Foto: Adam Vidal / Divulgação
A cidade de Salvador, lançou, nesta quinta-feira (26), o serviço de frenectomia lingual para bebês e crianças de 0 a 4 anos. O lançamento do procedimento médico foi realizado no Centro de Especialidade Odontológica Carlos Gomes, pela vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos. É a primeira vez que o Município vai ofertar esse serviço para crianças de 0 a 4 anos.
A primeira criança a passar pelo procedimento médico foi Samuel Souza Mota, de 05 meses. Além da cirurgia no garoto, o Centro já conta com 10 cirurgias marcadas.
Desde a instituição da Lei 13.002/2014, que incluiu o “teste da linguinha” no conjunto de exames de triagem neonatal nas maternidades, Salvador passou a registrar aumento de diagnósticos de anquiloglossia, popularmente conhecida como “língua presa”. Trata-se de uma anomalia oral caracterizada por freio lingual curto, capaz de restringir o movimento adequado da língua e afetar várias funções orais como a amamentação, a fala e a alimentação, podendo chegar até o desmame precoce ou alterações no desenvolvimento facial da criança.
Ana Paula Matos destaca a importância da ampliação do serviço na rede municipal de Salvador.
“Fortalecendo políticas públicas como a Rede Amamenta Brasil, Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) e UNICEF, a Prefeitura amplia a oferta desse serviço especializado para crianças de 0 a 4 anos. Nessa fase, a língua presa pode ser negligenciada por ‘passar despercebida’, por isso a importância do teste da linguinha nos primeiros dias de vida. Uma vez identificada, é importante iniciar o tratamento o quanto antes para ajudar o recém-nascido a se alimentar melhor, por exemplo; além de prevenir outras complicações resultantes da língua presa. Estamos muito felizes em poder garantir o cuidado integral e precoce dos nossos bebês”, afirmou.
O serviço será norteado por um protocolo da Rede de Frenotomia de Salvador, já lançado e divulgado pela Coordenadoria de Saúde Bucal da SMS em toda a rede municipal; com a capacitação dos odontólogos para o encaminhamento adequado dos pacientes. No CEO Carlos Gomes, o trabalho será coordenado pela servidora doutora odontopediatra, Lizzia Moura Ferreira.
O paciente será atendido primeiramente nas Unidades de Saúde (UBS ou USF), que encaminharão os dados necessários da criança (Cartão Sus, nome completo e telefones para contato) para a Coordenadoria de Saúde Bucal da SMS, responsáveis pelo contato com a família para agendamento da cirurgia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário