> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Equipes de endemias e de zoonoses trabalham duro para imunizar contra a raiva 37 mil animais

terça-feira, 6 de agosto de 2024

ITABUNA-BA: Equipes de endemias e de zoonoses trabalham duro para imunizar contra a raiva 37 mil animais

De 5 a 9 deste mês as equipes das coordenações de Endemias e de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde vão direcionar a vacina antirrábica por meio de busca ativa nos bairros de Itabuna. O objetivo é atingir a meta de 37 mil animais entre cães e gatos imunizados.

Nesta segunda-feira, a vacinação teve início às 8 horas no bairro Bananeira e nas casinhas do Mangabinha onde trabalharão até as 16 horas.

Na terça-feira, as equipes de vacinadores estarão nos bairros Santa Clara e Jaçanã, enquanto no dia seguinte será a vez do Banco Raso.

Na quinta-feira, dia 8, uma parte dos vacinadores estará no ponto fixo no Jardim dos Eucaliptos e no Vila Zara e outra parte estará com a busca ativa no São Judas.
Na sexta-feira, a busca ativa acontecerá no Cidadele, Jardins das Acácias e no Jardim das Hortênsias. Já no Zildolândia, haverá ponto fixo na praça do bairro. Todos os dias, a imunização começa às 8h e prossegue às 16 horas.

No final de semana também teve vacinação nas zonas rural e urbana. No sábado, por exemplo, foram imunizados 621 cães e gatos durante o dia. As equipes visitaram o condomínio residencial Real Vila, no São Judas, e fizeram busca ativa no Góes Calmon e Jardim Vitória e no Dia D, na Praça Rio Cachoeira, e na área rural em Mutuns. No domingo a vacina foi aplicada nos animais que vivem em Itamaracá.

No ano passado, o Ministério da Saúde estipulou a meta de vacinar 33 mil cães e gatos a partir de três meses de idade. Itabuna fez bonito e conseguiu atender a determinação.
À época, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, parabenizou os profissionais pela agilidade, competência, comprometimento e profissionalismo.
“Foi uma ação conjunta com as equipes do Centro de Controle de Zoonoses e Agentes de Combate às Endemias (ACE), que resultou no sucesso da missão. Assim garantimos uma cidade livre da raiva, uma zoonose perigosa e letal que compromete tanto o homem quanto o animal e é uma questão de saúde pública”, comentou a diretora.

“Se no ano passado conseguimos atender a meta do Ministério da Saúde, com certeza vamos conseguir também neste ano pelo esquema de trabalhar com a busca ativa que funciona muito bem”, afirmou o supervisor de endemias Clodoaldo Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário