Pixabay
O urbanista ipiauense arquiteto Elson Andrade repercute artigos sobre o tema, e traz uma análise crítica sobre a recente alta do preço do cacau na Bolsa de New York, analisa as bases da eterna e constante novela do renascimento e morte desse setor.
Em artigo exclusivo para o IPIAÚ ONLINE deixa a pergunta: – Há décadas na UTI, o que verdadeiramente implicará à cacauicultura sul baiana, este novo capítulo (forte alta repentina) na cotação do cacau- commodities?
Fonte: Site Investing.com
Tenho defendido a tese que a verdadeira Verdade no plano dos humanos pelo menos, é de ordem material. Porém, temos que destacar que é justamente no plano humano, onde ela, a verdadeira Verdade, na grande maioria das vezes, tem perdido para as Versões (narrativa popularmente difundida, especulações “aceita” e corrente). Portanto, só nos resta trazer os dados e fatos, para decifrar o que de realmente está acontecendo na atual situação da nossa cacauicultura.
Segundo a agência de notícia especializada [Reuters] – O Mercado de Cacau em bolsa, entrou em pânico nesta sexta-feira (09), com os preços recorde praticados, já pelo nono dia consecutivo, quando os preços mundiais do cacau atingiram novos e temerários recordes, deixando os players do mercado financeiro em pânico, dado a real escassez de oferta do produto-commodities, nas fazendas, em especial, as da África.
E diz ainda – O aumento do preço do cacau também deve afetar ainda mais os bolsos dos consumidores de chocolate, uma vez que os fabricantes de chocolate já esgotaram seus estoques da matéria-prima comprada a menor custo antes, segundo especialistas do setor.
A Hershey, grande fabricante de chocolates, disse na última quinta-feira que espera que os preços históricos do cacau limitem o crescimento de seus lucros este ano, em meio a uma desaceleração ainda maior da demanda por seus produtos mais caros. “O pânico já está muito presente no mercado, mas, potencialmente, podemos subir ainda mais”, disse à Reuters, o analista do Rabobank Paul Joules. Leia tudo no ipiauonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário