Em nota, o Planalto afirma que ambos os presidentes concordam com a necessidade de pôr fim aos bombardeios na Faixa de Gaza
Foto: Ricardo Stuckert/PR/Reprodução/Redes Sociais
O presidente Lula (PT) conversou, nesta segunda-feira (23), com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir sobre as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio. Segundo informações do Planalto, durante o bate-papo, o mandatário falou sobre a situação dos brasileiros que aguardam para deixar a Faixa de Gaza.
Para Lula, uma das soluções para mitigar os efeitos do conflito é a criação de um corredor humanitário pelo Egito que permita a saída dos estrangeiros e a entrada de remédios, água e alimentos no local.
Em nota, o Planalto ainda afirmou que ambos os presidentes concordam com a necessidade de pôr fim aos bombardeios na Faixa de Gaza e da libertação “imediata” dos reféns.
O governo também revelou que os dois presidentes saudaram a iniciativa do Egito de realizar uma cúpula sobre o tema, no sábado (21), e discutiram a proposta de resolução apresentada pelo Brasil ao Conselho de Segurança da ONU, que teve 12 votos favoráveis, mas foi vetada pelos Estados Unidos.
Putin comentou a proposta brasileira no Conselho de Segurança da ONU, que nao foi vetada pela Rússia, e lamentou que após tantas décadas não tenha sido encontrada solução para a criação do Estado Palestino.
Sobre o conflito com a Ucrânia o presidente Lula reafirmou a disposição do Brasil para ajudar em qualquer mediação quando os lados envolvidos estiverem dispostos a falar de paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário