> TABOCAS NOTICIAS : Fungo que causa candidíase pode gerar sintomas semelhantes ao Alzheimer, revela pesquisa

domingo, 22 de outubro de 2023

Fungo que causa candidíase pode gerar sintomas semelhantes ao Alzheimer, revela pesquisa

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Uma pesquisa publicada na revista Cell Reports revelou que um dos fungos que causa a candidíase vaginal também impacta o cérebro sendo capaz de levar a mudanças fisiológicas que geram sintomas similares aos do Alzheimer. Por Metrópoles

Os cientistas do Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos, explicaram como o fungo Candida albicans entra no cérebro de camundongos e chega ao acúmulo da proteína beta amilóide.

O fenômeno ainda acontece em pacientes com Alzheimer e está relacionado ao desenvolvimento de demência. A pesquisa divulgada no último dia 10, os ratinhos mostraram principalmente perda de memória por causa da infecção.

Outros estudos de autópsias do cérebro de pessoas com doenças neurodegenerativas mostraram que a maioria delas possuía traços do fungo no órgão.

A pesquisa quis entender como a infecção se apresenta em nível molecular para gerar a mesma reação em cadeia da demência.De acordo com os responsáveis pelo o levantamento, o C. albicans usa enzimas para ultrapassar as barreiras do cérebro e se multiplicam com maior liberdade. As substâncias ainda quebram a proteína beta-amilóide e acionam as células de limpeza do órgão.

As proteínas se acumulam e geram placas que têm alguma relação com o Alzheimer. As infecções fúngicas se espalharam pelo cérebro de ratos idosos. As infecções foram espalhadas por conta do sistema de defesa, que ficou incapaz de combater a infecção, permitindo o acúmulo das proteínas em placas.

Segundo publicação do Metrópoles, os pesquisadores explicaram que o combate ao acúmulo de placas não seria uma resposta eficiente contra doenças como o Alzheimer, pois os estudos apontam que elas não seriam a causa, porém uma consequência das demências.

“Nossas descobertas mostram que é preciso pensar em terapias inovadoras para essas doenças, pensando nas infecções que podem estar atingindo o cérebro, como a do fungo C. albicans“, diz o imunologista Dacid Corry, um dos autores principais do estudo, em comunicado à imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário