> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Tranquilidade marca o início das matrículas da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

ITABUNA-BA: Tranquilidade marca o início das matrículas da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino

As matrículas para alunos da Educação Infantil (Creche e pré-escola) da Rede Municipal de Ensino iniciaram com movimento tranquilo nos postos informatizados nas instituições de ensino. Não havia filas, o que fez o fluxo seguir rapidamente.

As escolas estão seguindo o Calendário de Matrículas elaborado pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC). Na manhã desta sexta-feira, o secretário Rosivaldo Pinheiro visitou a Escola Municipal Genival Correia de Almeida, no Parque Boa Vista.

Ele aproveitou o momento da visita para conversar com professores, funcionários e diretores da unidade escolar. No diálogo, o secretário disse que esse é um momento importante para que os alunos possam conhecer os locais onde vão estudar, rever colegas e amigos. Ele fez um alerta aos pais e responsáveis que devem estar atentos ao Calendário de Matrículas da SEDUC.

“Estamos com as matrículas abertas na Rede Municipal de Ensino. Nossa missão é fazer com que as famílias se sintam acolhidas nesse processo, podendo realizar a matrícula da criança, adolescente e do público do EJA diretamente nas escolas onde eles desejam estudar”, orientou Pinheiro.

“Com isso, também vamos identificar algumas dificuldades e colher dados importantes para melhorar cada vez mais a experiência dos nossos estudantes na rede pública. Todos devem ficar atentos ao calendário de matrícula, disponível em todos os canais da Prefeitura e da SEDUC”, destacou Rosivaldo Pinheiro.

A dona de casa Cristiane Marques, avó das gêmeas Elisa e Eloá, 5 anos, foi matricular suas netas que estudavam na Instituição de Educação Infantil Lúcia Oliveira, no centro da cidade. Agora, as duas crianças vão iniciar o ano letivo matriculadas no Grupo Escolar Municipal Firmino Alves, no Bairro de Fátima.

“Gostei muito de chegar aqui na Escola Firmino Alves e ser atendida rapidamente. O meu neto, Theo, estudava aqui, mas vai ser matriculado na Escola Betel”, disse.

O diretor do Departamento de Planejamento, Pesquisas e Informações Gerenciais (DPPIG), Waldeck Luz, informou que o período de matrículas foi iniciado positivamente.“Já iniciamos o período de matrículas na Rede Municipal de Ensino. Na quinta-feira, dia 16, foi dia destinado ao público integrado por pessoas com deficiência (PCD). A determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) foi que houvesse esse dia específico para a matrícula desse público”, comentou.

Segundo Waldeck, naquele dia houve um quantitativo de 450 matrículas realizadas atendendo ao público da creche e pré- escola ao 9º ano do Ensino Fundamental.

“A nossa expectativa neste ano é que tenhamos mais de 20 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. Acreditamos sempre no aumento do quantitativo, depois dos investimentos executados na primeira gestão do prefeito Augusto Castro, abriu novas vagas para creches em tempo integral. Agora, são dois lugares com anexos com capacidade para um pouco mais de 200 alunos”, destacou.

Na creche Lúcia Oliveira, a vice-diretora Tânia Santana, disse que a procura tem sido grande e as vagas são limitadas. “Hoje estamos matriculando crianças com idade entre 3 a 4 anos, seguindo rigorosamente o Calendário de Matrículas da Secretaria da Educação”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário