Foto – Divulgação
A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a 47%, conforme pesquisa divulgada pela CNN/Atlas no sábado, 15 de junho. Este é o índice mais alto de desaprovação desde o início do atual mandato do presidente, superando a marca registrada em novembro de 2023. Em contraste, 51% dos entrevistados afirmaram aprovar o governo, enquanto 2% não souberam ou não quiseram responder.
Detalhes da pesquisa
A pesquisa foi conduzida pelo instituto Atlas Intel, envolvendo 3.601 participantes entre os dias 7 e 11 de junho. A margem de erro é de um ponto percentual, com um índice de confiança de 95%.
Avaliação do governo
Em termos de avaliação, 42,6% dos entrevistados classificaram a gestão de Lula como “ótima ou boa”. Esse número está tecnicamente empatado com os 42,8% que consideram o governo “ruim ou péssimo”. Além disso, 14,3% avaliaram o desempenho de Lula como “regular” e 0,3% não souberam responder.
A pesquisa revelou que a aprovação ou rejeição ao governo Lula está fortemente relacionada à escolha dos eleitores no segundo turno da eleição presidencial de 2022. Entre aqueles que votaram em Lula, a aprovação é de 95,4%. Por outro lado, entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a rejeição ao governo atual chega a 96,4%.
Para aqueles que não votaram nem em Lula nem em Bolsonaro, a aprovação ao presidente é maior do que a desaprovação. Entre os que votaram nulo ou branco, 51,4% aprovam o governo Lula, enquanto 43,7% desaprovam. Daqueles que se abstiveram no segundo turno, 53% aprovam o atual governo, comparado a 32,3% que desaprovam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário