Cerca de 70 pessoas em situação de rua que têm assistência permanente do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) participaram dos festejos juninos na manhã desta quarta-feira, dia 19. Além do consumo de alimentos típicos da época (pipoca, arroz doce, mungunzá, milho cozido, etc., foi servido chocolate e café quente na unidade na Rua B, próximo ao Tiro de Guerra 06/007.
“Buscamos fazer com que essas pessoas se sentissem acolhidas, como gente, com a oportunidade de se agrupar em família, entre amigos”, sintetizou o gerente do Programa Centro Pop, Ansielmo Santana. “O que pretendemos com a organização da festa junina, inclusive com elementos figurativos em papel de fogueira, desenhos alusivos ao São João e bandeirolas, etc, foi que houvesse inclusão social “, justificou.
“A determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) é que haja acolhimento e o direcionamento das pessoas em situação de rua para a reinclusão familiar. Fizemos hoje o que mães, avós, irmãs, tias e filhos fariam. Há muito desencanto e desalento e a gente precisa prestar atendimento no dia a dia para fortalecer vínculos”, acrescentou Ansielmo Santana. “As pessoas não podem ser abandonadas, esquecidas pelo uso recorrente de drogas e álcool”, disse.
Segundo o gerente do Centro Pop, a unidade faz a triagem e presta atendimento diário com a oferta de serviços de higiene pessoal, roupa limpa, refeições e lanches e encaminhamento a outros órgãos públicos, inclusive para a emissão de documentos. Diariamente a unidade atende 60 pessoas em situação de rua com assistência de profissionais da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário