A fachada de um casarão tombado desabou, na tarde desta terça-feira (30), no Centro Histórico de Ilhéus, no sul da Bahia. Pessoas no local filmaram o exato momento em que a estrutura colapsou.
De acordo com a Defesa Civil, pessoas em situação de rua ocupavam o imóvel, que é tombado pelo município, mas não há registro de feridos. A prefeitura de Ilhéus informou, por meio de nota, que ninguém estava dentro ou próximo ao edifício no momento do desabamento.
A estrutura da fiação elétrica foi atingida e parte da região na Avenida Dois de Julho ficou sem energia. Equipes técnicas da Neoenergia Coelba foram acionadas para atuar na resolução do problema.
De acordo com o secretário de Cultura de Ilhéus, Geraldo Magela, o imóvel foi construído em 1929. Em 2023, um relatório de vistoria, emitido pela Defesa Civil, indicou que o imóvel tinha rachaduras, fissuras e oxidação, além das ferragens expostas visíveis na parte externa.
A análise da época identificou a presença de descolamento de placas do revestimento das alvenarias, além da presença de fissuras, rachaduras, desgastes nos pilares e oxidação na ferragem do casarão.
De acordo com a prefeitura, o local foi interditado e foi recomendada a desocupação imediata. Apesar disso, pessoas em situação de rua ocuparam o imóvel. No prédio funcionou a Sociedade Protetora dos Artistas e Operários de Ilhéus e, ainda conforme informado pela prefeitura de Ilhéus, o casarão estava sob o controle da Associação Protetora dos Artistas. A prefeitura ainda disse que tentou assumir o prédio junto a associação, mas não obteve êxito. O g1 tenta contato, mas ainda não localizou um representante da entidade. Por Rede Brasil de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário