Quando o humor mal direcionado pode levar a banalidade do tratamento e causando um impacto
Tainah Santana
Foto: Freepik
A terapia tornou-se um assunto bastante discutido ultimamente, nas redes sociais há com frequência postagens sobre o assunto, inclusive com um toque de humor. Memes associados a terapia têm ganhado cada vez mais espaço na internet, porém é necessário atentar-se para que algo tão sério como o tratamento psicológico não seja tratado de uma forma banal e alvo de piada que minimize a importância de cuidar da saúde mental.
Uma dose de humor deixa tudo mais leve, mas se a brincadeira não é boa, ao invés de proporcionar leveza irá desencadear sentimentos negativos, trazendo para terapia sentimentos como: preconceito e receio com o meio de tratamento, vale ficar atento. Para discutir sobre o assunto com a seriedade que o assunto exige, o LeiaJá conversou com a psicóloga e psicanalista, Eduarda Negromonte.
A especialista explica o impacto que essas ações podem causar. “Eu vi um meme que era um homem chorando e dizia o seguinte: eu saindo da terapia quando a psicóloga fala que a única pessoa capaz de me tirar da depressão sou eu mesmo e não ela, que me cobra quinhentos reais a consulta. Acredito que as vezes quando abordam a psicoterapia dessa forma, acaba tendo uma certa descredibilização da profissão, porque às vezes a terapia é retratada de uma forma muito caricata, e pode parecer que é algo menos sério, menos eficaz. Isso pode impactar a percepção e a relevância, como uma ferramenta de saúde mental, principalmente para pessoas que não são da área ou pessoas que não são tão informadas sobre”, alerta Eduarda. Continue lendo no leiaja
Nenhum comentário:
Postar um comentário