> TABOCAS NOTICIAS : Anúncio de Lewandowski para a Justiça é bem recebido no mundo jurídico

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Anúncio de Lewandowski para a Justiça é bem recebido no mundo jurídico

Ricardo Lewandowski será anunciado como novo ministro da Justiça
Rosinei Coutinho / SCO / STF
A trajetória e o legado do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski foram elogiadas por operadores do Direito nesta quinta-feira (11/1). O anúncio foi feito pelo presidente Lula perto do meio-dia. Ele assumirá o posto no lugar de Flávio Dino, que foi aprovado para o STF. Tiago Angelo / Correspondente da revista Consultor Jurídico em Brasília

O ministro Dias Toffoli não economizou elogios ao colega. “A escolha do ministro Ricardo Lewandowski para o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública foi muito sábia e feliz. Mais do que talhado para os desafios do cargo, ele é maior que a própria cadeira que irá ocupar, o que é raro. Isso demonstra sua generosidade, humildade e vocação de homem público voltado ao bem comum da sociedade e demonstra o seu amor ao nosso país, ao nosso Brasil. Desejo a ele toda a sorte do mundo, pois, todos os outros atributos ele os tem de sobra.”

Cristiano Zanin também celebrou a nova titularidade da pasta. “Ricardo Lewandowski é uma pessoa vocacionada ao trato da coisa pública. Ao assumir o cargo de Ministro de Justiça, levará ao Presidente da República toda sua experiência de mais de 40 anos de magistratura, função que exerceu com zelo e humanidade, notadamente pelo sistema prisional quando Presidente do STF e do CNJ.”

“Excelente escolha a do ministro Lewandowski pelo seu notável saber jurídico e humanístico! Ganha o Brasil, a cidadania e o estado democrático de direito! Iluminada indicação! Nossas homenagens!”, comemorou o ministro Humberto Martins, do STJ. “Desejo ao ministro Lewandowski muitas bençãos em sua missão como ministro da justiça! Sempre juntos! Deus no comando!”

“A trajetória do ministro Ricardo Lewandowski tem sido marcada por grandes méritos e sempre deixou um legado virtuoso por onde passou, a exemplo do Tribunal de Justiça de São Paulo, do Tribunal Superior Eleitoral ou da cátedra de Teoria Geral do Estado, na Faculdade de Direito da USP. Não será diferente com o Ministério da Justiça.”, diz o professor Heleno Torres, colega de Lewandowski na USP.

“O Brasil sabe que pode confiar nas suas qualidades de jurista, cuja independência e retidão de valores o fizeram um dos mais memoráveis ministros que pontificaram no Supremo Tribunal Federal. Sabemos, a pasta é árdua pelas amplas competências, mas seu vasto conhecimento e experiência darão conta de todas as demandas e incumbências com plena serenidade.”

O advogado criminalista Pierpaolo Bottini também aplaudiu a indicação. “Mais do que experiência jurídica e acadêmica, Lewandowski tem densidade ideológica e a capacidade de não se deixar levar por demandas imediatas da opinião pública, atributos fundamentais para quem estará a frente de um ministério que cuida de questões tão sensíveis como a segurança pública e outras.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário