itamaraty. O processo seletivo oferece 50 vagas para o cargo de terceiro-secretário, primeiro posto da carreira diplomática, com salário inicial de R$ 22.558,56.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da banca organizadora, o Cebraspe, até as 18h do dia 9 de junho. A taxa de participação é de R$ 229,00.
Como é o concurso
O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) é considerado um dos mais exigentes do país. Ele é voltado para quem deseja representar o Brasil no exterior e atuar diretamente nas relações internacionais do país.
O certame é composto por duas fases:
1. Primeira fase – Prova objetiva:
Avalia conhecimentos gerais em 8 áreas, com 240 itens do tipo "certo" ou "errado":
Língua portuguesa
História do Brasil
História mundial
Geografia
Língua inglesa
Política internacional
Economia
Direito
A aplicação está prevista para 14 de julho em todas as capitais e no Distrito Federal.
2. Segunda fase – Provas escritas:
De caráter eliminatório e classificatório, as provas escritas serão realizadas entre os dias 10 e 13 de agosto. Serão avaliados o domínio da escrita e a capacidade de argumentação em:
Língua portuguesa
Língua inglesa
História do Brasil
Política internacional
Geografia
Economia
Direito
Língua espanhola ou francesa (conforme a escolha do candidato na inscrição)
A função do diplomata
Diplomatas são responsáveis por representar o Brasil no exterior e proteger os interesses do país e de seus cidadãos no cenário internacional. Eles podem trabalhar em embaixadas, consulados e missões permanentes. Entre as atribuições estão:Conduzir negociações políticas e econômicas com outros países;Participar de reuniões e conferências internacionais;Promover o comércio, a cultura e a imagem do Brasil no exterior;Prestar assistência a brasileiros que vivem ou viajam fora do país;Produzir relatórios e análises sobre a situação política e econômica de outras nações.
A carreira começa no cargo de terceiro-secretário. Após ser aprovado no concurso, o candidato ainda precisa concluir o curso de formação do Instituto Rio Branco, em Brasília, para ser efetivado na carreira.
Das 50 vagas disponíveis, 37 são destinadas à ampla concorrência, 10 para candidatos negros e 3 para pessoas com deficiência.
Além disso, o edital prevê a possibilidade de convocação adicional de até 75 candidatas mulheres para a segunda fase do concurso. A medida, segundo o edital, busca "corrigir eventuais desigualdades e promover proporcionalidade entre pessoas candidatas do gênero masculino e do gênero feminino".
CronogramaInício das inscrições: 19 de maio, às 10h;Término das inscrições: 9 de junho, às 18h;Período para solicitar isenção da taxa: 19 a 23 de maio;Prova objetiva: 14 de julho;Prova escrita de língua portuguesa: 10 de agosto;Demais provas escritas: 11 a 13 de agosto.
O edital completo está disponível no site do Cebraspe. O concurso é uma das principais portas de entrada para a carreira diplomática no Brasil, que exige dos candidatos amplo conhecimento em diversas áreas e forte domínio da escrita e interpretação de textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário