Renata Dias
O método que recicla plástico usando a umidade do ar, e em poucas horas, foi desenvolvido pela Universidade Northwestern, nos EUA.
Foto: Freepik/IA

Esse processo utiliza um catalisador barato composto de molibdênio e carvão ativado, que quebra as cadeias moleculares do PET. A umidade presente no ar converte esses fragmentos em ácido tereftálico (TPA), um monômero essencial para a fabricação de novos produtos de PET ou materiais de maior valor, recuperando até 94% do material em apenas quatro horas.
A novidade promissora foi desenvolvida por por cientistas da Universidade Northwestern, nos EUA.
Como funciona o novo processo
Ao contrário dos métodos tradicionais de reciclagem, que exigem altas temperaturas, solventes tóxicos e geram subprodutos poluentes, essa técnica é mais limpa e sustentável, de acordo com Peak.
O método não utiliza solventes ou produtos químicos agressivos, o que a torna uma alternativa mais segura e eficiente.
É também mais do que os métodos convencionais de reciclagem e, ao utilizar a umidade do ar, reduz a dependência de solventes químicos nocivos. Há, ainda, a possibilidade de processar plásticos mistos sem separação prévia pode reduzir os custos operacionais de reciclagem, segundo o The Brighter Side. Leia mais no sonoticiaboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário