Quatro cidades brasileiras realizaram eleições suplementares neste domingo (07/04) para escolha de novos prefeitos e vice-prefeitos. A convocação dos pleitos foi determinada pela Justiça Eleitoral, após a cassação de chapas eleitas em 2024 por irregularidades em registros de candidatura ou na gestão de recursos públicos. Ao todo, cerca de 64,8 mil eleitores foram às urnas.
Em Eldorado (SP), Noel Castelo (Solidariedade) foi eleito com 41,8% dos votos válidos, após a cassação de Elói Fouquet (PSDB), condenado por improbidade administrativa. Em Neves Paulista (SP), Kiko Rossali (PL) venceu com 79,2% dos votos, substituindo Reginaldo da Silva (PL), que teve a candidatura barrada por condenação por furto qualificado.
Na Bahia, o município de Ruy Barbosa elegeu Eridan de Bonifácio (MDB), com 51,5% dos votos. Ela é esposa do ex-prefeito Bonifácio, cassado por irregularidades na aplicação de recursos do Fundeb. Já em Paranhos (MS), Hélio Acosta (PSDB) foi eleito com 64,4% dos votos. A eleição ocorreu após a cassação do prefeito reeleito Heliomar Klabunde (MDB), por irregularidades em programas sociais.
As eleições suplementares foram conduzidas conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base em decisões que identificaram situações de inelegibilidade, condenações judiciais e má gestão de recursos públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário