Fotos: Divulgação
Um grupo de estudantes do CETEP Médio Rio das Contas está inovando no campo da sustentabilidade com a criação de uma tinta ecológica feita a partir de materiais naturais e não tóxicos, como leite, frutas, verduras, flores, argila e condimentos. A iniciativa visa substituir as tintas convencionais, que geralmente contêm substâncias químicas prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Por Giro Ipiaú
O projeto tem como objetivo principal reduzir o impacto ambiental causado pelas tintas tradicionais, conhecidas por contribuírem para a poluição e por apresentarem riscos à saúde, como alergias e intoxicações devido aos compostos químicos utilizados em sua formulação. A tinta ecológica, além de ser segura para o uso humano, propõe um descarte sustentável, sem causar contaminação ambiental.
Embora ainda esteja em fase de desenvolvimento, o trabalho já foi reconhecido com o Prêmio ABRIC de Excelência em Pesquisa, um marco importante para os jovens pesquisadores e um incentivo ao avanço da iniciativa.
O projeto é orientado pelos professores Daiane Pergentino Gomes e Atanael de Jesus Santos, que destacam o empenho dos estudantes em unir criatividade e compromisso ambiental. Os responsáveis pelo desenvolvimento da tinta são os alunos Caio Vitor Neves Veiga, Ana Clara dos Santos Moreira, Pamella Lorrany dos Santos Couto, Geovana Santos da Mota e Roberth Vitorino Santana Silva Barbagallo, que têm se dedicado a aprimorar a fórmula e os resultados da pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário