Foto: TRF-4 / Divulgação
Cinco meses depois dos seis Tribunais Regionais Federais (TRFs) enviarem os nomes dos desembargadores que pretendem disputar uma cadeira de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parece ter deixado claro quem é o seu favorito entre os 17 candidatos.
Segundo a coluna Radar, da Veja, Lula entrou de cabeça na campanha para fazer de Rogério Favreto, desembargador do TRF-4, o mais novo ministro do STJ. Conforme a apuração, o presidente é grato ao empenho do magistrado gaúcho para tentar tirá-lo da prisão no auge da Operação Lavo Jato.
No entanto, a movimentação teria aberto uma “guerra” no tribunal porque com o conhecimento da preferência, os outros 16 desembargadores têm feito campanha contra Rogério Favreto para que ele não consiga compor a lista tríplice a ser formada pelos ministros do STJ.
Mesmo com toda euforia, a sessão para votação e formação das listas tríplices no STJ ainda não tem data para ocorrer, já que o trabalho da comissão escrutinadora dos candidatos está atrasado. O STJ está com duas vagas de ministro em aberto devido às aposentadorias das ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães, o outro assento é reservado a membros dos Ministérios Públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário