As obras do Centro de Referência à Saúde da Mulher e a nova Unidade de Saúde da Família (USF) José Maria de Magalhães, estão praticamente concluídas e devem ser entregues à comunidade nos próximos dias. O antigo prédio, que por anos abrigou a Fundação SESP, passou por completa requalificação e ganhou nova roupagem para oferecer serviços de qualidade em saúde. Segundo o engenheiro Cleiton Turíbio, responsável pela obra, mais de 95% dos serviços de engenharia já foram finalizados, faltando tão somente a conclusão da parte elétrica e limpeza das dependências.
“Finalizando a questão elétrica, a concessionária de eletricidade do estado realizará os testes da rede. Depois disso, vamos concluir a limpeza e receber o mobiliário para entregar o prédio e dar a obra como acabada”, disse Turibio.
Ele elogiou a estrutura do imóvel que mesmo sendo antigo foi muito bem preservado. “Por ser uma edificação com mais de 70 anos, foi muito bem preservada. Realizamos um processo de reestruturação e em alguns pontos houve o reforço nas bases. Porém, a estrutura é excelente, é uma construção muito bem feita”, elogiou o engenheiro Cleiton Turíbio.
NOVAS UNIDADE DE SAÚDE
O espaço destinado ao Centro de Referência à Saúde da Mulher vai oferecer consultas especializadas em ginecologia, dermatologia e mastologia.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, a médica Lívia Mendes Aguiar, além disso, o Centro também realizará uma gama de exames. “Aqui a mulher terá uma atenção toda especial e também serão oferecidos exames de imagem, biópsia de colo de útero e mama”, informou.
“Ainda haverá ambulatório de gestação de alto risco e de obesidade, inserção de DIU e atendimento nas áreas de psicologia, nutrição e fisioterapia feminina”, afirmou a secretária Lívia Mendes Aguiar.
Juntamente com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), o Centro de Referência à Saúde da Mulher oferecerá orientações às mulheres vítimas de violência doméstica e assistência do Programa Itabuna Mãe.
Por sua vez, depois do processo de reestruturação e requalificação, a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Maria de Magalhães Neto passará a atender como Unidade de Saúde da Família (USF).
A secretária explicou que diferente de uma UBS tradicional, a USF deve realizar uma assistência integral, contínua e de qualidade, desenvolvida por equipe multiprofissional na própria unidade e também nos domicílios e em locais comunitários, como escolas, creches, asilos, presídios, entre outros.
“Uma Unidade de Saúde da Família pode trabalhar com uma ou mais equipes de saúde da família (ESF), variando de acordo com o número de famílias existentes na área. A USF José Maria de Magalhães será composta por duas ESF, atendendo a todos os critérios previstos”, destacou Lívia Mendes Aguiar.
As duas novas unidades de saúde são fruto da cooperação do município com a AFYA Faculdades de Ciências Médicas de Itabuna que através do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, vem proporcionando parceria e importantes investimentos na área de saúde da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário