A operação foi desencadeada Santa Maria, Porto Alegre e Torres
Ação em três cidades gaúchas
Na manhã desta quinta-feira (23), o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do RS (CIRA/RS) deflagrou uma operação em Porto Alegre, Torres e Santa Maria. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em empresas e residências ligadas a um grupo empresarial do setor de bebidas. A investigação aponta um prejuízo superior a R$ 200 milhões aos cofres públicos devido à sonegação de ICMS e o não recolhimento doloso e recorrente do imposto. Por NPExpresso
Investigação detalhada
A operação teve início após um relatório da Receita Estadual indicar irregularidades como uso de “laranjas”, confusão patrimonial e movimentação financeira em contas de terceiros. A dívida tributária do grupo está entre as cinco maiores do estado.
Bloqueio de ativos
Além das buscas, foi determinado o bloqueio de valores em contas bancárias dos investigados, totalizando mais de R$ 200 milhões. O objetivo é garantir a recuperação do montante devido ao Estado. (Não foram informados os nomes das marcas).
CIRA/RS e combate à sonegação
O CIRA/RS, criado em 2018, reúne instituições como o Ministério Público, Receita Estadual e Procuradoria-Geral do Estado para realizar ações conjuntas contra crimes tributários e recuperar ativos públicos. Denúncias podem ser feitas pelo portal da Receita Estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário