Por Rodrigo Maciel
Foto: Arquivo Pessoal
Desde o dia primeiro de janeiro de 2024, os trabalhadores e aposentados brasileiros passaram a receber o novo valor do salário mínimo, de R$ 1.412,00, conforme decreto assinado pelo presidente da república.
O reajuste foi de 6,97%, e este índice já considerou no seu cálculo a nova regra de valorização do salário mínimo, que voltou a vigorar no ano passado e considera dois índices para sua formação: a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e o índice de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores.
Além do salário dos trabalhadores, aposentadorias e pensões do INSS, o novo mínimo nacional serve como referência para uma série de programas como o cálculo do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e também para o abono salarial do PIS/Pasep.
Ainda, o contribuinte do INSS que recolhe tendo como base o salário mínimo (SM) deve ficar atento aos novos valores e preencher corretamente as guias da previdência social. Leia tudo no bahianoticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário